segunda-feira, 4 de junho de 2012

2A,2B,3A,3B e 3D-J.B.C-SIGA AS ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES SOBRE O MEIO AMBIENTE-LEIAM!!!

Atenção, siga as orientações abaixo e façam bem feito, pesquisem e postem:
1- Você vai clicar nas imagens( fato1,2,3 e 4) e depois emitIR sua opinião  sobre cada fato
2- Assista o vídeo sobre o novo código florestal e coloque sua opinião
3- Crie uma frase sobre o meio ambiente
4- O tema para pesquisa é 'A importância das florestas" , faça um trabalho no máximo 20 linhas e faça a postagem( este item 4-trabalho- pode ser feito em grupo de 3 pessoas)

74 comentários:

Raphael Brandão, O Bruxo Insano disse...

Que bom que pode ser feito em grupo. :D

Unknown disse...

A importância das florestas

Em conjunto com outras associações vegetais, a floresta encerra uma grande biodiversidade e garante o necessário equilíbrio ecológico. Por isso, ela é cada vez mais reconhecida como um espaço de importância fundamental para a manutenção dos valores naturais e para a melhoria da qualidade de vida das populações.
As florestas cobrem cerca de 30% da superfície terrestre. É nas florestas e noutros cobertos vegetais que se realiza a fotossíntese da qual depende a vida: produção de oxigênio a partir do dióxido de carbono. Elas são depositárias de dois quintos de todo o carbono armazenado nos ecossistemas terrestres, sendo consideradas como “pulmões do mundo” ou “sumidouros de carbono”.
Além da indispensável função fotossintética, as florestas desempenham papéis extremamente relevantes, quer a nível ecológico, quer econômico e mesmo social. Entre inúmeras funções, elas.
- São fontes de bens como madeiras, combustíveis, alimentos e matérias-primas (ex. resina, celulose, cortiça, frutos, bagas);
- Tem funções de proteção do solo contra e erosão, de controlo do ciclo e da qualidade da água;
- Concentram a maior parte da biodiversidade terrestre, nomeadamente, de espécies vegetais e animais;
- Têm um elevado valor paisagístico e recreativo.

viram como o meio ambiente é tao importante para a vida! e porque insistimos em destruí-la? perguntas assim não conseguimos responde-las será que é porque não sabemos oque falar não temos consciência?

Anônimo disse...

Embora a maioria das pessoas não perceba, as florestas são indispensáveis para que haja vida na terra. Elas cobrem aproximadamente 31% de toda a área terrestre do planeta e têm responsabilidade direta na garantia da sobrevivência de aproximadamente 1,6 bilhões de pessoas e de aproximadamente 80% da biodiversidade terrestre. As florestas garantem a condição favorável da existência dos seres vivos, como o clima e os recursos naturais existentes. Quando não damos a devida importância a elas e não as preservamos, o resultado é o desequilíbrio da ordem natural dos ecossistemas e conseqüentemente a diminuição de nossa qualidade de vida, infelizmente, as pessoas de um modo geral, não sabem valorizar o papel que as florestas desempenham no planeta e não sabem fazer a relação direta delas com a vida humana e por isso, deixam de preservá-la. Mais hoje em dia, uma das principais preocupações é o aquecimento global. Por isso, a preservação das florestas ganha maior destaque, já que elas têm uma função de regular o clima. Então concluindo se você quer continuar a respirar, comece a preservar!

Aluno: Marcos Vinicius D. Alves
Série: 3° ano A

Anônimo disse...

Esse de cima ai Prof. Foi da pesquisa sobre "A importância das florestas" . Nome: Marcos Vinicius

Anônimo disse...

Fato 1: Riscos de Tragédias
Querem ocupar mais terra sem encostas de morros. Podem ocorrer deslizamentos de terras. O deslizamento acontece porque as raízes das plantas seguram o solo se caso essas arvores não estiverem ali como um alicerce tudo desaba.

Fato 2: Extinção de espécies

Reduzir as áreas de reserva legal (RL), pode acarretar a extinção de animais. Essas reservas foram criadas para que os animais estivessem mais seguros. São áreas com muitas biodiversidades.

Fato 3: Aumento do desmatamento

A proposta incentiva o não cumprimento da lei que protege a natureza. Se Desmatamento das florestas for muito grande trará conseqüências terríveis. O novo código propõe perdão de multa para os ruralistas que desmataram até 2008 e que não precisam recuperar plantando o que desmataram.

Fato 4: Mudanças Climáticas
Com o desmatamento a emissão de dióxo de carbono (CO2) aumentará. É 30 vezes mais a frota de carros no Brasil se esse desmatamento absurdo acontecer. Os gases do efeito estufa aumentam ainda mais o aquecimento global e a proteção que o planeta terra tem em sua volta vai se enfraquecendo e o sol arderá mais e o frio será mais gelado o desequilíbrio acontecerá mais frequentemente e isso ocorrem mais doenças por mudanças inesperadas.



Thais vilela de Paula
Série: 3°Ano A

Anônimo disse...

Vídeo Novo Código Florestal Brasileiro

É incrível como o ser humano, possa ter tanta falta de sabedoria em suas ações, porque não dizem logo vamos acabar com o meio ambiente vamos destruir Brasil desmatando e colocando os animais em extinção. O novo código é só mais uma maneira de acabar com o Brasil legalmente sem nem uma restrição ou penalidade. Esse vídeo nos mostra a realidade que acontecerá se esse novo código acontecer de fato. Tirando a floresta colocando pastagem e construindo indústrias o deslizamento acontece à água vem tudo para a cidade ocorrendo uma catástrofe. O Brasil não merece esse destino.


Thais Vilela
3°ano A

Anônimo disse...

A Importância das Florestas.

A floresta é um conjunto de vegetação e um grande equilíbrio ecológico. Ela se resume numa grande biodiversidade, é na floresta que ocorre uma das, mas fascinantes formas de sobrevivência a fotossíntese (Absorção solar). São consideradas como sumidoras de carbonos por terem uma grande concentração de oxigênio e por fazerem bem ao meio ambiente. Tem a função ecológica transmite o novo oxigênio, econômica nos da matéria-prima e social nos alimenta com as diversidades de frutas e vegetais, tem ervas medicinais entre outros. As florestas têm uma grande importância porque sem elas o planeta terra não terá o que respirar e estaremos todos com muitos problemas respiratórios e não devemos esquecer dos animais, se o desmatamento ocorrer pelo Novo código florestal acarretará na extinção de vários animais. A FLORESTA mais prejudicada será floresta amazônica que já vem sendo explorada ilegalmente há muito tempo e cada dia que passa ela esta sendo desmatada mais ainda por infratores da lei.

Thais vilela
3°ano A

Thais Nayane disse...

Fato #1 - Riscos de Tragédias.

No Brasil temos um problema, que na imagen deixou bem claro, não tem mais espaços para ocupação de territorios, e decidem construir em lugares improprios, vem dai os riscos de deslizamentos de terras como foi o acontecido em Nova Friburgo ano passado no Rio de Janeiro.

Fato #2 - Extinção de Espécies.

Em todas as reservas rurais, deveriam ter um espaço para os animais, exatamente para evitar a extinção, cabe aos resposaveis pelo meio ambiente criarem uma lei para terem essas reservas para a preservação dos animais.

Fato #3 - Aumento dos Desmatamentos.

Os maiores desmatamentos feitos na amazonia, foi feito por politicos e pessoas grandes,fazendeiros, e como que eles vão cumprir as leis sendo que eles são os donos da lei? Na minha opinião não deveria aprovar lei nenhuma, e sim uma pena para cada pessoa que descumprir a lei.

Fato #4 - Mudanças Climaticas.
Com o desmatamento, a poluição irá aumentar, é uma porcentagem maior de uma quantidade de carros na rua. O efeito estufa irá aumentar e poderá ocorrer um descontrole total no clima.

A importância das florestas.

As florestas tropicais ajudam a estabilizar o clima por absorver o dióxido de carbono da atmosfera, Conforme as florestas são cortadas, muitas espécies ficam ameaçadas à extinção. Algumas espécies da floresta tropical somente sobrevivem em habitats naturais. A floresta tropical é a casa para um grande número de espécies de plantas e animais encontrados no mundo, incluindo muitas espécies ameaçadas de extinção As florestas tropicais úmidas ajudam a manter o ciclo d’água. O papel das florestas tropicais úmidas no ciclo hidrológico é adicionar água à atmosfera através do processo da transpiração.
No Brasil as pessoas necessitam entender que elas têm um papel importante na perda das florestas tropicais. Em países detentores de florestas tropicais, as pessoas muitas vezes não sabem por que as florestas são tão importantes. Uma fatia de grande importância para ajudar a salvar as florestas tropicais e o meio ambiente é encorajar as pessoas a viver de forma menos nociva ao mundo que as rodeia.
O Texto deixa bem claro, que a floresta é um bem muito importante para todos nós, os animais necessitam das florestas, alguns tem a floresta como seu habitat natural, portanto, temos que nos concientizar da importancia e do que poderemos fazer para não acabar, não prejudicar as florestas.


Frase:
"Todos nós deveriamos lutar pela conservação do meio ambiente e do país, começando pela nossa comunidade, e principalmente pela escola, sendo assim em 2020 teremos um mundo melhor."
Thais Nayane - 3° A - Matutino

Anônimo disse...

Fato 1- Riscos de Tragédias
Um dos grandes desmatamento é a urbanização, que cresce demasiadamente. E isso acontece por interesses econômicos.
O devastamento ilegal pode aumentar as tragédias trazendo grandes consequências para a população.
Para evitar esses tipos de problemas devemos conscientizar as pessoas e cada um fazer a sua parte.

Fato 2- Extinção das espécies
Mesmo sendo legal a redução das matas nativas, poderá trazer consequências para população e ocorrerá a extinção de várias espécies de animais e plantas nativas.
A conservação das matas é importante para a preservação da biodiversidade garantindo o habitat dos animais.

Fato 3- Aumento do Desmatamento
Com a mudança do código florestal surge um grande incentivo para que muitos deixem de proteger a natureza, aumentando o desmatamento.
Com a perda de grande parte da floresta já houve várias extinções de animais e plantas.
A não exigência do reflorestamento trouxe e poderá trazer consequências aos animais, plantas e população podendo causar tragédias ambientais.

Fato 4- Mudanças Climáticas
As mudanças climáticas podem ser provocadas pelo aumento da poluição do ar e pelo aquecimento global, e isto faz com que ocorra enchentes, tempestades, furacões e secas.
O desmatamento, queimadas e gases também colaboram para os efeitos estufas provocando também o aquecimento global.

Danielly Marinho 3º A

Anônimo disse...

A importância das florestas


A importância da floresta é enorme, pois suas raízes ajudam a evitar a erosão do solo. Suas folhas que cobrem o solo também ajudam a evitar a erosão e ainda permitem que a água das chuvas possa lentamente entrar no solo e ali permanecer por mais tempo, ao passo que a ausência de vegetação favorece o processo chamado de lixiviação.
As florestas também têm uma função excelente de regular o clima, pois elas, pelo sistema da fotossíntese, absorvem o gás carbônico, que eliminamos com a respiração e aquele decorrente de inúmeras atividades humanas, que foram intensificadas no período pré-industrial e industrial.
Portanto, o processo de eliminação das florestas favorece consideravelmente ao acúmulo de gases de efeito estufa. Primeiro, porque ao eliminá-las retiramos do planeta os seres vivos que têm como função ajudar a reduzir, ao menos temporariamente, o gás carbono usado na fotossíntese. Em segundo lugar, a devastação normalmente é feita em duas modalidades que por si só são causadores do aumento desses gases. Ao derrubar árvores para utilização da madeira, apenas algumas são armazenadas para venda ilegal com a finalidade de atender aos mercados consumidores. Ocorre que no processo de derrubada, inúmeras árvores são atingidas por aquela maior e caem no chão, que entram em processo de decomposição que também gera gases de efeito estufa.
A floresta é o pulmão do mundo.
Graças às árvores e plantas temos oxigênio pra sobreviver, graças aos animais temos o que comer, graças aos rios temos água para beber, energia para usufruir, eletricidade, chuva e para manter uma vida melhor. Também usamos dela para criar objetos, criar tudo o que deixa nossa vida com maior qualidade, e por causa desse excesso vamos sofrer no futuro.
O ser humano não seria nada sem a floresta, é por isso que devemos cuidá-la dela hoje, depois não vai ter volta.

Danielly Marinho 3ºA

Anônimo disse...

Frase -

Preserve o meio ambiente e teremos uma boa colheita no futuro.Diga não ao desmatamento!

Danielly Marinho 3ºA

Anônimo disse...

Fato #1: Riscos de Tragédias

As pessoas querem de qualquer jeito procurar um cantinho para morar, e com isso eles querem tirar as arvores que têm em morros, margens de rios para fazer casas, com isso que vem os desastres. Todos querem uma casa, mais não sabe aonde que constrói ela, arranca as arvores para construir casas, mais as pessoas não perceber que esta fazendo a maior burrada. Que depois de um tempo aquilo vai morro abaixo (deslizamento). Então não adianta construir casas em morros ou em margens de rio. Que sem as raízes das arvores para sustentar o solo o morro não aquenta e ai que vem os deslizamentos. Igual o que aconteceu na região Serrana no estado do Rio de Janeiro.



Fato #2 - Extinção de Espécies.

Depende dessa redução da reserva, se tiver aonde os animais irem, se tiver espaço para eles ficarem, mais um espaço grande, dependem de tudo, do tamanho que eles vão diminuir nessa reserva, se tem mais arvores igual a essas que tem na que eles vão destruir, tem que ver tudo certinho para não se arrepender depois. Mais parece que os homens não querem nem saber de preservar o meio ambiente. Querem destruir tudo mesmo, só para ganhar mais dinheiro, pelo jeito daqui uns anos nem vai mais existir área verde no nosso planeta e se não existir quero ver como que nos vamos ficar.



Fato #3 - Aumento dos Desmatamentos.

