quarta-feira, 9 de maio de 2012

ALÔ, GALERA DO 1ºA, C, D , E- JBC O ASSUNTO PARA PESQUISA É "CÉLULAS TRONCO"

Até 25 de maio de 2012, o grupo de 4 pessoas irá pesquisar para apresentar,Valendo nota,então vamos lá, façam bem feito!

28 comentários:

jessika disse...

A célula tronco

As células da vida

Grandes avanços nas áreas de genética humana e biologia molecular vêm provocando mudanças significativas na medicina. Os últimos dez anos em particular marcaram a expansão do conhecimento sobre as células-tronco e suas aplicações clínicas, inaugurando a chamada era da medicina regenerativa.

O estudo das células-tronco e de suas aplicações clínicas pode mudar os rumos da medicina. Descobertas no campo da medicina regenerativa levam a crer que, além de dar origem às células do sangue, as células-tronco têm potencial para se transformar em células do coração, dos ossos, do cérebro, dos nervos, da pele e outros tipos de células.

Embora essas pesquisas estejam ainda em desenvolvimento, o valor das células-tronco e seu potencial estão criando um novo paradigma para o futuro.

Células-tronco: as células-mãe do corpo.

As células-tronco encontradas no cordão umbilical e na medula óssea dão origem a todas as células que formam o sangue e o sistema imunológico. Por isso, são utilizadas no tratamento de uma série de doenças que necessitam da regeneração desses tecidos.

O sangue do cordão é o passaporte para a medicina do futuro.

Alunas:Thays,Larissa,Rayanne,Jessika Christiny
Turma:1ano "D"

richard disse...

O que são células-tronco?
De forma bem simplificada, células-tronco são células primitivas, produzidas durante o desenvolvimento do organismo e que dão origem a outros tipos de células. Existem vários tipos de células-tronco: 1. Totipotentes - podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias; 2. Pluripotentes - podem produzir todos os tipos celulares do embrião; 3. Multipotentes - podem produzir células de várias linhagens; 4. Oligopotentes - podem produzir células dentro de uma única linhagem e 5. Unipotentes - produzem somente um único tipo celular maduro. As células embrionárias são consideradas pluripotentes porque uma célula pode contribuir para formação de todas as células e tecidos no organismo.

Para que servem as células-tronco?
Uma das principais aplicações é produzir células e tecidos para terapias medicinais. Atualmente, órgãos e tecidos doados são freqüentemente usados para repor aqueles que estão doentes ou destruídos. Infelizmente, o número de pessoas que necessitam de um transplante excede muito o número de órgãos disponíveis para transplante. E as células pluripotentes oferecem a possibilidade de uma fonte de reposição de células e tecidos para tratar um grande número de doenças incluindo o Mal de Parkinson, Alzheimer, traumatismo da medula espinhal, infarto, queimaduras, doenças do coração, diabetes, osteoartrite e artrite reumatóide.

Onde as células-tronco podem ser encontradas?
Em embriões recém-fecundados (blastocistos), criados por fertilização in vitro - aqueles que não serão utilizados no tratamento da infertilidade (chamados embriões disponíveis) ou criados especificamente para pesquisa; embriões recém-fecundados criados por inserção do núcleo celular de uma célula adulta em um óvulo que teve seu núcleo removido - reposição de núcleo celular (denominado clonagem); células germinativas ou órgãos de fetos abortados; células sanguíneas de cordão umbilical no momento do nascimento; alguns tecidos adultos (tais como a medula óssea) e células maduras de tecido adulto reprogramadas para ter comportamento de células-tronco.

Nome: Richard Alex Mendes Damaceno
Turma: 1° E
Escola: João Brienne De Camargo

Nome:jessica,daniel,jeferson,max turma:1:D disse...

As células-tronco:são células com capacidade de renovação através da mitose e podem originar tipos especializados de células, que formam os diferentes tecidos do corpo humano.
As células-tronco embrionárias têm a capacidade de se diferenciar em diversos tipos celulares, como tecido sanguíneo,ósseo, muscular, epitelial, etc. Nos organismos adultos, as células-tronco tema função de reparar os danos celulares do organismo.
A utilização dessas células com fins terapêuticos tem se tornado cada vez mais promissora, principalmente para pessoas com doenças degenerativas e com danos ao sistema nervoso. Também são muito úteis no combate às doenças cardiovasculares, neurodegererativas, mal de Parkinson, diabetes juvenil e lesões na medula.
Células-tronco embrionárias
São células derivadas da massa celular interna do blastócito, que é um embrião formado aproximadamente 5 dias após a fecundação. Essas células contêm uma grande capacidade de diferenciação, podendo dar origem a todos os tecidos do corpo, quando recebem o estímulo necessário. São classificadas como totipotentes ou pluripotentes.
Células-tronco Totipotentes: Podem produzir, além das células embrionárias, células da placenta e dos anexos embrionários.
Células-tronco Pluripotentes: Podem produzir células de todos os tecidos embrionários, exceto células extra-embrionárias.
Células-tronco adultas
São células presente no organismo e com grande capacidade de diferenciação. Essas células trabalham para reparar danos e repor células do organismo. Como células-tronco adultas podemos citar a medula óssea, fígado, cordão umbilical, etc. Essas células podem ser colhidas tanto em adultos como em crianças

ijordam disse...

Células-tronco são as células com capacidade de auto-replicação, isto é, com capacidade de gerar uma cópia idêntica a si mesma e com potencial de diferenciar-se em vários tecidos.
_____________________________________
- Totipotentes, aquelas células que são capazes de diferenciarem-se em todos os 216 tecidos que formam o corpo humano, incluindo a placenta e anexos embrionários. As células totipotentes são encontradas nos embriões nas primeiras fases de divisão, isto é, quando o embrião tem até 16 - 32 células, que corresponde a 3 ou 4 dias de vida;

- Pluripotentes ou multipotentes, aquelas células capazes de diferenciar-se em quase todos os tecidos humanos, excluindo a placenta e anexos embrionários, ou seja, a partir de 32 - 64 células, aproximadamente a partir do 5º dia de vida, fase considerada de blastocisto. As células internas do blastocisto são pluripotentes enquanto as células da membrana externa destinam-se a produção da placenta e as membranas embrionárias;

- Oligotentes, aquelas células que se diferenciam em poucos tecidos;

- Unipotentes, aquelas células que se diferenciam em um único tecido.Podem ser obtidas:

- Por Clonagem Terapêutica é a técnica de manipulação genética que fabrica embriões a partir da transferência do núcleo da célula já diferenciada, de um adulto ou de um embrião, para um óvulo sem núcleo. A partir da fusão inicia-se o processo de divisão celular, na primeira fase 16-32 são consideradas células totipotentes. Na segunda fase 32-64 serão células pluripotentes, blastocisto que serão retiradas as células-tronco para diferenciação, in vitro, dos tecidos que se pretende produzir. Nesta fase ainda não existe nenhuma diferenciação dos tecidos ou órgãos que formam o corpo humano e por isso podem ser induzidas para a terapia celular.

- Do Corpo Humano as células-tronco adultas são fabricadas em alguns tecidos do corpo, como a medula óssea, sistema nervoso e epitélio, mas possuem limitação quanto a diferenciação em tecidos do corpo humano.

- De Embriões Descartados (inviáveis para implantação) e Congelados nas clínicas de reprodução assistida


Podem ser utilizadas:

Terapia Celular: tratamento de doenças ou lesões com células-tronco manipuladas em laboratório.


O que é Clonagem Reprodutiva?

É a técnica pela qual se forma uma cópia de um indivíduo. O procedimento basea-se na transferência do núcleo de uma célula diferenciada, adulta ou embrionária, para um óvulo sem núcleo com a implantação do embrião no útero humano. Gêmeos univitelinos são clones naturais.

nome: ighor jordam: matheus junior
turma 1Ano D

Anônimo disse...