Com o desmatamento só vai piorar a situação que esta, porque os animais que já esta em extinção, já pode sumir de vez. Então essas pessoas que desmatou até 2008, não vão pagar multa nenhuma, e isso é errado, porque pode prejudicar muito no meio ambiente. A lei tem que ser igual para todos que desmatarem. Tem que pegar no pé de quem desmatar, mesmo que for um espaço pequeno, tem que pagar pelo que esta fazendo.



Fato #4 - Mudanças Climáticas.

As mudanças climáticas são provocadas por fenômenos naturais ou pelo seres humanos. Os desmatamentos, queimadas, fumaças que os carros emitem e etc. Tudo isso pode afetar nas mudanças climáticas. Cada dia que passa tem mais carros nas ruas e mais desmatamentos, então cada dia que passar só vai piorar a situação. Cada dia que passa o frio vai ficar mais frio ainda e o calor vai ficar mais calor ainda.





Concluindo tudo isso. Temos-nos de entender que a natureza não vai se adaptar a nós. Nós é que temos de nos adaptar a ela.




Aluno: Marcos Vinicius D. Alves \\ Série: 3° ano A

Anônimo disse...

Fato#1-A falta de moradia e apropriação de pessoas em lugares de risco são consequências da desigualdade social e da ausência de uma politica honesta brasileira.

Fato#2-O país subdesenvolvido tem tido um avanço tecnológico e econômico muito grande proporcionando conforto e facilidade para a sociedade brasileira, mas ao mesmo tempo tem deixado consequências ambientais terríveis como o desmatamento, existindo um grande desinteresse pela reposição ou até mesmo a preservação de matérias primas.

Fato#3-A banalização do cumprimento de leis no Brasil tem gerado comodidade na sociedade brasileira. Quando falamos em leis de conservação ao meio ambiente vimos que essa banalização tem sido maior, porque há um descaso e desinteresse não somente dos nossos representantes como autoridades e população em geral.

Fato#5-O aumento do gás carbônico na atmosfera traz como consequência não somente o aquecimento global, mas também sérios problemas na saúde, aumentando cada vez mais o índice das doenças respiratórias.


Débora'Santos 3'A

Anônimo disse...

Fato#1-A falta de moradia e apropriação de pessoas em lugares de risco são consequências da desigualdade social e da ausência de uma politica honesta brasileira.

Fato#2-O país subdesenvolvido tem tido um avanço tecnológico e econômico muito grande proporcionando conforto e facilidade para a sociedade brasileira, mas ao mesmo tempo tem deixado consequências ambientais terríveis como o desmatamento, existindo um grande desinteresse pela reposição ou até mesmo a preservação de matérias primas.

Fato#3-A banalização do cumprimento de leis no Brasil tem gerado comodidade na sociedade brasileira. Quando falamos em leis de conservação ao meio ambiente vimos que essa banalização tem sido maior, porque há um descaso e desinteresse não somente dos nossos representantes como autoridades e população em geral.

Fato#4-O aumento do gás carbônico na atmosfera traz como consequência não somente o aquecimento global, mas também sérios problemas na saúde, aumentando cada vez mais o índice das doenças respiratórias.


Débora'Santos 3'A

Anônimo disse...

O vídeo sobre o novo código florestal


É importante defender o código florestal pelo fato de toda a população mundial, estar envolvida nas consequências das decisões tomadas através do que defende o novo código florestal.


Débora'Santos 3'A

Anônimo disse...

Uma frase sobre o meio ambiente

''Preservar para ter um futuro melhor''

Débora'Santos 3'A

Anônimo disse...

A importância das florestas

As florestas possuem funções importantíssimas no ecossistema, se não for uma das principais, ou principal mantedora do equilíbrio climático da terra.
Além das funções bastante conhecidas como impedir a erosão das encostas de rios e morros (por conta de suas raízes e até suas folhas que caem no chão), absorver o gás carbônico liberado na atmosfera pelos automóveis e indústrias, abrigar várias espécies de animais e dar ter uma beleza paradisíaca natural as florestas tem a função de manter o clima regulado, proporcionando um bem estar de vida, é fonte de renda direta para centenas de famílias que dependem exclusivamente do seu fornecimento (cola, cupuaçu, vários tipos de cocos e etc.).


Aluno: Aloi D. Carvalho da Silva Junior
Série: 3º B

Anônimo disse...

A importância das florestas (parte 2)

Com os avanços tecnológicos, a vida mais modernizada e o aumento da população obrigando as cidades alargarem suas fronteiras as matas e florestas tem tido um papel cada vez mais importante para manter o equilibrio na temperatura do planeta, como já comprovado que a floresta amazônica armazena uma década de emissões globais de carbono, podemos imaginar todas as outras florestas no nosso Brasil, mostrando a necessidade que temos de mantê-la preservada e segura.
Algumas florestas também tem o poder de barrar as queimadas feitas nos campos agrícolas que acabam perdendo o controle, por terem auto índice de umidade e terem seus trocos e folhas verdes e bem vivas isso forma uma certa barreira aos incêndios que ao invadirem as florestas elas de certa forma absorvem o fogo e o calor das chamas ajudando a barras o avanço das queimadas, a floresta amazônica é um bom exemplo pra isso.
Para saúde humana existem várias plantas com poder medicinal além da grande maioria de arvores frutíferas que servem tanto para alimento quanto pra fonte de renda, além de muitos tipos de árvores que são usadas para fabricação de moveis e casas também.

Aluno: Aloi D. Carvalho da Silva Junior
Série: 3º B

Anônimo disse...

''A importância das Florestas''


A floresta Amazônica representa um terço das florestas tropicais do mundo, além de conter mais da metade da biodiversidade do planeta. O desmatamento na região representa hoje a liberação de 200 milhões de toneladas de carbono por ano (2,2% do fluxo total global). As florestas da Amazônia funcionam como grandes barreiras contra incêndios, não deixando que o fogo, que escapa de campos agrícolas e pastagens, se espalhe. A vegetação alta e densa das florestas e sua capacidade de permanecer sempre verde e exuberante, mesmo nos meses de seca, são o segredo deste importante serviço ecológico. O sombreamento da floresta mantém sua umidade e a protege contra os incêndios. O fogo que escapa da agricultura e da pecuária queima cercas, culturas perenes (como cupuaçu e a laranja), plantações florestais e pastagens, causando um prejuízo de mais de U$ 107 milhões por ano à sociedade brasileira. Quando ocorre a exploração madeireira sem os cuidados em reduzir os impactos sobre o ambiente ou as florestas são desmatadas, as “barreiras” florestais gigantes são substituídas por vegetação altamente inflamável e o risco de incêndio aumenta. A floresta Amazônica representa um terço das florestas tropicais do mundo, desempenhando papel imprescindível na manutenção de serviços ecológicos, tais como, garantir a qualidade do solo, dos estoques de água doce e proteger a biodiversidade. Processos como a evaporação e a transpiração de florestas também ajudam a manter o equilíbrio climático fundamental para outras atividades econômicas, como a agricultura. Pelos resultados das pesquisas percebe-se que as florestas são importantes por vários fatores, mas principalmente em relação aos recursos hídricos, pois interceptam a água das chuvas, reduzindo o risco de erosão, aumentam a capacidade de infiltração da água no solo tornando-o mais poroso e a estabilidade do sistema ou microssistema funcionando com tampão, isto é, liberando ou retendo água.


Débora'Santos 3'A

alexis nicolau santos cunha disse...

‘'A importância das florestas"

No Brasil 87% da população vivem em centros urbanos. O clima urbano difere
consideravelmente do ambiente natural. As cidades distanciam-se cada vez mais
da natureza, utilizando materiais como ferro, aço, amianto, vidro, piche, entre
outros. Estes materiais geralmente são refletores e contribuem para a criação de
ilhas ou bolsões de calor nas cidades. Em função disso, o clima é semelhante ao
do deserto, quente e seco durante o dia e frio durante a noite.
A impermeabilização dos solos causa grandes problemas também na medida que
evitam ou impedem a infiltração da água, forçando-a para a calha dos rios, muitas
vezes criando enchentes, já que os rios não conseguem absorver um volume tão
grande de água num curto espaço de tempo.Benefícios da
arborização
Os benefícios advindos da arborização urbana promovem a melhoria da qualidade
de vida e o embelezamento da cidade. Essa arborização depende do clima, tipo
de solo, do espaço livre e do porte da árvore para se obter sucesso nas cidades.
Além da função paisagística, a arborização proporciona à população proteção
contra ventos, diminuição da poluição sonora, absorção de parte dos raios solares,
sombreamento, atração e ambientação de pássaros, absorção da poluição
atmosférica, neutralizando os seus efeitos na população, valorização da
propriedade pela beleza cênica, higienização mental e reorientação do vento.
A floresta, quando em equilíbrio, reduz ao mínimo a saída de nutrientes do
ecossistema. O solo pode manter o mesmo nível de fertilidade ou até melhorá-lo
ao longo do tempo.
Uma floresta não perturbada apresenta grande estabilidade, isto é, os nutrientes
introduzidos no ecossistema pela chuva e o intemperismo geológico estão em
equilíbrio com os nutrientes perdidos por lixiviação para os rios ou lençol freático.
Os nutrientes, uma vez introduzidos no ecossistema, podem se reciclar por um
longo tempo, função da eficiência biogeoquímica e bioquímica das espécies
florestais do sistema.
O entendimento da relação das florestas implantadas com a água é uma questão
muito complexa e deve levar em consideração as múltiplas atividades antrópicas,
tendo como unidade a microbacia. Deste modo, a floresta deve ser apreciada
como uma atividade agrícola qualquer, que visa à produção de biomassa com
intenção de obter algum lucro. Assim, além do consumo de água, devemos
contabilizar a sua qualidade, o regime de vazão e a saúde do ecossistema
aquático. Possibilita também uma visão mais abrangente sobre a relação do uso
da terra, seja na produção florestal, agrícola, pecuária, abertura de estradas,
urbanização, enfim, toda e qualquer alteração antrópica na paisagem e a
conservação dos recursos hídricos.Quem sabe assim, a sociedade perceba que uma possível diminuição na
quantidade de água, deterioração de sua qualidade ou a degradação hidrológica
não estão somente nas florestas implantadas, mas numa infinidade de outras
atividades antrópicas de práticas de manejo.
As florestas per se não melhoram a qualidade da água, porém alguns de seus
atributos, como a cor aparente, está relacionada com a quantidade de matéria
orgânica e sedimentos na água. Estudos compararam a cor aparente da água de
microbacias com florestas nativas, reflorestadas com eucaliptos e com pastagem.
Nas florestas nativas a variabilidade natural só é alterada com as chuvas em
grandes quantidades. Para os eucaliptais, mesmo com operações drásticas como
construção de estradas ou exploração florestal tende a voltar ao equilíbrio
dinâmico rapidamente. Para a pastagem, entretanto, a concentração de
sedimentos suspensos na água é exageradamente elevada o tempo todo.
O custo específico com produtos químicos nas Estações de Tratamento de Água
(ETAs) eleva-se com a redução do percentual de cobertura florestal da bacia de
abastecimento.
salve as florestas

Professora:Eu peguei esse texto da internet, ele e muito interesante e de um homem do ibama.
Obrigado professora pela atenção

alexis nicolau santos cunha disse...

Eu amo a natureza,porque a natureza e bela,tomara que no mundo tenha mais pessoas que gosta da natureza.
Professora obrigado pela a tenção
aluno:Alexis Nicolau Santos Cunha9ºc

Anônimo disse...

A Importância das Florestas.

A floresta é um conjunto de vegetação e um grande equilíbrio ecológico. Ela se resume numa grande biodiversidade, é na floresta que ocorre uma das, mas fascinantes formas de sobrevivência a fotossíntese (Absorção solar). São consideradas como sumidoras de carbonos por terem uma grande concentração de oxigênio e por fazerem bem ao meio ambiente. Tem a função ecológica transmite o novo oxigênio, econômica nos da matéria-prima e social nos alimenta com as diversidades de frutas e vegetais, tem ervas medicinais entre outros. As florestas têm uma grande importância porque sem elas o planeta terra não terá o que respirar e estaremos todos com muitos problemas respiratórios e não devemos esquecer dos animais, se o desmatamento ocorrer pelo Novo código florestal acarretará na extinção de vários animais. A FLORESTA mais prejudicada será floresta amazônica que já vem sendo explorada ilegalmente há muito tempo e cada dia que passa ela esta sendo desmatada mais ainda por infratores da lei.

Thais vilela
3°ano A



Bibliografia: http://ambiente.maiadigital.pt/ambiente/floresta-1/mais-informacao-1/sobre-a-importancia-das-florestas

Anônimo disse...

A extensão total aproximada da Floresta Amazônica é de 5,5 milhões de km², sobrepondo-se à área da bacia hidrográfica amazônica com 7 milhões de km². A floresta amazônica distribui-se mais ou menos da seguinte forma, dentro e fora do território nacional: 60% no Brasil, e o restante (40%) pela Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela Estes 60% correspondentes ao Brasil constituem a chamada Amazônia Legal, abrangendo os Estados do Amazonas, Amapá, Mato Grosso, oeste do Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A Amazônia possui grande importância para a estabilidade ambiental do Planeta. Nela estão fixadas mais de uma centena de trilhões de toneladas de carbono. Sua massa vegetal libera algo em torno de sete trilhões de toneladas de água anualmente para a atmosfera, via evapotranspiração, e seus rios descarregam cerca de 20% de toda a água doce que é despejada nos oceanos pelos rios existentes no globo terrestre. Além de sua reconhecida riqueza natural, a Amazônia abriga expressivo conjunto de povos indgenas e populações tradicionais que incluem seringueiros, castanheiros, ribeirinhos, babaçueiras, entre outros, que lhe conferem destaque em termos de diversidade cultural. Este patrimônio socioambiental brasileiro chega aos dias de hojecom suas características originais relativamente bem preservadas. Atualmente, na Amazônia, ainda é possível a existência de pelo menos 50 grupos de indígenas arredios e sem contato regular com o mundo exterior.Durante muito tempo, atribuiu-se à Amazônia o papel de “pulmão do mundo”. Hoje, sabe-se que a quantidade de oxigênio que a floresta produz durante o dia, pelo processo da fotossíntese, é consumida à noite. Mas, devido às alterações climáticas que causa no planeta, a Floresta Amazônica vem sendo chamada como “o condicionador de ar do mundo”. A importância da Amazônia para a humanidade não reside apenas no papel que desempenha para o equilíbrio ecológico mundial. A região é o berço de inúmeros povos indígenas e constitui-se numa riquíssima fonte de matéria-prima (alimentares, florestais, medicinais, energéticas e minerais).

Devemos cuidar mais da Floresta Amazônica,porque nós precisamos cuidar do que é nosso,preservar a nossa NATUREZA.

De alguns anos pra cá a natureza vem sofrendo danos muito severos em função da ação do homem e está em processo acelerado de degradação, entretanto, muitas pessoas estão se mobilizando para minimizar isso e fazem de tudo para preservá-la, porém acabam prejudicando a natureza de vez em quando, sem perceber. Por isso saiba como evitar que atitudes nocivas ao meio ambiente passem despercebidas.

#Frase: Vamos cuidar do que é nosso,porque lá na frente podemos ficar sem.

Nágela Santos 3ºA

Tiago Cavichione disse...

As florestas contribuem para a melhoria da qualidade do ar, da água, do solo e dos seres vivos.As árvores, tal como os outros produtores libertam oxigénio e contribuem para a diminuição de GEE (gases efeito de estufa). O vapor de água libertado para a atmosfera ajuda a regular o clima.A floresta também ajuda a proteger o solo. As raízes das árvores prendem o solo e previnem a erosão, melhorando o arejamento e a capacidade de retenção de água no solo.As árvores e os arbustos das florestas são também o suporte da biodiversidade.Para a preservação da floresta é fundamental que cada cidadão cuide e vigie o coberto vegetal do local onde vive.A floresta Amazônica representa um terço das florestas tropicais do mundo, desempenhando papel imprescindível na manutenção de serviços ecológicos, tais como, garantir a qualidade do solo, dos estoques de água doce e proteger a biodiversidade. Processos como a evaporação e a transpiração de florestas também ajudam a manter o equilíbrio climático fundamental para outras atividades econômicas, como a agricultura.As florestas da Amazônia funcionam como grandes barreiras contra incêndios, não deixando que o fogo, que escapa de campos agrícolas e pastagens, se espalhe. A vegetação alta e densa das florestas e sua capacidade de permanecer sempre verde e exuberante, mesmo nos meses de seca, são o segredo deste importante serviço ecológico. O sombreamento da floresta mantém sua umidade e a protege contra os incêndios. O fogo que escapa da agricultura e da pecuária queima cercas, culturas perenes (como cupuaçu e a laranja), plantações florestais e pastagens, causando um prejuízo de mais de U$ 107 milhões por ano à sociedade brasileira. Quando ocorre a exploração madeireira sem os cuidados em reduzir os impactos sobre o ambiente ou as florestas são desmatadas, as “barreiras” florestais gigantes são substituídas por vegetação altamente inflamável e o risco de incêndio aumenta. Na minha opiniao a importancia da floresta é que todo mundo precisa do ar da agua e de varios outros recursos que a floresta nos oferece,tanto a amazonia quanto outras tipos de florestas.A amazonia é uma das maiores do mundo,eu diria que a amazonia é o pulmao do mundo.e nao é so as pessoas que precisam da floresta mais os bichoa sao muito dependentes da vegetacao que esta presente em uma floresta.

Raphael Brandão, O Bruxo Insano disse...

" A importância das Florestas "

Nossas florestas se acumulam em um grande espaço na superfície terrestre, e é muito importante que ela não seja desmatada e envenenada porque se ela sofre agora, mais tarde nós que sofreremos. A importâncias das florestas para nós é muito grande porque dependemos dela para muita coisa, desde antigamente o homem depende dela, só que agora vai precisar ajudar a ela com um problema que ele mesmo causa. Hoje em dia oque mais se preocupa é o aquecimento global, nós dependemos muito das florestas porque ela tem um grande papel de limpar nosso ar por meio da fotossíntese e assim liberando oxigênio. Antigamente as pessoas adoravam a natureza e suas florestas, hoje muita gente não se preocupa com o mal que faz com ela, nossas florestas estão sendo desmatadas mesmo com nossos inúmeros pedidos de proteção ao meio-ambiente, nossa floresta chora e a maioria das vezes não podemos fazer nada, não podemos combater os grandes agricultores e seus maquinários porque agora eles também estão entrando no ramo político e agora que não podemos evitar as catástrofes que vier, uma única coisa que posso fazer por nossas florestas é chorar junto com elas e esperar dias melhores.

Grupo: Raphael Brandão, Steffanny Brito, Elaine Silva

Kaathy benites disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
walquiria disse...

As florestas contribuem para a melhoria da qualidade do ar, da água, do solo e dos seres vivos.As árvores, tal como os outros produtores libertam oxigénio e contribuem para a diminuição de GEE (gases efeito de estufa). O vapor de água libertado para a atmosfera ajuda a regular o clima.A floresta também ajuda a proteger o solo. As raízes das árvores prendem o solo e previnem a erosão, melhorando o arejamento e a capacidade de retenção de água no solo.As árvores e os arbustos das florestas são também o suporte da biodiversidade.Para a preservação da floresta é fundamental que cada cidadão cuide e vigie o coberto vegetal do local onde vive.
O aumento da população, aliado às mudanças do ambiente imposto pelo homem, exerce grandes pressões sobre a atmosfera, ocasionando diferentes impactos sobre o ar e também sobre a natureza, especialmente sobre os recursos florestais que proporcionam múltiplas utilizações para o homem. A destruição da vegetação, especialmente das florestas, causou problemas sérios para o equilíbrio da biosfera, como erosão eólica, hídrica, degeneração do solo e muita poluição do ar. Por isso, é necessário restabelecer a cobertura vegetal para retomar o equilíbrio e a produtividade dos ecossistemas e diminuir a poluição do ar. A participação das florestas de coníferas e folhosas na contenção dos poluentes que se encontram acumulados no ar acontece de forma expressiva, uma vez que elas atuam diretamente, absorvendo e armazenando nas suas folhas 32 a 80 toneladas por hectare por ano de poeira, que é posteriormente conduzida ao solo pela ação das chuvas. Também a poluição sonora pode ser atenuada pelas florestas. Quando bem manejadas, bem estruturadas e possuindo 50 metros de largura, reduzem de 30 a 50 decibéis os barulhos e ruídos causados pelos processos mecânicos gerenciados pelas atividades do homem.
http://www.sefloral.com.br/ea01071810.htm
http://asflorestas.blogspot.com.br/2010/03/importancia-das-florestas-para-o-homem.html

Grupo: Walquiria, Camila Lourraine e Danielle/ 3ºB

walquiria disse...

As florestas contribuem para a melhoria da qualidade do ar, da água, do solo e dos seres vivos.As árvores, tal como os outros produtores libertam oxigénio e contribuem para a diminuição de GEE (gases efeito de estufa). O vapor de água libertado para a atmosfera ajuda a regular o clima.A floresta também ajuda a proteger o solo. As raízes das árvores prendem o solo e previnem a erosão, melhorando o arejamento e a capacidade de retenção de água no solo.As árvores e os arbustos das florestas são também o suporte da biodiversidade.Para a preservação da floresta é fundamental que cada cidadão cuide e vigie o coberto vegetal do local onde vive.
O aumento da população, aliado às mudanças do ambiente imposto pelo homem, exerce grandes pressões sobre a atmosfera, ocasionando diferentes impactos sobre o ar e também sobre a natureza, especialmente sobre os recursos florestais que proporcionam múltiplas utilizações para o homem. A destruição da vegetação, especialmente das florestas, causou problemas sérios para o equilíbrio da biosfera, como erosão eólica, hídrica, degeneração do solo e muita poluição do ar. Por isso, é necessário restabelecer a cobertura vegetal para retomar o equilíbrio e a produtividade dos ecossistemas e diminuir a poluição do ar. A participação das florestas de coníferas e folhosas na contenção dos poluentes que se encontram acumulados no ar acontece de forma expressiva, uma vez que elas atuam diretamente, absorvendo e armazenando nas suas folhas 32 a 80 toneladas por hectare por ano de poeira, que é posteriormente conduzida ao solo pela ação das chuvas. Também a poluição sonora pode ser atenuada pelas florestas. Quando bem manejadas, bem estruturadas e possuindo 50 metros de largura, reduzem de 30 a 50 decibéis os barulhos e ruídos causados pelos processos mecânicos gerenciados pelas atividades do homem.
http://www.sefloral.com.br/ea01071810.htm
http://asflorestas.blogspot.com.br/2010/03/importancia-das-florestas-para-o-homem.html

Grupo: Walquiria, Camila Lourraine e Danielle/ 3ºB

Kaathy benites disse...

A importância das florestas com esse tema a senhora ja diz tudo a florestas é tão importante pra todos nóis, como é possivel pessoas quererem desmatar , destruir as florestas, sará que eles nao pensa no risco que tudo isso pode causar não só a sociedade mais também ao os animais, tragedias pode acontecer por causa dessas mudanças no código florestal esses desmatamentos pode ter a consequencia de enchentes e deslizamentos de terras porque com esses desmatamentos aumenta a velocidade da agua e provoca enxurradas.
Ja perdemos muitas partes das floresta ano passado, nossas floresta já foram maltratada demais e nossos animais como firacam ? Sem contar nas mudanças cliamaticas que ocorrerá por meio de tudo isso, os gases liberado com os desmatamentos e queimados sera acomulado na atmosfera com tudo isso vai existir muitas mudanças climática.

KATHYANE BENITES 3ºB

Impulso mal pensado! disse...

1)Riscos de Tragédias
Podem ocorrer deslizamentos de terras.

2)Extinção de espécies
extinção é o desaparecimento de todos os indivíduos de uma determinada espécie. Difícil é entender o porquê do desaparecimento de todos esses indivíduos

3)Aumento do desmatamento
O Desmatamento das florestas é muito grande e isso vai fazer com que as conseqüências venham a diante.

4)Mudanças Climáticas
com o desmatamento das floresta o clima no mundo em que vivemos só vai piorar. E o gas do efeito estufa só esta piorando o aquecimento global.

Novo código
Eu acho que com esse novo código, só vai piorar tudo que já não esta bom, e se realmente legalizar esse código, vamos poder dizer que estaremos morrendo aos poucos, porque a vida é como a cadeia alimentar um precisa do outro e sem os animais, florestas e etc não somos nada. O novo mundo, o nosso meio ambiente não suportará tudo isso.

Frase: " Tudo na vida é passageiro, tudo na vida acaba. mais vamos preserva e cuidar da beleza do planeta para que ele nunca se acabe!"

A importância das florestas.
As florestas contribuem para a melhoria da qualidade do ar, da água, do solo e dos seres vivos.As árvores, tal como os outros produtores libertam oxigénio e contribuem para a diminuição de gases efeito de estufa. O vapor de água libertado para a atmosfera ajuda a regular o clima.A floresta também ajuda a proteger o solo. As raízes das árvores prendem o solo e previnem a erosão, melhorando o arejamento e a capacidade de retenção de água no solo.As árvores e os arbustos das florestas são também o suporte da biodiversidade.Para a preservação da floresta é fundamental que cada cidadão cuide e vigie o coberto vegetal do local onde vive.

Ediane Souza disse...

Na minha opinião existe uma frase que explica os desastres naturais, e é: "Aqui se faz, aqui se paga". O ser humano causa isso, ao desmatar, queimar e poluir, e acho que não podemos reclamar quando a natureza reage e responde violentamente! As florestas contribuem para diminuir o impacto de catástrofes naturais e estamos á ponto de desmatá-las, ou já chegamos á este ponto! Acho que já podemos prever o que irá acontecer... Não é justo extinguir preciosas espécies de animais e plantas tão lindas e que fazem nosso país, nossa vida mais linda, mais alegre.

CONSEQÛENCIAS DO DESMATAMENTO - As principais são:

Destruição da biodiversidade;
Genocídio e etnocídio das nações indígenas;
Erosão e empobrecimento dos solos;
Enchentes e assoreamento dos rios;
Elevação das temperaturas;
Desertificação;
Proliferação de pragas e doenças.

http://www.brasilescola.com/geografia/destruicao-de-florestas.htm

Ediane Souza 3ºB

Anônimo disse...

A Importância das florestas

A importância da floresta é enorme, pois suas raízes ajudam a evitar a erosão do solo. Suas folhas que cobrem o solo também ajudam a evitar a erosão e ainda permitem que a água das chuvas possa lentamente entrar no solo e ali permanecer por mais tempo, ao passo que a ausência de vegetação favorece o processo chamado de lixiviação. As florestas também têm uma função excelente de regular o clima, pois elas, pelo sistema da fotossíntese, absorvem o gás carbônico, que eliminamos com a respiração e aquele decorrente de inúmeras atividades humanas, que foram intensificadas no período pré-industrial e industrial. Portanto, o processo de eliminação das florestas favorece consideravelmente ao acúmulo de gases de efeito estufa. Primeiro, porque ao eliminá-las retiramos do planeta os seres vivos que têm como função ajudar a reduzir, ao menos temporariamente, o gás carbono usado na fotossíntese. Em segundo lugar, a devastação normalmente é feita em duas modalidades que por si só são causadores do aumento desses gases. Ao derrubar árvores para utilização da madeira, apenas algumas são armazenadas para venda ilegal com a finalidade de atender aos mercados consumidores. Ocorre que no processo de derrubada, inúmeras árvores são atingidas por aquela maior e caem no chão, que entram em processo de decomposição que também gera gases de efeito estufa. Outra modalidade é a queimada aplicada após a derrubada para preparar o solo para agricultura e pecuária. A queimada também gera muitos gases fazendo aumentar o seu nível de concentração na atmosfera, sendo também um fator para o aquecimento global. A prática da monocultura e a pecuária são nocivas por si só, pois eliminam a existência de muitos seres vivos e dentre eles alguns que ao serem extintos também aumentam os gases da atmosfera que em situações normais são imprescindíveis para manter a temperatura da terra em níveis adequados à nossa sobrevivência.