Paulo Sérgio
Wallec Thiago

comentarios


As células-tronco são células primárias encontradas em todos os organismos multicelulares que retêm a habilidade de se renovar pode meio da divisão celular mitótica e podem se diferenciar em uma vasta gama de tipos de células especializadas. As pesquisas no campo das células-tronco humanas se expandiram após estudos realizados pelos canadenses Ernest A, McCulloch e James E. Till na década de 1960.



CATEGORIAS

As três categorias de células-tronco são:


-- Células-tronco embrionárias -- derivadas de blastócitos

-- Células-tronco adultas -- encontradas em tecidos adultos


-- Células-tronco da medula espinhal
No embrião em desenvolvimento, as células-tronco podem se diferenciar em tipos de tecidos especializados. Em organismos adultos, as células-tronco e as células progenitoras atuam como um sistema de reparo para o corpo, tornando a repovoá-lo de células especializadas. Como as células-tronco podem rapidamente crescer e se transformar em células especializadas com características consistentes com células de vários tecidos, como músculos ou nervos, seu uso nas terapias médicas tem sido proposta.
Em particular, as linhagens de células-tronco embrionárias, as células-tronco embrionárias originárias de clonagem terapêutica e células-tronco adultas do cordão umbilical ou da medula óssea são candidatas promissoras.

Turma 1 ano c
Alunos: Paulo Sergio Wallec Thiago
Trabalho:Bologia
Tema:células tronco

Regiane Souza 1ºC disse...

Células Tronco

Células tronco: são células primitivas, produzidas durante o desenvolvimento do organismo e que dão origem a outros tipos de células. As células-tronco, também conhecidas como células estaminais, são indiferenciadas (não possuem uma função determinada) e também têm a capacidade de se transformar em outros tipos de células, incluindo as do cérebro, coração, cordão umbilical, músculos e pele.
Existem vários tipos de células-tronco:
1. Totipotentes - podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias;
2. Pluripotentes - podem produzir todos os tipos celulares do embrião;
3. Multipotentes - podem produzir células de várias linhagens;
4. Oligopotentes - podem produzir células dentro de uma única linhagem e
5. Unipotentes - produzem somente um único tipo celular maduro. As células embrionárias são consideradas pluripotentes porque uma célula pode contribuir para formação de todas as células e tecidos no organismo.
Elas servem para produzir células e tecidos para terapias medicinais. Atualmente, órgãos e tecidos doados são freqüentemente usados para repor aqueles que estão doentes ou destruídos.
As células-tronco totipotentes e pluripotentes (ou multipotentes) só são encontradas nos embriões.
As totipotentes são aquelas presentes nas primeiras fases da divisão, quando o embrião tem até 16 - 32 células (até três ou quatro dias de vida). As pluripotentes ou multipotentes surgem quando o embrião atinge a fase de blastocisto (a partir de 32 -64 células, aproximadamente a partir do 5.o dia de vida) - as células internas do blastocisto são pluripotentes enquanto as células da membrana externa do blastocisto destinam-se a produzir a placenta e as membranas embrionárias.
As células-tronco oligopotentes ainda são objeto de pesquisas, mas podemos dizer como exemplo que são encontradas no trato intestinal.


Turma: 1°ano c
Aluna:Regiane'Souza
Trabalho:biologia
Tema:Células tronco .

Anônimo disse...

COMENTARIO.

As células-tronco, células-mães ou células estaminais são células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a duas células semelhantes às progenitores.


CELULAS TRONCO

As células tronco têm algumas características importantes que as distinguem de outros tipos celulares. Elas são células não-especializadas, que se renovam por meio de divisão celular. Outra característica é que são células não-diferenciadas e, portanto, não-especializadas. Por fim sob certas condições fisiológicas e experimentais, podem ser induzidas a tornarem-se células com funções especiais, tais como células contráteis de músculos cardíacos.