Amanda Brandão
3ºB

Camila Cristina, Kênia Barros, Amanda Cristina disse...

A importância das florestas

As florestas tem sido de grande importância no planeta terra, muitas das vezes podemos as nomear de pulmões do Mundo.
As grandes matas garante equilíbrio ecológico o que é fundamental para a manutenção dos valores naturais, sendo elas as consumidoras de dois quintos de todo carbono do planeta e liberadora de mais de 2 mil toneladas de carbono por ano (2,2 % do fluxo total do planeta) sendo assim ela tem uma grande cooperação na diminuição do GEE(Gás Efeito Estufa).
As florestas possuem algumas funções de proteger o solo, nascentes, rios, lagos e a preservação da vida silvestre.
São consideradas também grandes fonte de matéria - prima, combustíveis, e alimentos.
Sendo assim podemos concluir o quanto as florestas são de suma importância para o nosso planeta, tanto na purificação do ar que respiramos e nos demais itens da sociedades. Florestas e grades reservas ambientais tem de merecer o máximo de respeito possível da humanidade que dela tanto depende.

Emanuely Aparecida 3º ano B disse...

A importância da floresta é enorme, porque suas raízes ajudam a evitar a erosão do solo e suas folhas que cobrem o solo também ajudam a evitar a erosão e ainda permitem que a água das chuvas possa lentamente entrar no solo e ali permanecer por mais tempo, ao passo que a ausência de vegetação favorece o processo chamado de lixiviação.
As florestas também têm uma função excelente de regular o clima, pois elas, pelo sistema da fotossíntese, absorvem o gás carbônico, que eliminamos com a respiração e aquele decorrente de inúmeras atividades humanas, que foram intensificadas no período pré-industrial e industrial.
Já o desmatamento, as queimadas, destroem nossa natureza, coloca a vida animal em extinção além de prejudicar nossa saúde.

http://www.cenedcursos.com.br/a-importancia-das-florestas.html

Raphael Brandão, O Bruxo Insano disse...

Bibliografia:

http://asflorestas.blogspot.com.br/2010/03/importancia-das-florestas-para-o-homem.html

http://www.cenedcursos.com.br/a-importancia-das-florestas.html

__________________________________

Leonardo França disse...

Introdução: A questão aqui tratada é muito importante pois o ar que respiramos é gerado dessas florestas. A questão não é o quanto a natureza pode aguentar, mas sim o quanto nós aguentaremos sem ela, posso garantir que não vamos longe sem ela.

A importância das Florestas


O papel das florestas na vida das populações sempre foi compreendido. No entanto, somente nas últimas décadas é que as influências florestais sobre o clima, ar, água, solo, saúde e aspectos psicológicos dos homens ganharam sua real importância, porque começaram a aparecer conseqüências negativas na qualidade de vida, não é pra menos, com o aumento da população começou, as necessidades do homem, assim começou o desmatamento, começou a gerar mais lixo assim começou com poluições, foi então que caiu a qualidade de vida, é engraçado pensar " Como que umas Simples Folhas verdes e troncos grandes pode causar tudo isso", como vocês por causa de florestas desmatadas , e queimadas está acontecendo o aquecimento global, o próprio clima está sendo difícil de entender, como não se preocupa se pesquisa diz que a tendencia é só piorar, todos deveria ter sim uma parcela de medo, na nossa opinião isso tem Solução sim, apenas duas palavras," Reflorestamento e Preservação", mais é incrível como a gente não conseguimos fazer isso, se nem as consequências que está acontecendo faz a gente agir desta maneira, quando agiremos então. Até mesmo nosso saúde está sendo afetada, nosso ar já não é aquele ar puro e saudável. Destruição da vegetação, especialmente das florestas, causou problemas sérios para o equilíbrio da biosfera, como erosão eólica, hídrica, degeneração do solo e muita poluição do ar. Por isso, é necessário restabelecer a cobertura vegetal para retomar o equilíbrio e a produtividade dos ecossistemas e diminuir a poluição do ar.

Bibliografia : http://www.sefloral.com.br/ea01071810.htm


Alunos: Leonardo França , Cleber Kelvin e Elvis gregorio.
Série: 3°ano A

Anônimo disse...

frase do meio ambiente
Se destrui o meio ambiente não há vida.
ALUNA:FABIANA DO PRADO PEREIRA
SÉRIE: 2 ANO A

Anônimo disse...

Oque fazemos com o meio ambiente hoje, ele irá fazer com a gente daqui um tempo.

Khenedy Santos de Oliveira 3°ano A

Anônimo disse...

A Importancia das Florestas

Todo ser humano precisa de boas condições de vida, ar com baixo índice de poluição, agua farta e pura para saciar a sede e higiene pessoal, pra isso nós precisamos da preservação do meio ambiente, cuidar das nossas aguas das nossas florestas dos nossos animais.
Eles são fundamentais para nossa qualidade de vida, a agua limpa, quem não gosta, mas se for a torneira e encontrar a agua suja com cor de lama, saiba em quem colocar a culpa, no ser humano é claro, principalmente aqueles que fazem suas casas em lugares impróprios e depois começam a acontecer deslizes e agua vai ficando suja por vários quilômetros, lembrando também daqueles que jogam lixo na rua, e os bueiros ficam entupidos , e quando chega a chuva reclamam da limpeza publica, e ser humano não ve que todos precisam se unir, isso quer dizer ao mesmo todos pararem de poluir, deveria também ser aplicado uma lei super rígida, contra aqueles que jogam lixo em qualquer lugar, que fazem queimadas até mesmo no fundo de casa, deveriam circular homens do ibama também nas cidades, para capturarem animais sendo criados em cativeiros. Tudo isso é incopetencia do homem mesmo, precisamos de cidadões mais conscientes, que assim nossa qualidade de vida e nossa segurança de vida, vai longe.

Alunos: - khenedy santos de oliveir
- lais silva de souza
Série: 3° ano A

Thaysa Araújo disse...

Questão 1 :
# Fato 1
È um absurdo!
Avida pode acabar, por que as nossas florestas e matas são alicerces para muitas coisas, se tirarem isso tudo desmorona... haverá mais deslizamentos pois as raízes das plantas é que seguram o solo, assim haverá mais mortes como aconteceu no inicio do ano de 2011.

# Fato 2
Com isso há extinção das espécies há risco dos animais ficarem extintos sem saídas pois até as propriedades deles querem tirar, e prejudica não só os animais, como plantas também.

# Fato 3
To boba! Querem prender pessoas por desmatamento mas não enxergam que eles mesmo incentivam isso! se já perdemos o equivalente de 72mil campos de futebol com o novo código não haverá mais nada! e ainda é como se eles perdoassem que ja infligiu a lei e não cobram a recuperação das áreas.

# Fato 4
Querem fazer carros elétricos para acabar com a poluição do ar, porém com o novo código praticamente morreremos sufocados pelo ar que as autoridades mesmo vão causar com o efeito estufa.

Questão 2:
Devemos nos preocupar porque as flores os cerrados e os campos são essenciais para o nosso bem estar alem de equilibrar o meio ambiente ajudando a diminuir o impacto de catástrofes naturais. as mudanças vão causar desmatamentos, a redução das florestas vai aumentar os ricos de erosão tanto no campo como nas áreas urbanas é como destruir as nossas florestas e a nós mesmos.

Questão 3:
" O meio ambiente já está precário, Não ajude acabar com o resto, Colabore para a vida, Juntos poderemos salvar o que resta. DIGA NÃO AO NOVO CÓDIGO FLORESTAL"

Questão 4:
As florestas contribuem para a melhoria da qualidade do ar, da água, do solo e dos seres vivos.As árvores, tal como os outros produtores libertam oxigénio e contribuem para a diminuição de GEE (gases efeito de estufa). O vapor de água libertado para a atmosfera ajuda a regular o clima.A floresta também ajuda a proteger o solo. As raízes das árvores prendem o solo e previnem a erosão, melhorando o arejamento e a capacidade de retenção de água no solo.As árvores e os arbustos das florestas são também o suporte da biodiversidade.Para a preservação da floresta é fundamental que cada cidadão cuide e vigie o coberto vegetal do local onde vive.
Embora a maioria das pessoas não perceba, as florestas são indispensáveis para que haja vida na terra. Elas cobrem 31% de toda a área terrestre do planeta e têm responsabilidade direta na garantia da sobrevivência de 1,6 bilhões de pessoas e de 80% da biodiversidade terrestre.
"As florestas garantem a condição favorável da existência dos seres vivos, como o clima e os recursos naturais existentes. Quando não damos a devida importância a elas e não as preservamos, o resultado é o desequilíbrio da ordem natural dos ecossistemas e conseqüentemente a diminuição de nossa qualidade de vida", destacou o coordenador de fiscalização e monitoramento ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Reginaldo de Jesus.
De acordo com Reginaldo, infelizmente, as pessoas de um modo geral, não sabem valorizar o papel que as florestas desempenham no planeta e não sabem fazer a relação direta delas com a vida humana e por isso, deixam de preservá-la.
Por isso, o Ano Internacional das Florestas será uma oportunidade de fomentar a consciência pública para os problemas que afetam grande parte das florestas do mundo e as pessoas que delas dependem. A celebração do Ano Internacional é um meio para unir esforços, encorajando, desta forma, a participação de todos.

NOME: THAYSA DE SOUZA ARAÚJO
SÉRIE/TURMA: 2º A
TURNO: MATUTINO
ESCOLA ESTADUAL JOÃO BRIENNE DE CAMARGO.

Anônimo disse...

Foto 1 Riscos e tragédias:Si pode ter uma maior ocupação de encostas e consequentemente maior volume de deslizamentos de terras, enchentes.

Foto 2 Extinção de espécies : Mais redução da área de reserva, muito triste fazerem isso e com isso terá muita chances de extinção de espécies de plantas como também de animais;

Foto 3 Aumento do desmatamento : Com o aumento do desmatamento e assim o aumento do aquecimento global. Eles não deveriam perdoar essas multas, deveriam fazer eles pagar pelo oque eles fizeram.

Foto 4 Mudanças climáticas : Eles não deveriam contribuir com isso, mas com esse texto proposto vamos ter um grave aumento de gases estufas liberados, e assim uma maior chance de contribuir para o aquecimento global.


Opinião sobre o nono código florestal : Eles enfraqueceram as leis para poderem desmatar mais, com esse desmatamento a mais muitas pessoas correm riscos como, deslizamentos de terra, aquecimento global.


Frase sobre o meio ambiente : Não desmatam, não queimem, não polua, ele é meu, seu, do seu filho, neto, vamos preservar oque temos, obrigado.

A importância das florestas :

Introdução: A questão aqui tratada é muito importante pois o ar que respiramos é gerado dessas florestas. A questão não é o quanto a natureza pode aguentar, mas sim o quanto nós aguentaremos sem ela, posso garantir que não vamos longe sem ela.

A importância das Florestas


O papel das florestas na vida das populações sempre foi compreendido. No entanto, somente nas últimas décadas é que as influências florestais sobre o clima, ar, água, solo, saúde e aspectos psicológicos dos homens ganharam sua real importância, porque começaram a aparecer conseqüências negativas na qualidade de vida, não é pra menos, com o aumento da população começou, as necessidades do homem, assim começou o desmatamento, começou a gerar mais lixo assim começou com poluições, foi então que caiu a qualidade de vida, é engraçado pensar " Como que umas Simples Folhas verdes e troncos grandes pode causar tudo isso", como vocês por causa de florestas desmatadas , e queimadas está acontecendo o aquecimento global, o próprio clima está sendo difícil de entender, como não se preocupa se pesquisa diz que a tendencia é só piorar, todos deveria ter sim uma parcela de medo, na nossa opinião isso tem Solução sim, apenas duas palavras," Reflorestamento e Preservação", mais é incrível como a gente não conseguimos fazer isso, se nem as consequências que está acontecendo faz a gente agir desta maneira, quando agiremos então. Até mesmo nosso saúde está sendo afetada, nosso ar já não é aquele ar puro e saudável. Destruição da vegetação, especialmente das florestas, causou problemas sérios para o equilíbrio da biosfera, como erosão eólica, hídrica, degeneração do solo e muita poluição do ar. Por isso, é necessário restabelecer a cobertura vegetal para retomar o equilíbrio e a produtividade dos ecossistemas e diminuir a poluição do ar.

Bibliografia : http://www.sefloral.com.br/ea01071810.htm


Alunos : Elvis Gregorio, Leonardo França, Cleber Kelvin

Serie : 3A

Ana Paula Carrara. disse...

Escola Estadual Jõao Brienne de Camargo.
Aluna: Ana Paula Carrara.
Turma: A.
Turno: Matutino.

Tema:Rio+20.

O que é a Rio+20

Rio+20 é o nome da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro de 13 a 22 de junho de 2012. Deverão participar líderes dos 193 países que fazem parte da ONU.

Objetivo

O principal objetivo da Rio+20 é renovar e reafirmar a participação dos líderes dos países com relação ao desenvolvimento sustentável no planeta Terra. É portanto uma segunda etapa da Cúpula da Terra (ECO-92) que ocorreu há 20 anos na cidade do Rio de Janeiro.


Principais temas que serão debatidos:


- Balanço do que foi feito nos últimos 20 anos em relação ao meio ambiente;

- A importância e os processos da Economia Verde;

- Ações para garantir o desenvolvimento sustentável do planeta;

- Maneiras de eliminar a pobreza;

- A governança internacional no campo do desenvolvimento sustentável.


Postado em 14/06/2012.

renata disse...

A importância das florestas
Em conjunto com outras associações vegetais, a floresta encerra uma grande biodiversidade e garante o necessário equilíbrio ecológico. Por isso, ela é cada vez mais reconhecida como um espaço de importância fundamental para a manutenção dos valores naturais e para a melhoria da qualidade de vida das populações.
As florestas cobrem cerca de 30% da superfície terrestre. É nas florestas e no outros cobertos vegetais que se realiza a fotossíntese da qual depende a vida: produção de oxigénio a partir do dióxido de carbono. Elas são depositárias de dois quintos de todo o carbono armazenado nos ecossistemas terrestres, sendo consideradas como “pulmões do mundo” ou “sumidouros de carbono”.
Além da indispensável função fotossintética, as florestas desempenham papéis extremamente relevantes, quer a nível ecológico, quer económico e mesmo social. Entre inúmeras funções, elas:
- É fonte de bens como madeiras, combustíveis, alimentos e matérias-primas (ex. resina, celulose, cortiça, frutos, bagas);
- Têm funções de proteção do solo contra e erosão, de controlo do ciclo e da qualidade da água;
- Concentram a maior parte da biodiversidade terrestre, nomeadamente, de espécies vegetais e animais;
- Têm um elevado valor paisagístico e recreativo.
No Brasil 87% da população vivem em centros urbanos. O clima urbano difere Consideravelmente do ambiente natural. As cidades distanciam-se cada vez mais da natureza, utilizando materiais como ferro, aço, amianto, vidro, piche, entre outros. Estes materiais geralmente são refletores e contribuem para a criação de ilhas ou bolsões de calor nas cidades. Em função disso, o clima é semelhante ao do deserto, quente e seco durante o dia e frio durante a noite.
A impermeabilização dos solos causa grandes problemas também na medida em que Evitam ou impedem a infiltração da água, forçando-a para a calha dos rios, muitas. Vezes criando enchentes, já que os rios não conseguem absorver um volume tão Grande de água num curto espaço de tempo.
Biografia:
http://ambiente.maiadigital.pt/ambiente/floresta-1/mais-informacao-1/sobre-a-importancia-das-florestas
http://asflorestas.blogspot.com.br/2010/03/importancia-das-florestas-para-o-homem.html
http://www.cnpma.embrapa.br/down_hp/409.pdf
http://www.parauapebas.pa.gov.br/index.php?view=article&catid=1%3Aultimas&id=1653%3Aa-importancia-das-florestas-para-o-mundo&option=com_content&Itemid=2
Alunas: Renata, Ana Paula e Michele dos Santos. 3°A

Leonardo França disse...

Foto #1: Nesse primeira foto, sou contra pois ali, propõem uma medida de risco até mesmo para popula são, ali no texto mesmo retratou as tragédias ocorrida pela natureza, isso já serviu pra alerta, ou seja seria melhor descarta essa hipótese.


Foto #2: Sou contra também, pois se com as resvas legais, já a perigo de extinção imagine sem elas, assim eu creio que por contra própria poucos cuidarão,agravaria também a nossa futura saúde, pois das plantas se acha vários remédios contra doenças.

Foto #3: Como apoiar isso o próprio nome diz, o que significa, descumprimento de lei, quer dizer que é errado fazer isso, por que mudar agora, com as leis atual a natureza tem um pouco de segurança, isso agravaria mais a situação.

Foto #4: Pense bem, você acha que existe muitos automóveis no mundo, e você fazer um calculo e aumentar em 30 vezes mais essa quantidade, em questão de poluição o que aconteceria? Com esse desmatamento é quase essa proporção de gases a serem lançados a atmosfera.

Opinião Geral: É só ler pessoal as Consequências, quem escolheria o pior pra sua vida, eu acredito que pode acrescentar sim novas leis, e fazer elas ser mais rígidas, contanto que as consequências beneficie a população e a Natureza.

Aluno: Leonardo França Ribeiro
Série: 3°A

Cleber Kelvin disse...

FOTO #1: Isso tá errado, como pode Abrigar uma pessoa em uma área de risco, nós não temos estrutura pra isso e por isso que aconteceu a tragedia no rio, aquilo deveria ter servido de lição, assim como a natureza, quem vai correr risco vai ser a própria população, então tá errado, acredito que a intenção e salvar vidas e não tira-las.

FOTO #2: Ainda não temos a capacidades para cuidar por conta própria da natureza, eu acredito que futuramente pode ser que a geração mude, comece a pensar diferente, existe muita ambição e ganancia, como atualmente existe o contrabando e caça ilegal, somente quando melhorarmos isso podemos pensar nessa lei.

FOTO #3: Como pode incentivar a descumprir uma lei, se criaram ela é por que ela serve pra alguma coisa, errado é legalizar o desmatamento, e com se incentivasse as pessoas a roubar e matar, da no mesmo,vai esta apenas descumprindo uma lei.

FOTO #4: Você estará matando o planeta aos pouco, consequências já estão acontecendo, isso antes dessas leis não existirem, a situação já é preocupante, se esse código entrar em vigor estaremos perdidos, será uma ida sem volta , então quer dizer que isso não tem necessidade alguma.


Aluno: Cleber Kelvin Rodrigues do Nascimento
Série: 3°A

Anônimo disse...

A importância das florestas

No Brasil 87% da população vivem em centros urbanos. O clima urbano difere
consideravelmente do ambiente natural. As cidades distanciam-se cada vez mais
da natureza, utilizando materiais como ferro, aço, amianto, vidro, piche, entre
outros. Estes materiais geralmente são refletores e contribuem para a criação de
ilhas ou bolsões de calor nas cidades. Em função disso, o clima é semelhante ao
do deserto, quente e seco durante o dia e frio durante a noite.
A impermeabilização dos solos causa grandes problemas também na medida que
evitam ou impedem a infiltração da água, forçando-a para a calha dos rios, muitas
vezes criando enchentes, já que os rios não conseguem absorver um volume tão
grande de água num curto espaço de tempo.

OPINIAO MINHA SOBRE O TEXTO

Neste texto refere-se ao um ambiente urbano nao acomodado com um ambiente natural e totalmente puro,tambem relata catastrofes naturais do proprio ambiente, mas tambem provocado pelo o proprio Homem.

Anônimo disse...

A importância das florestas

No Brasil 87% da população vivem em centros urbanos. O clima urbano difere
consideravelmente do ambiente natural. As cidades distanciam-se cada vez mais
da natureza, utilizando materiais como ferro, aço, amianto, vidro, piche, entre
outros. Estes materiais geralmente são refletores e contribuem para a criação de
ilhas ou bolsões de calor nas cidades. Em função disso, o clima é semelhante ao
do deserto, quente e seco durante o dia e frio durante a noite.
A impermeabilização dos solos causa grandes problemas também na medida que
evitam ou impedem a infiltração da água, forçando-a para a calha dos rios, muitas
vezes criando enchentes, já que os rios não conseguem absorver um volume tão
grande de água num curto espaço de tempo.

OPINIAO MINHA SOBRE O TEXTO

Neste texto refere-se ao um ambiente urbano nao acomodado com um ambiente natural e totalmente puro,tambem relata catastrofes naturais do proprio ambiente, mas tambem provocado pelo o proprio Homem.

Bibliografia:http://www.cnpma.embrapa.br

Nome:Marcelo Henrique de S
Série:3ºA

Anônimo disse...

FATO #1: Com esse novo código as encostas são diminuídas e assim consequentemente ocorrendo mais mortes do que em 2011.

FATO #2: Consta que não é necessário ter essa reserva de mata nativa em sua propriedade e assim provocando extinção de especies como de plantas e animais.

FATO #3: Eles não deveriam perdoar essas multas, pelo fato que eles perdoando, não seria necessário, repor oque eles desmataram.

FATO #4: Com o novo código proposto, poderá ter uma emissão de gases estufa maior e assim se acumulam na atmosfera contribuindo mais para o aquecimento global.


Comentário sobre o vídeo do novo código florestal: Com esse novo código, eles enfraqueceram a lei e assim quem desmata, queima não paga por seus atos. Os senadores querem que o Brasil se desenvolva ao custo do desmatamento.



Frase sobre o Meio Ambiente: Cuide, preserve, você estará fazendo um bem a si mesmo e a mãe natureza e á seu próximo.



Pesquisa " A importância das florestas " : Essa importância pode começar a ser explicada em números: segundo o PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, as florestas cobrem 31% (quase um terço, portanto) de toda a área terrestre do planeta, abrigam 300 milhões de pessoas e têm responsabilidade direta na garantia da sobrevivência de 1,6 bilhão de pessoas e de 80% da biodiversidade terrestre.

Em pé, as florestas são capazes de movimentar cerca de US$ 327 bilhões (quase R$ 600 bilhões) todos os anos, mas, infelizmente, as atividades que se baseiam na derrubada das matas ainda são bastante comuns em todo o mundo. Por causa da ignorância ou do desejo do lucro imediato.

Isso porque a maioria dos benefícios econômicos resultantes do desmatamento é ganho de curto prazo, como, por exemplo, com a venda de madeira. No longo prazo, esse negócio não é bom e essas terras podem se tornar improdutivas.

Os especialistas recomendam um manejo florestal sustentável, que é a extração planejada de madeira e outros produtos, como óleos, frutas, cascas, látex e mel, como uma forma de gerar renda para a população local, sem prejudicar tanto o ambiente. Outras atividades que podem prover recursos para manter a população local são o artesanato e o ecoturismo.

Mas, o papel das florestas na sociedade não se traduz apenas em números, nem é apenas econômico, apesar de afetar fortemente a economia. Devem ser levados em conta os seus aspectos ambientais e sociais.

http://www.reciclick.com.br/2011/10/a-importancia-das-florestas/


Aluna: Kellen Lobo
Série: 3°B

Anônimo disse...

A importância da floresta é enorme, pois suas raízes ajudam a evitar a erosão do solo. Suas folhas que cobrem o solo também ajudam a evitar a erosão e ainda permitem que a água das chuvas possa lentamente entrar no solo e ali permanecer por mais tempo, ao passo que a ausência de vegetação favorece o processo chamado de lixiviação.

As florestas também têm uma função excelente de regular o clima, pois elas, pelo sistema da fotossíntese, absorvem o gás carbônico, que eliminamos com a respiração e aquele decorrente de inúmeras atividades humanas, que foram intensificadas no período pré-industrial e industrial.

Portanto, o processo de eliminação das florestas favorece consideravelmente ao acúmulo de gases de efeito estufa. Primeiro, porque ao eliminá-las retiramos do planeta os seres vivos que têm como função ajudar a reduzir, ao menos temporariamente, o gás carbono usado na fotossíntese. Em segundo lugar, a devastação normalmente é feita em duas modalidades que por si só são causadores do aumento desses gases. Ao derrubar árvores para utilização da madeira, apenas algumas são armazenadas para venda ilegal com a finalidade de atender aos mercados consumidores. Ocorre que no processo de derrubada, inúmeras árvores são atingidas por aquela maior e caem no chão, que entram em processo de decomposição que também gera gases de efeito estufa.

Outra modalidade é a queimada aplicada após a derrubada para preparar o solo para agricultura e pecuária. A queimada também gera muitos gases fazendo aumentar o seu nível de concentração na atmosfera, sendo também um fator para o aquecimento global.

Fonte:http://www.cenedcursos.com.br

Leonel Lima
2°B

Anônimo disse...

Frase
Se as plantas falacem o livro seria muito extenso.
Leonel Lima

Leonel Lima
2°B

Anônimo disse...

Frase
Se as plantas falacem o livro seria muito extenso.
Leonel Lima

Leonel Lima
2°B

Anônimo disse...

A importancia da floresta...

A atividade rural conduzida dentro do enfoque sistêmico estabelecido pela pesquisa brasileira cria biodiversidade própria nos sistema rurais, acrescidas das boas práticas, contribui com o meio ambiente, produção de alimentos e de outros bens naturais de consumo.
A fronteira agrícola foi ampliada tendo como base científica a pesquisa e a assistência técnica em geral.
Da diversidade de sistemas em uso, se concebe o ecossistema produtivo rural brasileiro em que homem é o principal componente.
O fluxo da água na propriedade constitui a principal preocupação arborizando as fontes de águas, construindo açudes de contenção, conduzido sistemas seqüência de cultivos implantados em plantio direto, proporcionando a infiltração e o armazenamento da água na lavoura.
Em resumo se relaciona os aspectos básicos para definição das áreas florestais brasileiras, associadas à produção rural.
Considerar os sistemas rurais de produção como definidores do tamanho da necessidade de florestas, em cada propriedade brasileira.
Considerar os Domínios Ecológicos Brasileiros (Embrapa, ECO 92): Cerrado do Brasil Central, Florestas e Campos Meridionais, Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Caatinga Nordestina e Pantanal Matogrossense.
As fontes de água devem ser protegidas com APP.
Considerar necessidade de APP nos cursos de água para preservar a vida aquática, não havendo necessidade de ser estabelecida em toda sua extensão em pequenos córregos.
As encostas íngremes podem ter atividade rural de espécies vetais perenes, desde que protegidas com APP as fontes de água.
As várzeas e brejos férteis podem ser utilizados inclusive com culturas anuais, desde que disponham de APP nas fontes de água.
Considerar o sistema de produção para definir a ARL pela regeneração natural para cada Numero do Imóvel na Receita Federal e não por matrículas de registro do imóvel.
Considerar como ARL somente é necessário para completar Florestas, onde não se cultiva espécies vegetais perenes ou semi-perenes, descontados APP.
Considerar, que a necessidade de ARL, em áreas de culturas anuais com rotação ou sucessão de cultivos, com cobertura vegetal verde do solo e na prática de plantio direto será de 10% e nos demais casos de 20%, em ambos os casos descontadas APP.
Estabelecer critérios para Floresta Intacta Existente, ao que exceder as necessidades de APP e ARL. Permitindo o uso da mesma para exploração racional, crédito de carbono ou outro mecanismo, para evitar desmatamento de Floresta Existente na propriedade.
Os banhados e os mangues devem permanecer intocados, para regeneração natural.
Nas Áreas Consolidadas pela atividade rural, dar prazo de dez anos para averbação em cartório da APP e ARL para regeneração natural vegetal.
A Biodiversidade das espécies animais e vegetais deve ser atribuição e esmero exclusivo dos Parques Nacionais e das áreas de Concessão de Florestas Publicas.