Há vários tipos de células tronco:
- totipotentes: são consideradas as células mestres do corpo.
- pluripotentes: pode dar origem a qualquer tipo de célula, exceto a placenta.
- multipotentes: com um numero limitado, podem dar origem a outros tipos celulares. ex: células hematopoiéticas.



Extração das células-tronco
EMBRIONARIAS - São encontradas no embrião humano e são classificadas como totipotentes ou pluripotentes, porque podem proliferar indefinidamente in vitro sem se diferenciar, mas se diferenciam se forem alteradas as condições de cultivo.
Outra característica especial dessas células é que, quando reintroduzidas em embriões de camundongo, dão origem a células de todos os tecidos de um animal adulto, mesmo as germinativas (óvulos e espermatozóides)

ADULTAS - São encontradas em diversos tecidos como a medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta, e outros.
Mais recente ainda é a idéia de que essas células-tronco adultas são não apenas multipotentes, mas também pluripotentes. Os pesquisadores demonstraram que uma célula-tronco adulta derivada de um tecido altamente diferenciado e com limitada capacidade de proliferação pode seguir um programa de diferenciação totalmente diverso se colocada em um ambiente adequado. Também deixou claro que o potencial de diferenciação das células-tronco adultas não é limitado por sua origem embriológica: células neurais têm origem no ectoderma e células sangüíneas vêm do mesoderma embrionário.


MESENQUIMAIS – Células-tronco mesenquimais, uma população de células do estroma do tecido (parte que dá sustentação às células), têm a capacidade de se diferenciar em diversos tecidos. Essas células apresentam uma poderosa atividade imunossupressora, o que abre a possibilidade de sua aplicação clínica em doenças imunomediadas, como as auto-imunes e também nas rejeições aos transplantes. Em adultos, residem principalmente na medula óssea e no tecido adiposo.


Alunos: Mariana, Carlos Eduardo, Rugguiere
Professora: Gonçalina
Serie: 1°C
Assunto: Células Tronco

Daniele Soares, Karyna Kellyn, Kellen Arruda E Kamylla disse...

O que são células-tronco?
São células mestras que têm a capacidade de se transformar em outros tipos de células, incluindo as do cérebro, coração, ossos, músculos e pele.
As células-tronco são classificadas como:
Totipotentes ou embrionárias - São as que conseguem se diferenciar em todos os 216 tecidos (inclusive a placenta e anexos embrionários) que formam o corpo humano.
Pluripotentes ou multipotentes - São as que conseguem se diferenciar em quase todos os tecidos humanos, menos placenta e anexos embrionários. Alguns trabalhos classificam as multipotentes como aquelas com capacidade de formar um número menor de tecidos do que as pluripotentes, enquanto outros acham que as duas definições são sinônimas.
Oligopotentes - Aquelas que conseguem diferenciar-se em poucos tecidos.
Unipotentes - As que conseguem diferenciar-se em um único tecido.
Elas funcionam como células curingas, ou seja, teriam a função de ajudar no reparo de uma lesão. As células-tronco da medula óssea, especialmente, têm uma função importante: regenerar o sangue, porque as células sangüíneas se renovam constantemente.
As células-tronco totipotentes e pluripotentes (ou multipotentes) só são encontradas nos embriões.

As totipotentes são aquelas presentes nas primeiras fases da divisão, quando o embrião tem até 16 - 32 células (até três ou quatro dias de vida). As pluripotentes ou multipotentes surgem quando o embrião atinge a fase de blastocisto (a partir de 32 -64 células, aproximadamente a partir do 5.o dia de vida) - as células internas do blastocisto são pluripotentes enquanto as células da membrana externa do blastocisto destinam-se a produzir a placenta e as membranas embrionárias.
As células-tronco oligopotentes ainda são objeto de pesquisas, mas podemos dizer como exemplo que são encontradas no trato intestinal.
As unipotentes estão presentes no tecido cerebral adulto e na próstata.