Frase... Não cuide apénas do meio-ambiente mas sim dele inteiro.

Fonte:www.youtube.com.br/vidios

Aluno: Maike de Paula Moura
2 A

Anônimo disse...

A importância da Floresta

A importância da floresta é enorme, pois suas raízes ajudam a evitar a erosão do solo. Suas folhas que cobrem o solo também ajudam a evitar a erosão e ainda permitem que a água das chuvas possa lentamente entrar no solo e ali permanecer por mais tempo, ao passo que a ausência de vegetação favorece o processo chamado de lixiviação.

Para o Homem?

As florestas contribuem para a melhoria da qualidade do ar, da água, do solo e dos seres vivos.As árvores, tal como os outros produtores libertam oxigénio e contribuem para a diminuição de GEE (gases efeito de estufa). O vapor de água libertado para a atmosfera ajuda a regular o clima.A floresta também ajuda a proteger o solo. As raízes das árvores prendem o solo e previnem a erosão, melhorando o arejamento e a capacidade de retenção de água no solo.As árvores e os arbustos das florestas são também o suporte da biodiversidade.Para a preservação da floresta é fundamental que cada cidadão cuide e vigie o coberto vegetal do local onde vive.

Bibliografia:

http://www.cenedcursos.com.br/a-importancia-das-florestas.html
http://asflorestas.blogspot.com.br/2010/03/importancia-das-florestas-para-o-homem.html

Cuiabá, 15 de Junho de 2012
Estudante: Maryane Medeiros
2°A

Anônimo disse...

Questão 1 :
# Fato 1

A vida pode acabar, por que as nossas florestas e matas são alicerces para muitas coisas, se acabarem isso tudo desmorona... haverá mais deslizamentos pois as raízes das plantas é que seguram o solo. havera mais catástrofes

# Fato 2
Com isso há extinção das espécies há risco dos animais ficarem extintos e prejudica não só os animais, como plantas também.

# Fato 3
Já perdemos o equivalente de 72mil campos de futebol com o novo código não haverá mais nada! e ainda é como se eles perdoassem que ja infligiu a lei e não cobram a recuperação das áreas.

# Fato 4
Com o novo código praticamente morreremos sufocados pelo ar que as autoridades mesmo vão causar com o efeito estufa.

Questão 2:
Devemos nos preocupar porque as flores os cerrados e os campos são essenciais para o nosso bem estar alem de equilibrar o meio ambiente ajudando a diminuir o impacto de catástrofes naturais. as mudanças vão causar desmatamentos, a redução das florestas vai aumentar os ricos de erosão tanto no campo como nas áreas urbanas é como destruir as nossas florestas e a nós mesmos.

Questão 3:
"O MEIO AMBIENTE PRECISA DE TODOS NÓS, SEM ELE A ONDE CRIAREMOS NOSSAS FAMÍLIAS?, NÃO PODEREMOS NEM CONSTRUIR UMA. DIGA NÃO AO NOVO CÓDIGO FLORESTAL"

Questão 4:
As florestas contribuem para a melhoria da qualidade do ar, da água, do solo e dos seres vivos.As árvores, tal como os outros produtores libertam oxigénio e contribuem para a diminuição de GEE (gases efeito de estufa). O vapor de água libertado para a atmosfera ajuda a regular o clima.A floresta também ajuda a proteger o solo. As raízes das árvores prendem o solo e previnem a erosão, melhorando o arejamento e a capacidade de retenção de água no solo.As árvores e os arbustos das florestas são também o suporte da biodiversidade.Para a preservação da floresta é fundamental que cada cidadão cuide e vigie o coberto vegetal do local onde vive.
Embora a maioria das pessoas não perceba, as florestas são indispensáveis para que haja vida na terra. Elas cobrem 31% de toda a área terrestre do planeta e têm responsabilidade direta na garantia da sobrevivência de 1,6 bilhões de pessoas e de 80% da biodiversidade terrestre.
"As florestas garantem a condição favorável da existência dos seres vivos, como o clima e os recursos naturais existentes. Quando não damos a devida importância a elas e não as preservamos, o resultado é o desequilíbrio da ordem natural dos ecossistemas e conseqüentemente a diminuição de nossa qualidade de vida", destacou o coordenador de fiscalização e monitoramento ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Reginaldo de Jesus.
De acordo com Reginaldo, infelizmente, as pessoas de um modo geral, não sabem valorizar o papel que as florestas desempenham no planeta e não sabem fazer a relação direta delas com a vida humana e por isso, deixam de preservá-la.
Por isso, o Ano Internacional das Florestas será uma oportunidade de fomentar a consciência pública para os problemas que afetam grande parte das florestas do mundo e as pessoas que delas dependem. A celebração do Ano Internacional é um meio para unir esforços, encorajando, desta forma, a participação de todos.

NOME: MARCUS VINICIUS FERREIRA E. SANTO
SÉRIE/TURMA: 2º A
TURNO: MATUTINO
ESCOLA ESTADUAL JOÃO BRIENNE DE CAMARGO

Anônimo disse...

A IMPORTANCIA DAS FLORESTAS


As florestas contribuem para a melhoria da qualidade do ar, da água, do solo e dos seres vivos. As árvores, tal como os outros produtores libertam oxigénio e contribuem para a diminuição de GEE (gases efeito de estufa). O vapor de água libertado para a atmosfera ajuda a regular o clima. A floresta também ajuda a proteger o solo. As raízes das árvores prendem o solo e previnem a erosão, melhorando o arejamento e a capacidade de retenção de água no solo.
As árvores e os arbustos das florestas são também o suporte da biodiversidade. Para a preservação da floresta é fundamental que cada cidadão cuide e vigie o coberto vegetal do local onde vive. No Brasil 87% da população vivem em centros urbanos. O clima urbano difere consideravelmente do ambiente natural. As cidades distanciam-se cada vez mais da natureza, utilizando materiais como ferro, aço, amianto, vidro, piche, entre outros. Estes materiais geralmente são refletores e contribuem para a criação de ilhas ou bolsões de calor nas cidades. Em função disso, o clima é semelhante ao do deserto, quente e seco durante o dia e frio durante a noite. A impermeabilização dos solos causa grandes problemas também na medida que evitam ou impedem a infiltração da água, forçando-a para a calha dos rios, muitas vezes criando enchentes, já que os rios não conseguem absorver um volume tão grande de água num curto espaço de tempo. Por isso devemo cuidar e preservar as nossas florestas, elas são muito importantes.

Anônimo disse...

A IMPORTANCIA DAS FLORESTAS


As florestas contribuem para a melhoria da qualidade do ar, da água, do solo e dos seres vivos. As árvores, tal como os outros produtores libertam oxigénio e contribuem para a diminuição de GEE (gases efeito de estufa). O vapor de água libertado para a atmosfera ajuda a regular o clima. A floresta também ajuda a proteger o solo. As raízes das árvores prendem o solo e previnem a erosão, melhorando o arejamento e a capacidade de retenção de água no solo.
As árvores e os arbustos das florestas são também o suporte da biodiversidade. Para a preservação da floresta é fundamental que cada cidadão cuide e vigie o coberto vegetal do local onde vive. No Brasil 87% da população vivem em centros urbanos. O clima urbano difere consideravelmente do ambiente natural. As cidades distanciam-se cada vez mais da natureza, utilizando materiais como ferro, aço, amianto, vidro, piche, entre outros. Estes materiais geralmente são refletores e contribuem para a criação de ilhas ou bolsões de calor nas cidades. Em função disso, o clima é semelhante ao do deserto, quente e seco durante o dia e frio durante a noite. A impermeabilização dos solos causa grandes problemas também na medida que evitam ou impedem a infiltração da água, forçando-a para a calha dos rios, muitas vezes criando enchentes, já que os rios não conseguem absorver um volume tão grande de água num curto espaço de tempo. Por isso devemo cuidar e preservar as nossas florestas, elas são muito importantes.

Anônimo disse...

A IMPORTANCIA DAS FLORESTAS


As florestas contribuem para a melhoria da qualidade do ar, da água, do solo e dos seres vivos. As árvores, tal como os outros produtores libertam oxigénio e contribuem para a diminuição de GEE (gases efeito de estufa). O vapor de água libertado para a atmosfera ajuda a regular o clima. A floresta também ajuda a proteger o solo. As raízes das árvores prendem o solo e previnem a erosão, melhorando o arejamento e a capacidade de retenção de água no solo.
As árvores e os arbustos das florestas são também o suporte da biodiversidade. Para a preservação da floresta é fundamental que cada cidadão cuide e vigie o coberto vegetal do local onde vive. No Brasil 87% da população vivem em centros urbanos. O clima urbano difere consideravelmente do ambiente natural. As cidades distanciam-se cada vez mais da natureza, utilizando materiais como ferro, aço, amianto, vidro, piche, entre outros. Estes materiais geralmente são refletores e contribuem para a criação de ilhas ou bolsões de calor nas cidades. Em função disso, o clima é semelhante ao do deserto, quente e seco durante o dia e frio durante a noite. A impermeabilização dos solos causa grandes problemas também na medida que evitam ou impedem a infiltração da água, forçando-a para a calha dos rios, muitas vezes criando enchentes, já que os rios não conseguem absorver um volume tão grande de água num curto espaço de tempo. Por isso devemo cuidar e preservar as nossas florestas, elas são muito importantes.

Evelyn Vilma Caprini 3°D

Anônimo disse...

A IMPORTANCIA DAS FLORESTAS...


São também o suporte da biodiversidade.Para a preservação.
Além disso, precisamos de políticas muito fortes de educação ambiental, criando espaços de reflexão, pois um cidadão consciente pode modificar muitas práticas. Um cidadão consciente pode deixar de comprar carne que decorre de um desmatamento, pode também comprar madeira que foi retirada de um manejo sustentável. Todavia, é preciso que em primeiro momento o Poder Público dê incentivos a essas práticas, pois caso contrário, só uma parcela consciente e com poder aquisitivo poderá fazer essas opções. A preocupação com o meio ambiente não é mais uma dente várias questões, ela envolve tudo em nossa vida, porque a Terra é nosso lar comum e criar uma tarefa sustentável deve ser uma tarefa de todos. É preciso também pensar no homem. Defender o Meio Ambiente é defender a nossa sobrevivência. E isso tem que ser feito em harmonia com a natureza, controlando a exploração dos recursos naturais, A o planeta Terra é a nossa casa. Mas como impedir que um homem que está com necessidades de sobrevivência, dizer “não” quando alguém lhe oferece dinheiro para derrubar uma árvore? Ele precisa comer e em troca de uns trocados pode cometer crimes ambientais. Ele está errado? Sim, ele está agindo contra a lei, mas fez isso para preservar a sua vida.
Não dá pra aceitar a derrubada das matas com o argumento que isso é feito para a sobrevivência. Mas devemos pensar que a consciência ecológica não pode ser tratada de maneira isolada. Se o homem não precisar derrubar uma árvore para comer, ele estará pronto para entender a importância da preservação, muito diferente daquele que derruba pela ansiedade da produção, sem limites.


http://www.ecoinforme.com.br/main_noticia.asp?id_noticia=1499&id_tipo_noticia=25&id_secao=86


aluNA: Stephany de Campos 3ºA J>B>C

vanderlaine disse...

A importância da floresta é enorme, pois suas raízes ajudam a evitar a erosão do solo. Suas folhas que cobrem o solo também ajudam a evitar a erosão e ainda permitem que a água das chuvas possa lentamente entrar no solo e ali permanecer por mais tempo, ao passo que a ausência de vegetação favorece o processo chamado de lixiviação.

As florestas também têm uma função excelente de regular o clima, pois elas, pelo sistema da fotossíntese, absorvem o gás carbônico, que eliminamos com a respiração e aquele decorrente de inúmeras atividades humanas, que foram intensificadas no período pré-industrial e industrial.

Portanto, o processo de eliminação das florestas favorece consideravelmente ao acúmulo de gases de efeito estufa. Primeiro, porque ao eliminá-las retiramos do planeta os seres vivos que têm como função ajudar a reduzir, ao menos temporariamente, o gás carbono usado na fotossíntese. Em segundo lugar, a devastação normalmente é feita em duas modalidades que por si só são causadores do aumento desses gases. Ao derrubar árvores para utilização da madeira, apenas algumas são armazenadas para venda ilegal com a finalidade de atender aos mercados consumidores. Ocorre que no processo de derrubada, inúmeras árvores são atingidas por aquela maior e caem no chão, que entram em processo de decomposição que também gera gases de efeito estufa.
none:vanderlaine gomes
3:a

Anônimo disse...

Sobre a importância das florestas…

— classificado em: Floresta
Em conjunto com outras associações vegetais, a floresta encerra uma grande biodiversidade e garante o necessário equilíbrio ecológico. Por isso, ela é cada vez mais reconhecida como um espaço de importância fundamental para a manutenção dos valores naturais e para a melhoria da qualidade de vida das populações.

As florestas cobrem cerca de 30% da superfície terrestre. É nas florestas e noutros cobertos vegetais que se realiza a fotossíntese da qual depende a vida: produção de oxigénio a partir do dióxido de carbono. Elas são depositárias de dois quintos de todo o carbono armazenado nos ecossistemas terrestres, sendo consideradas como “pulmões do mundo” ou “sumidouros de carbono”.

Além da indispensável função fotossintética, as florestas desempenham papéis extremamente relevantes, quer a nível ecológico, quer económico e mesmo social. Entre inúmeras funções, elas:
- São fonte de bens como madeiras, combustíveis, alimentos e matérias-primas (ex. resina, celulose, cortiça, frutos, bagas);
- Têm funções de protecção do solo contra e erosão, de controlo do ciclo e da qualidade da água;
- Concentram a maior parte da biodiversidade terrestre, nomeadamente, de espécies vegetais e animais;
- Têm um elevado valor paisagístico e recreativo.

Aluna:Beatriz Carla Lopes De Andrade

2°ano B

Anônimo disse...

Há uma relação muito íntima entre a floresta e a água. As árvores funcionam como esponjas que abastecem as reservas subterrâneas. A carga de água dos rios está relacionada à existência de florestas e aquela pode ficar comprometida se continuarmos no processo de devastação das áreas verdes do planeta.

A importância da floresta é enorme, pois suas raízes ajudam a evitar a erosão do solo. Suas folhas que cobrem o solo também ajudam a evitar a erosão e ainda permitem que a água das chuvas possa lentamente entrar no solo e ali permanecer por mais tempo, ao passo que a ausência de vegetação favorece o processo chamado de lixiviação.
Aluna:Beatriz Carla Lopes De Andrade
2°anoB

Unknown disse...

TEMA
'A importância das florestas"

FATO.1= AS FIGURAS DOS ANIMAIS E O VIDEO TENTA NOS PASSAR A SENGUINTE FORMA,QUE ESTAO TENTANDO MUDAR O CODIGO FLORESTAL BRASILEIRO.
QUE A FLORESTAS OS SERRADOS E OS CAMPOS SAO MUITOS BONS PARAA NOS.
OS CATASTROFES NATURAIS A CONTECEM É POR CAUSA DOS DESMATAMENTO PARA CONSTRUIR MORADIAS AE ASSIM AUMENTA O RISCO DE ENCHENTES POR QUE NAO TEM LUGAR PARA A AGUA ESCORRER AE ENVANDEM A CIDADE AE DESSA FORMA DESTRUE A NOSSA FLORESTA E A NÓS MESMO.

FATO.2 EXTINÇAO DE ESPECIE.
o fato 2 nos mostra que nos o ser humano deviriamos propor reduçao de areas de reserva legal e de mata nativa e quem nos deviramos conservar nas propriedades rurais.
por que se nos nao fizermos isso vamos ter os riscos de extinçao de animais e plaantas belecima.
o desmatamento acaba com a nossa saude é nós podemos produzir e crescer sem fazer queimadas e poluindo e desmatando anossa bela floresta.

fato.3= AUMENTO DO DESMATAMENTO
O DESMATAMENTO ESTA DE MAIS COM O DESMATAMENTO NOS SO VAMOS ABRINDO MAIS O BURACO DA CAMADA DE OZONIA SÓ RISCO PARA A NOSSAA BELA FLORESTA A PARA NOS MESMO NO ANO DE 2011 ENTRE MARÇO E ABRIL OUVE UM GRANDE DESMATAMENTO NA AMAZÓNIA O DESMATAMENTO FOI A CERCA DE 72 MIL CAMPOS DE FUTBOL IMAGINA O PREGUIZO E OS RISCO QUE NOS TIVEMOS TANTO PARA NOS QUANTO PARA A NATUREZA.

FATO.4= MUDANÇAS CLIMATICAS
AS MUDANÇAS CLIMATICAS É CAUSADA PELO DESMATAMENTO SOLTA GASES DE EFEITO ESTUFA E COM O DESMATAMENTO A RISCO MUITO GRANDE DE APROXIMADAMENTE A 7 BILHOES DE TONELADA DE CARBONO ACOMULADA NAS VEGETAÇOES.
ESSES GASES ELES CONTRIBUEM PARA O AQUECIMENTO GLOBAL, E OS GASES ESTUFAS SAO LIBERADOS NA QUEIMADAS ELE SE ACOMULA NA ATMOSFERA.

Anônimo disse...

aluno:pedro vinicius
serie:3°d
pedriodo:noturno

frase sobre o meio anbiente.

..PENSE NO MEIO ANBIENTE E RESICLE SUA MENTE..

Anônimo disse...

aluno:pedro vinicius sousa de aquino
serie:3° ano d
pedriodo:noturno

a inportancia das florestas

Há uma relação muito íntima entre a floresta e a água. As árvores funcionam como esponjas que abastecem as reservas subterrâneas. A carga de água dos rios está relacionada à existência de florestas e aquela pode ficar comprometida se continuarmos no processo de devastação das áreas verdes do planeta.

A importância da floresta é enorme, pois suas raízes ajudam a evitar a erosão do solo. Suas folhas que cobrem o solo também ajudam a evitar a erosão e ainda permitem que a água das chuvas possa lentamente entrar no solo e ali permanecer por mais tempo, ao passo que a ausência de vegetação favorece o processo chamado de lixiviação.

As florestas também têm uma função excelente de regular o clima, pois elas, pelo sistema da fotossíntese, absorvem o gás carbônico, que eliminamos com a respiração e aquele decorrente de inúmeras atividades humanas, que foram intensificadas no período pré-industrial e industrial.

Portanto, o processo de eliminação das florestas favorece consideravelmente ao acúmulo de gases de efeito estufa. Primeiro, porque ao eliminá-las retiramos do planeta os seres vivos que têm como função ajudar a reduzir, ao menos temporariamente, o gás carbono usado na fotossíntese. Em segundo lugar, a devastação normalmente é feita em duas modalidades que por si só são causadores do aumento desses gases. Ao derrubar árvores para utilização da madeira, apenas algumas são armazenadas para venda ilegal com a finalidade de atender aos mercados consumidores. Ocorre que no processo de derrubada, inúmeras árvores são atingidas por aquela maior e caem no chão, que entram em processo de decomposição que também gera gases de efeito estufa.

Outra modalidade é a queimada aplicada após a derrubada para preparar o solo para agricultura e pecuária. A queimada também gera muitos gases fazendo aumentar o seu nível de concentração na atmosfera, sendo também um fator para o aquecimento global

Anônimo disse...

A importância das florestas originais

Florestas primárias são mais diversas; esta fica em Goianésia, Pará

Recuperar a variedade de plantas e animais de uma floresta é muito mais difícil do que se imaginava. Isso se, de fato, for realmente possível. Há décadas pesquisadores de vários países tentam descobrir o que seria mais eficiente para manter a biodiversidade: focar as iniciativas na preservação das florestas primárias, com o mínimo possível de alterações pelas atividades humanas, ou recuperar áreas que já sofreram alguma modificação pelo homem, entre elas as florestas secundárias. Para quem não é especialista, a resposta mais óbvia seria: nada substitui as florestas primárias em termos de biodiversidade. Mas, pesquisadores tinham dúvidas. Estudos sugeriam que as florestas secundárias pudessem conter uma variedade de espécies tão relevante quanto às originais. Porém, uma pesquisa publicada ontem (14/09) no site da revista Nature reforça a ideia de que as áreas de floresta primária são mais ricas em biodiversidade.

A pesquisa analisou 2.200 comparações entre florestas primárias e secundárias feitas anteriormente em 28 países da América, Ásia, África e Oceania. Essa avaliação, possivelmente a mais ampla sobre o assunto, concluiu que as florestas primárias tropicais são praticamente insuperáveis em biodiversidade. “Esse padrão depende muito do histórico de perturbação e da paisagem onde as manchas de mata primária estão inseridas”, explica Carlos Peres, brasileiro radicado na Universidade de East Anglia, no Reino Unido, e um dos autores do estudo da Nature.

Com base nesse raciocínio, a primeira escolha, em um mundo em que os recursos financeiros são limitados, seria manter as áreas de florestas primárias. Segundo Peres, investir na regeneração de mata secundária seria um bônus. “Reflorestar garantiria a sobrevivência de muitas espécies e a manutenção de serviços de ecossistemas como foi feito com a Floresta da Tijuca, área de mata atlântica, no Rio de Janeiro”, conta o norte-americano Thomas Lovejoy, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), no Brasil, e do Centro H. John Heinz III para Ciência, Economia e Meio Ambiente, nos Estados Unidos, outro autor do estudo feito em parceria com pesquisadores de outros países, entre eles o indiano Navjot Sodhi, que morreu de câncer antes da pesquisa ser publicada.

Regiões degradadas podem se recuperar sozinhas, mas reflorestar usando espécies nativas ou de outros ambientes é um trabalho lento, que pode durar séculos. “Áreas de mata atlântica secundárias com cerca de 400 anos no Paraná ainda não têm o perfil de espécies de plantas de regiões primárias”, alerta o pesquisador. A região do Petén, no norte da Guatemala, sofre do mesmo problema. “Quando os espanhóis chegaram, o local era tomado por milharais do Império Maia. Hoje, mais de 500 anos depois, uma mata vigorosa tomou o lugar, mas em termos de biodiversidade não chega nem perto do que poderia ser uma floresta primária da América Central”, afirma.

As atividades humanas interferem de modo diferente em regiões distintas. De acordo com o trabalho, as florestas tropicais da Ásia são mais sensíveis às transformações impostas pelo homem do as matas das Américas. Os diferentes grupos de animais, igualmente, respondem de forma distinta: os mamíferos, de modo geral, são mais resistentes às mudanças, ao passo que as aves são sensíveis.

Foram analisados 12 tipos de interferências humanas que afetam de modo diferente os ambientes. A prática mais agressiva é o uso do fogo, muitas vezes para abrir espaço para a agricultura, enquanto a que oferece menos risco para a biodiversidade é o corte seletivo. A retirada de apenas 3% das árvores de uma floresta já afeta a variedade de espécies do local. A monocultura de árvores de crescimento rápido, como o eucalipto, outra perturbação causada pelo ser humano ao ambiente, também é um problema para a biodiversidade, principalmente em locais como a Ásia e o Brasil.

Aluna: Karine Valadares sousa
2°ano B

Anônimo disse...

Floresta Amazônica

Há diversas florestas no planeta, entre elas a maior e mais importante é a Floresta Amazônica, com aproximadamente cinco milhões e meio de quilômetros quadrados onde sua maior extensão, cerca de 60% da sua área está no Brasil, 13% no Peru e outras pequenas extensões em outros países como Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Na Amazônia está também o Rio Amazonas, um dos maiores do mundo, o Pico da Neblina, o mais alto do Brasil com 2993 metros e importantes cidades, como cidade de Manaus.



Florestas Tropicais Africanas

Em seguida da Floresta Amazônica, vem as Florestas Tropicais Africanas. Encontrada na bacia do rio Congo, sendo considerada uma das florestas que possui a maior biodiversidade existente no Continente Africano, tem uma grande contribuição para as temperaturas sofridas pelo planeta, porém está sendo prejudicadas pelos incêndios e o desmatamento, que grandes destruições da floresta.

Florestas Tropicais do Sudeste Asiático

A terceira maior floresta do mundo e também a mais antiga com cerca de 70 milhões de anos, são as Florestas Tropicais do Sudeste Asiático, que possui um incomparável tesouro biológico, está dividida entre a Indonésia pelas ilhas na península Malaia, Malásia, Tailândia, Myanmar, em laos e no Camboja. Que infelizmente também vem sofrendo grande destruição, principalmente pelo desmatamento.

Importância das florestas



Embora não seja possível determinar exatamente todos os aspectos positivos da manutenção das florestas, podemos considerar alguns de vital importância:

As florestas por serem formadas por um grande número de plantas, também tem sua importância na fotossíntese que só se realiza por meio delas, ou seja, a produção do oxigênio que é indispensável à vida. Este processo dá às florestas o título de pulmão do mundo.

Elas também servem para a proteção do solo contra erosões e degradações naturais que seriam causados pela chuva, vento ou por secas. Aliás, uma das características mais notáveis nos ambientes florestais são as grandes concentrações de chuva.

As florestas fornecem madeira de vários tipos e são fundamentais para a economia de muitos lugares. A madeira usada, contudo precisa ser reposta através do reflorestamento, que no Brasil é obrigatório para todos os que fazem uso de madeira ou produtos derivados dela.

As plantas ali encontradas são usadas como matéria-prima para a produção de remédios, cosméticos, borracha e muitos outros produtos que usam plantas como matéria-prima.

Por fim, as florestas são habitat do maior número de espécies encontrados no planeja terra. Pássaros, insetos, mamíferos, répteis, peixes, entre outros. Segundo a Wikipédia, só na Amazônia foram catalogados 2,5 milhão de espécies de insetos, dezenas de milhares de plantas e cerca de 2.000 aves e mamíferos. Até o momento, pelo menos 40.000 espécies de plantas, 3.000 de peixes, 1.294 aves, 427 mamíferos, 428 anfíbios e 378 de répteis.

Referências:
http://ambiente.maiadigital.pt/ambiente/floresta-1/mais-informacao-1/sobre-a-importancia-das-florestas
http://planetadobem.blogspot.com/2011/01/as-maiores-florestas-do-mundo.html#ixzz1gZ2AJHPT
http://pt.wikipedia.org/wiki/Floresta_Amaz%C3%B4nica

Aluna:Beatriz Carla Lopes De Andrade
2°ano B

Anônimo disse...

A IMPORTÂNCIA DAS FLORESTAS TROPICAISAs florestas tropicais ajudam a estabilizar o clima por absorver o dióxido de carbono da atmosfera (CO2). Conforme as florestas são cortadas, muitas espécies ficam ameaçadas à extinção. Algumas espécies da floresta tropical somente sobrevivem em habitats naturais. A floresta tropical é a casa para um grande número de espécies de plantas e animais encontrados no mundo, incluindo muitas espécies ameaçadas de extinção As florestas tropicais úmidas ajudam a manter o ciclo d’água. O papel das florestas tropicais úmidas no ciclo hidrológico é adicionar água à atmosfera através do processo da transpiração (quando ocorre a liberação de água a partir das folhas das plantas durante o processo da fotossíntese). Na Amazônia, 50-80% da umidade permanece dentro do próprio ciclo da água.
As raízes das árvores da floresta tropical e a vegetação como um todo ajudam a protegem o solo. A floresta tropical é a casa do povo tribal que precisa da floresta para suprir suas necessidades alimentícias, de abrigo e de remédios. Entretanto, estes povos da floresta ainda podem nos ensinar muito sobre a floresta tropical. Seus conhecimentos de plantas medicinais usadas para tratar de doenças são únicos e eles têm uma grande. Apesar de eles ainda usarem a floresta para a caça tradicional e ritual, a maior parte dos Ameríndios, como estas pessoas são chamadas, fazem cultivo (como banana, mandioca e arroz), usam mercadorias ocidentais (como potes, panelas e utensílios de metal) e fazem viagens regulares a povoados e cidades para trazer alimento e vender suas mercadorias compreensão da ecologia da floresta tropical Amazônica.