Alunos: Daniele Soares Caprini, Karyna Kelly, Kellen Arruda, e Kamylla.
Professora: Gonçalina
Serie: 1°C
Assunto: Células Tronco.

Anônimo disse...

Células Tronco
As Células Tronco também conhecida como Células Estaminais , não possui uma função determinada e se caracterizam pela capacidade de originar outros tipos de células, transformar em diversos tipos de tecidos que formam o corpo humano e curar diversas doenças como o câncer .
As Células Tronco são classificadas como:
• Totipotentes (ou Embrionárias) = São as que conseguem se diferenciar em todos os 216 tecidos (inclusive a placenta e anexas embrionárias) que formam o corpo Humano.
• Pluripotentes (ou Multipotentes) = São as que conseguem se diferenciar em quase todos os tecidos humanos.
• Oligopotentes = São aquelas que conseguem diferenciar-se em poucos tecidos.
• Unipotentes = aquelas que conseguem diferenciar-se em um único tecido.

As células Totipotentes e Pluripotentes só são encontradas nos Embriões.

Possíveis usos Médicos:
As qualidades de transformações das Células Tronco podem representar tratamento para muitas doenças (como Câncer , Mal de Alzheimer) que afetam milhões de pessoas no mundo.

Alunos: Leonardo Figueiredo
Lucas Huãn
Tamires Roberta
Kennedy Costa
Douglas Cristian

Ano: 1° ano E
Professora: Gonçalina

André Fernando disse...

celulas tronco
são de diversos tipos e um verdadeiro tesouro, pois podem originar outros tipos de células e promover a cura de diversas doenças como o câncer, o Mal de Alzeimer e cardiopatias. Estamos falando das células-tronco, foco de discussões entre cientistas, leigos e políticos.
o que são celulas tronco?
células-tronco são células primitivas, produzidas durante o desenvolvimento do organismo e que dão origem a outros tipos de células. Existem vários tipos de células-tronco:
1. Totipotentes - podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias;
2. Pluripotentes - podem produzir todos os tipos celulares do embrião;
3. Multipotentes - podem produzir células de várias linhagens;
4. Oligopotentes - podem produzir células dentro de uma única linhagem
5. Unipotentes -- produzem somente um único tipo celular maduro.
As células embrionárias são consideradas pluripotentes porque uma célula pode contribuir para formação de todas as células e tecidos no organismo.
caracteristicas da celulas-tronco Primeiro elas são celulas não especializadas que se renovam por meio de divisão celular.outra caracteristicas é que são celulas não-diferenciadas,e por tanto,não- especializadas.por fim sob certas condiçoes,fisiológicas e não experimentais,podem ser induzidar a tornarem-se células especiais tais como celulas contráteis de muculos cardiacos.
terapia celular
A terapia celular,baseada na ultização das celulas tronco,podem ser definidas como um grupo de tecnologias que dependem da respiração de celulas doentes ou não funcionais,por celulas saudaveis.



bibliografia:google.com/
celulas tronco o que são e para que servem
celulas tronco-CBI



escola:João brienne de camargo
alunos:
Iris fernanda
weverton
jederson
werike
professora:gonçalina
turma:1° ano c

Aline A. Souza disse...

CÉLULAS TRONCO

*O que são células-tronco?
Células-troncos são células mestras que têm a capacidade de se transformar em outros tipos de células, incluindo as do cérebro, coração, ossos, músculos e pele.

*O que são células-tronco embrionárias?
Células-tronco embrionárias são aquelas encontradas em embriões. Essas células têm a capacidade de se transformar em praticamente qualquer célula do corpo. São chamadas pluripotentes. É essa capacidade que permite que um embrião se transforme em um corpo totalmente formado. Cerca de cinco dias após a fertilização, o embrião humano se torna um blastocisto-uma esfera com aproximadamente 100 células. As encontradas em sua camada externa vão formar a placenta e outros órgãos necessários ao desenvolvimento fetal do útero. Já as existentes em seu interior formam quase todos os tecidos do corpo. Estas são as células-tronco de embriões usadas nas pesquisas.


*O que são células-tronco adultas?
Esse nome é um erro, porque são encontradas em tecidos maduros, no corpo de crianças e adultos. As células-tronco de adultos são mais especializadas que as embrionárias e dão origem a tipos específicos de células. São chamadas multipotentes. Algumas pesquisas sugerem que as células-tronco adultas podem se transformar em tipos muito mais variados de células do que se supunha anteriormente.

*Qual a fonte de células-tronco embrionárias?
Os cientistas geralmente obtém essas células de embriões descartados em clínicas de fertilidade. Os embriões criados pelo espermatozóide e óvulo de um casal -- e que não são implantados no útero nem destruídos pela clínica -- podem servir como fontes de células-tronco.

*Quais os possíveis usos médicos das células-tronco?
As qualidades de transformação das células-tronco podem representar tratamentos para muitas doenças que afetam milhões de pessoas no mundo. Por exemplo, uma injeção de células-tronco no cérebro de um portador de mal de Parkinson pode regenerar as funções dos neurônios do paciente e levar à cura.Outras terapias podem incluir diabete, mal de Alzheimer, derrames, enfartes, doenças sanguíneas ou na espinha e câncer.

*Que outros usos médicos são possíveis?
Com o uso dessas células, os cientistas poderiam testar os efeitos terapêuticos e colaterais de drogas em tecidos humanos, sem ter a necessidade de utilizar animais. As células-tronco poderão também ser usadas no tratamento de problemas genéticos.

*As células-tronco de embriões são melhores que as adultas?
Não se sabe por enquanto. Apesar de poder crescer em quantidade ilimitada em laboratório, as células embrionárias podem ser rejeitadas pelo sistema imunológico do paciente quando transplantadas, podendo inclusive gerar tumores. Como as células-tronco adultas oferecem a possibilidade de ser retiradas do próprio paciente, evita-se o risco de rejeição. No entanto, ainda há dúvidas sobre sua capacidade de transformação em outras células. Além disso, sua produção em laboratório na quantidade necessária é mais difícil.

*A que a polêmica diz respeito?
Para algumas pessoas, como grupos religiosos e antiaborto, a destruição de um embrião é o mesmo que matar um ser humano.


TRABALHO DE BIOLOGIA

TEMA: Células Tronco
ALUNOS: Aline, Beatriz, Nataly, stella e Wenneston
PROFª: Gonçalina Arruda
TURMA: 1ºano E
ESCOLA: João Brienne de Camargo

Anônimo disse...