Na África há moradores nativos da floresta às vezes conhecidos como pigmeus. Os pés pequenos permitem que os Mbuti movam-se na floresta mais eficientemente do que as pessoas mais altas. Até hoje, muitas das drogas receitadas pelos médicos no mundo moderno são derivadas das plantas. Aproximadamente 70% das plantas identificadas como tendo substâncias anti-cancerígenas pelo Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos são encontradas apenas na floresta tropical. O curandeiro trata o doente durante as cerimônias e rituais usando plantas obtidas da floresta. As florestas tropicais estão desaparecendo muito rapidamente. O conhecimento tradicional de plantas medicinais é passado pelo curandeiro de uma determinada vila. Necessitará do empenho de muitas pessoas trabalhado juntas a fim de assegurar que as florestas tropicais e a vida selvagem sobreviverem para que nossos filhos possam apreciá-las e desfrutá-las. . A educação é a parte mais crítica quando se pensa na salvação das florestas tropicais do mundo.

Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/1691273-import%C3%A2ncia-das-florestas-tropicais/#ixzz1ySbVKWvn

Aluna:Karine Valadares Sousa
2°ano B

Anônimo disse...

A Importância das Florestas!
As árvores funcionam como esponjas que abastecem as reservas subterrâneas. A carga de água dos rios está relacionada à existência de florestas e aquela pode ficar comprometida se continuarmos no processo de devastação das áreas verdes do planeta.

A importância da floresta é enorme, pois suas raízes ajudam a evitar a erosão do solo. Suas folhas que cobrem o solo também ajudam a evitar a erosão e ainda permitem que a água das chuvas possa lentamente entrar no solo e ali permanecer por mais tempo, ao passo que a ausência de vegetação favorece o processo chamado de lixiviação.

As florestas também têm uma função excelente de regular o clima, pois elas, pelo sistema da fotossíntese, absorvem o gás carbônico, que eliminamos com a respiração e aquele decorrente de inúmeras atividades humanas, que foram intensificadas no período pré-industrial e industrial.

Portanto, o processo de eliminação das florestas favorece consideravelmente ao acúmulo de gases de efeito estufa. Primeiro, porque ao eliminá-las retiramos do planeta os seres vivos que têm como função ajudar a reduzir, ao menos temporariamente, o gás carbono usado na fotossíntese. Em segundo lugar, a devastação normalmente é feita em duas modalidades que por si só são causadores do aumento desses gases. Ao derrubar árvores para utilização da madeira, apenas algumas são armazenadas para venda ilegal com a finalidade de atender aos mercados consumidores. Ocorre que no processo de derrubada, inúmeras árvores são atingidas por aquela maior e caem no chão, que entram em processo de decomposição que também gera gases de efeito estufa.

Outra modalidade é a queimada aplicada após a derrubada para preparar o solo para agricultura e pecuária. A queimada também gera muitos gases fazendo aumentar o seu nível de concentração na atmosfera, sendo também um fator para o aquecimento global.

A prática da monocultura e a pecuária são nocivas por si só, pois eliminam a existência de muitos seres vivos e dentre eles alguns que ao serem extintos também aumentam os gases da atmosfera que em situações normais são imprescindíveis para manter a temperatura da terra em níveis adequados à nossa sobrevivência.
ALUNA: SILMARY REGINE DE OLIVEIRA AGUIAR.
SÉRIE: 2° ANO B.

Unknown disse...

A importância da floresta é enorme, pois suas raízes ajudam a evitar a erosão do solo. Suas folhas que cobrem o solo também ajudam a evitar a erosão e ainda permitem que a água das chuvas possa lentamente entrar no solo e ali permanecer por mais tempo, ao passo que a ausência de vegetação favorece o processo chamado de lixiviação.

As florestas também têm uma função excelente de regular o clima, pois elas, pelo sistema da fotossíntese, absorvem o gás carbônico, que eliminamos com a respiração e aquele decorrente de inúmeras atividades humanas, que foram intensificadas no período pré-industrial e industrial.

Portanto, o processo de eliminação das florestas favorece consideravelmente ao acúmulo de gases de efeito estufa. Primeiro, porque ao eliminá-las retiramos do planeta os seres vivos que têm como função ajudar a reduzir, ao menos temporariamente, o gás carbono usado na fotossíntese. Em segundo lugar, a devastação normalmente é feita em duas modalidades que por si só são causadores do aumento desses gases. Ao derrubar árvores para utilização da madeira, apenas algumas são armazenadas para venda ilegal com a finalidade de atender aos mercados consumidores. Ocorre que no processo de derrubada, inúmeras árvores são atingidas por aquela maior e caem no chão, que entram em processo de decomposição que também gera gases de efeito estufa.

Outra modalidade é a queimada aplicada após a derrubada para preparar o solo para agricultura e pecuária. A queimada também gera muitos gases fazendo aumentar o seu nível de concentração na atmosfera, sendo também um fator para o aquecimento global. A preocupação com o meio ambiente não é mais uma dente várias questões, ela envolve tudo em nossa vida, porque a Terra é nosso lar comum e criar uma tarefa sustentável deve ser uma tarefa de todos.

CÓDIGO FLORESTAL

Sabemos que o governo vive o clássico dilema em conjugar a preservação do meio ambiente com o desenvolvimento econômico. Problema agravado em razão dos olhos do mundo estarem focados no assunto, principalmente porque o país será o anfitrião de importante evento ambiental a Rio + 20 (conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável). A decisão da presidenta, portanto, procurou comungar os vários interesses, embora não tenha alcançado.

Entretanto, chamamos atenção para um dispositivo da Lei 12.641 que, ao nosso entendimento, não beneficiou ninguém, que é a dispensa da averbação da reserva legal na matrícula do imóvel.

Lembramos que a reserva legal, por definição de lei, é a área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, com a função de assegurar o uso econômico de modo sustentável dos recursos naturais do imóvel rural, auxiliar a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos e promover a conservação da biodiversidade, bem como o abrigo e a proteção de fauna silvestre e da flora nativa.

O parágrafo 8º do artigo 16, do Código revogado, após redação dada pela Medida Provisória 2.166-67, de 2001, determinava que a área de reserva legal deveria ser averbada à margem da inscrição de matrícula do imóvel no registro de imóveis competente.

Dãmallys&Damaris disse...

1- Fato #1 RISCO DE TRAGÉDIAS

A ocupação de terras onde são construídas casas em morro(lugares inadequados) acaba desabando por falta de árvores que antes seguravam o solo.Assim aconteçeu em algumas cidades do Rio de Janeiro,como em Teresópolis no inicio de 2011.

Fato #2 EXTINÇÃO DE ESPÉCIES

Por que reduzir as áreas de reserva legal?Sendo que foi criada para proteger os animais.Na minha opinião deveria ter mais áreas,se a população humana esta crescendo,dos animais também deve crescer.Assim eles pecisam de mais espaço.Direitos iguais!!

Fato #3 AUMENTO DO DESMATAMENTO

Não estou gostando nada disso.Perdão para quem desmatou até 2008?Se desmatar é ilegal(errado) para quê o perdão?Onde será que estava a cabeça de quem inventou isso??Gente isso não tem cabimento.Imagina só o Mato Grosso que é lider em desmatamento de todo Brasil.Em vez de criar isso porque eles não criam mais hospital para a população?"É hospitais que a população precisa e não de perdão".

Fato #4 MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Agora sei que é o fim mesmo.Como o Brasil quer ser exemplo se estão pensando nisso?Como será a vida do meu filho,netos?O Brasil vai pareçer a India,não em tamanho de população,mas sim na poluição.

Gostei da frase que aparece nas fotos "O DESMATAMENTO EMPOBRECE O BRASIL.NOSSO PAÍS PODE PRODUZIR E CRESCER SEM DESMATAR NOSSAS FLORESTAS". É isso ai!Espero que essa lei não sege aprovada.

3-"Hoje o meio ambiente precisa de nós,amanhã somos nós que precisaremos dele,por isso vamos zelar e valoriza-lo mais para que possamos viver sempre com saúde e alegria,num ambiente que CONSERVAMOS". Com a tal mudança do código florestal o meio ambiente já esta precisando de nós.


4- A IMPORTÂNCIA DAS FLORESTAS
Será que já paramos para pensar qual a importância das florestas para o Planeta Terra?A maioria das pessoas iriam dizer que já pensou sobre isso,mas o que será que eu e você fizemos a respeito disso?Uma pergunta fácil de responder:nada. Isso mesmo nada!Se pararmos para pensar,poderemos observar que muita das vezes nem agradecemos à Deus pelo ar que respiramos,a saúde.Muitos pedem fazer a seguinte pergunta,o que Deus e a saúde tem a ver com as florestas?Então eu te respondo:Deus tem tudo a ver com as florestas,pois foi ele que criou o universo e a saúde também está no meio disso.
Embora muitas pessoas não percebam,as florestas são indispensáveis para que haja vida na terra.Ela cobre 31% de toda área terrestre,além de garantir a sobrevivência de 7 bilhões de pessoas.As florestas contribuem para a melhoria da qualidade do ar, da água, do solo e dos seres vivos.As árvores, tal como os outros produtores libertam oxigênio e contribuem para a diminuição de GEE (gases efeito de estufa).Além do desmatamento e da emissão de CO2 que tamanha degradação proporciona as florestas são habitat naturais das mais diversas espécies animais. As comunidades locais, como os indígenas dependem das florestas como fonte de combustível, alimento, medicamento e abrigo. A perda de florestas compromete o combate à pobreza. Os povos indígenas e os povos dependentes das florestas são os guardiões de suas florestas, prestando serviços ambientais ao resto da humanidade. As mudanças climáticas atingirão mais intensamente os mais pobres e, portanto, a redução do desmatamento ajudará a construir a sua residência aos impactos climáticos.Segundo pesquisas o Brasil continua desmatando a uma taxa de 0,6% ao ano. “Se continuar assim, em 10 anos teremos perdido algo perto a 12 vezes o Estado do Rio de Janeiro”,diz o diretor da pesquisa. As arvores não são só importantes na Amazônia não,mas também no lugar onde convívio,como por exemplo:no quintal da minha casa,na escola.Seria bom se a cada um de nós parasse para pensar antes de cortar uma árvore,por mais pequena que seja,ela tem grande importância para a natureza.

(Obs:Texto 4 de Dãmallys e Larissa Rodrigues)

Damallys 2ºB

Anônimo disse...

Fato 1 #
O código florestal contribui para aumentar os riscos da natureza,
e aumentando as consequencias para nós seres humanos.

Fato2 #
Com essas mudanças no código florestal , reduz muito mais as áreas
de reserva legal , e causa o risco de extinções de animais e de plantas.

Fato 3 #
O código aumenta o desmatamento , e isso já diz tudo ,
Que aumentando o desmatamento , aumenta os riscos , as conseqüências
As extinções e etc..

Minha frase é :

‘’ É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve.’

Fato 4 #

A importância das florestas praticamente extrema para nós seres humanos
As florestas cobrem cerca de 30% da superfície terrestre. É nas florestas e noutros cobertos vegetais que se realiza a fotossíntese da qual depende a vida: produção de oxigênio a partir do dióxido de carbono. Elas são depositárias de dois quintos de todo o carbono-armazenado nos ecossistemas terrestres, sendo consideradas como “pulmões do mundo” ou “sumidouros de carbono”
Além da indispensável função fotossintética, as florestas desempenham papéis extremamente relevantes, quer a nível ecológico, quer econômico e mesmo social. Entre inúmeras funções, elas:
- São fonte de bens como madeiras, combustíveis, alimentos e matérias-primas (ex. resina, celulose, cortiça, frutos, bagas);
- Têm funções de proteção do solo contra e erosão, de controlo do ciclo e da qualidade da água;
- Concentram a maior parte da biodiversidade terrestre, nomeadamente, de espécies vegetais e animais;
- Têm um elevado valor paisagístico e recreativo.

aluno : André vicente Andrade Pereira

2°B

Anônimo disse...

A IMPORTÂNCIA DAS FLORESTAS TROPICAISAs florestas tropicais ajudam a estabilizar o clima por absorver o dióxido de carbono da atmosfera (CO2). Conforme as florestas são cortadas, muitas espécies ficam ameaçadas à extinção. Algumas espécies da floresta tropical somente sobrevivem em habitats naturais. A floresta tropical é a casa para um grande número de espécies de plantas e animais encontrados no mundo, incluindo muitas espécies ameaçadas de extinção As florestas tropicais úmidas ajudam a manter o ciclo d’água. O papel das florestas tropicais úmidas no ciclo hidrológico é adicionar água à atmosfera através do processo da transpiração (quando ocorre a liberação de água a partir das folhas das plantas durante o processo da fotossíntese). Na Amazônia, 50-80% da umidade permanece dentro do próprio ciclo da água.
As raízes das árvores da floresta tropical e a vegetação como um todo ajudam a protegem o solo. A floresta tropical é a casa do povo tribal que precisa da floresta para suprir suas necessidades alimentícias, de abrigo e de remédios. Entretanto, estes povos da floresta ainda podem nos ensinar muito sobre a floresta tropical. Seus conhecimentos de plantas medicinais usadas para tratar de doenças são únicos e eles têm uma grande. Apesar de eles ainda usarem a floresta para a caça tradicional e ritual, a maior parte dos Ameríndios, como estas pessoas são chamadas, fazem cultivo (como banana, mandioca e arroz), usam mercadorias ocidentais (como potes, panelas e utensílios de metal) e fazem viagens regulares a povoados e cidades para trazer alimento e vender suas mercadorias compreensão da ecologia da floresta tropical Amazônica.


Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/1691273-import%C3%A2ncia-das-florestas-tropicais/#ixzz1z19BF0Zi


Aluna:Beatriz Carla Lopes De Andrade

2°ano B

Anônimo disse...

"Homen destroi a floresta,e a floresta destroi o homen"

Anônimo disse...

"Homen destroi a floresta,e a floresta destroi o homen"

Aluna:Beatriz Carla Lopes de Andrade

2°anoB