Conceito da células-tronco
As células-tronco, também conhecidas como células estaminais, são indiferenciadas (não possuem uma função determinada) e se caracterizam pela capacidade de se transformar em diversos tipos de tecidos que formam o corpo humano.
O que são células-tronco?
São células mestras que têm a capacidade de se transformar em outros tipos de células, incluindo as do cérebro, coração, ossos, músculos e pele.
Características das Células-tronco:
As células-tronco têm três características importantes que a distinguem de outros tipos celulares. Em primeiro lugar, elas são células não-especializadas, que se renovam por meio de divisão celular. Outra características é que são células não-diferenciadas e, portanto não-especializadas. Por fim sob certas condições fisiológicas e experimentais, podem ser induzidas a tornarem-se células com função especias, tais como células contráteis de músculo cardíaco
As células-tronco são células primitivas que dão origem a outros tipos, também chamadas de 'progenitoras'. Há vários tipos de células-tronco:
1. Células 'totipotentes' são consideradas as células mestres do corpo, pois contém a informação genética necessária para criar todas as células do corpo mais a placenta, que nutre o embrião;
2. O próximo estágio de divisão resulta em células 'pluripotentes', altamente versáteis e que podem dar origem a qualquer tipo de célula, exceto placenta;
3. As células, no estágio seguinte, tornam-se 'multipotentes', isto é, podem dar origem a vários outros tipos celulares, mas em número limitado.
O que são células-tronco adultas?
Esse nome é um erro, porque são encontradas em tecidos maduros, no corpo de crianças e adultos. As células-tronco de adultos são mais especializadas que as embrionárias e dão origem a tipos específicos de células. São chamadas multipotentes. Algumas pesquisas sugerem que as células-tronco adultas podem se transformar em tipos muito mais variados de células do que se supunha anteriormente.
Podem ser Obtidas:
Por Clonagem Terapêutica é a técnica de manipulação genética que fabrica embriões a partir da transferência do núcleo da célula já diferenciada, de um adulto ou de um embrião, para um óvulo sem núcleo.
Do Corpo Humano as células-tronco adultas são fabricadas em alguns tecidos do corpo, como a medula óssea, sistema nervoso e epitélio, mas possuem limitação quanto a diferenciação em tecidos do corpo humano.

De Embriões Descartados (inviáveis para implantação)e Congelados nas clínicas de reprodução assistida
Comentarios: Chegamos a conclusão que células-tronco são primitivas, produzidas durante o desenvolvimento do organismo e que dão origem a outros tipos de células.

Trabalho de Biologia
Assunto: Células-tronco
Alunos: Rafaela Bichofre, Douglas Junior, Pamella Castro, Tayna Cristina, Vanderleia Santana.
Serie: 1ºano 'E'
Bibliografia:
Suapesquisa.com
Wikipédia.com
Brasilescola.com.br

Anônimo disse...

!" #
$




!"


%
&




!






!




%







! '




(

!
#
)


*&
'

!
+%





,

!"
" $

&





(













"


&




%


!

Anônimo disse...

CÉLULAS TRONCO

As células-tronco têm três caracterítica importantes que as destinguem de outros tipos de celulares.Em primeiro, elas são células não-especializadas, que se renovam por meio de divisão celular. Outra característica é que são células não-diferenciadas e, portanto, não-especializada. Por fim, sob certas condições fisiológicas experimentais, podem ser induzidas a tornarem-se células com funções especiais, tais como células contráteis de músculo cardíaco.

A terapia celular, baseada na utilização das células-tronco, pode ser definida como um grupo de tecnologia que dependem da reposição de células doentes ou não funcionais por células saudáveis. Essa novas técnicas estão sendo aplicadas em um amplo espectro de doenças humanas, incluindo muito tipos de câncer, doenças neurológicas, como Parkinson, injúrias da medula espinhal, diabetes e doenças cardíacas. Há dezenas de tipos diferentes de células especializadas no organismo adulto. Todas elas possuem funções específicas para o tecido que compõem. Por exemplo, células especializadas no músculo cardíaco contraem ritmicamente enquanto que células do pâncreas produzem insulinas.
As células têm um período determinado de vida e eventualmente morrem. A maioria das células do organismo se devide e duplica ao longo da vida, mas algumas células não se repõem ou fazem em tão pequeno número que não conseguem repor a quantidade necessária com rapidez suficiente para combater as doenças do tecido que as contém.

As células-tronco são células primitivas que dão origem a outros tipos, também chamada de PROGENITORAS. Há vários tipos de células-tronco:
1)células TOTIPOTENTES são consideradas as células mestres do corpo, pois contém a informação genética necessária para criar todas as células do corpo mais a placenta, que nutre o embrião.
2)o próximo estágio de divisão resulta em células PLURIPOTENTES, altamente versáteis e que podem dar origem a qualquer tipo de células, exceto a placenta;
3)as células, no estágio seguinte, tornam-se MULTIPOTENTES, isto é, podem dar origem a vários outros tipos celulares, mas em número limitado. Um exemplo são as células hematopoiéticas, que podem se desnvolver em vários tipos de células sanguíneas, mas em células cerebrais. Ao final da cadeia de divisão celular estão as célula definitivamente diferenciadas - consideradas permanentemente comprometidas com uma função específica.


Escola: João Brienne de Camargo
Professora: Gonçalina
Disiplina: Biologia
Alunos(A): Maria Eloisa, Thayanny Rosalino, Taianny Macedo e Erik Henrique
Serie: 1ºano A
Trabalho: CÉLULAS TRONCO

Anônimo disse...

As células-tronco são células primárias encontradas em todos os organismos multicelulares que retêm a habilidade de se renovar pode meio da divisão celular mitótica e podem se diferenciar em uma vasta gama de tipos de células especializadas. As pesquisas no campo das células-tronco humanas se expandiram após estudos realizados pelos canadenses Ernest A, McCulloch e James E. Till na década de 1960.

No embrião em desenvolvimento, as células-tronco podem se diferenciar em tipos de tecidos especializados. Em organismos adultos, as células-tronco e as células progenitoras atuam como um sistema de reparo para o corpo, tornando a repovoá-lo de células especializadas. Como as células-tronco podem rapidamente crescer e se transformar em células especializadas com características consistentes com células de vários tecidos, como músculos ou nervos, seu uso nas terapias médicas tem sido proposta.
Em particular, as linhagens de células-tronco embrionárias, as células-tronco embrionárias originárias de clonagem terapêutica e células-tronco adultas do cordão umbilical ou da medula óssea são candidatas promissoras.

e.e joao brienne de camargo
prof:gonçalina arruda
aluno:jeydson gean andresa raiane
turma:1ºE

edson aparecido moraes alves disse...

TRABALHO DE BIOLOGIA
TEMA:células-tronco
ALUNOS:Richard,Edson,Valdeci,Leonardo Dias
PROFª:Gonçalina
TURMA: 1ºE
ESCOLA:E.E João Briene De Camargo


Células-Tronco são células primitivas elas são de diversos tipos e um verdadeiro tesouro, pois podem originar outros tipos de células e promover a cura de diversas doenças como o câncer, o mal de alzeimer e cardiopatias.
As células-tronco podem ser encontradas em embriões recém-fecundados (blastocistos), criados por fertilização in vitro - aqueles que não serão utilizados no tratamento da infertilidade (chamados embriões disponíveis) ou criados especificamente para pesquisa; embriões recém-fecundados criados por inserção do núcleo celular de uma célula adulta em um óvulo que teve seu núcleo removido - reposição de núcleo celular (denominado clonagem); células germinativas ou órgãos de fetos abortados; células sanguíneas de cordão umbilical no momento do nascimento; alguns tecidos adultos (tais como a medula óssea) e células maduras de tecido adulto reprogramadas para ter comportamento de células-tronco.
É existe vários tipos de células-tronco: 1.Totipotentes-podem produzir todas as células embrionárias
2.Pluripotentes-podem produzir todos os tipos celulares do embrião
3.multipotentes-podem produzir células de varias linhagens
4.Oligopotentes-podem produzir células dentro de uma unica linhagem e 5.Unipotentes-produzem somente um único tipo celular maduro.

Anônimo disse...

O que são células-tronco?

São células mestras que têm a capacidade de se transformar em outros tipos de células, incluindo as do cérebro, coração, ossos, músculos e pele.
As células-tronco são classificadas como:
Totipotentes ou embrionárias - São as que conseguem se diferenciar em todos os 216 tecidos (inclusive a placenta e anexos embrionários) que formam o corpo humano.
Pluripotentes ou multipotentes - São as que conseguem se diferenciar em quase todos os tecidos humanos, menos placenta e anexos embrionários. Alguns trabalhos classificam as multipotentes como aquelas com capacidade de formar um número menor de tecidos do que as pluripotentes, enquanto outros acham que as duas definições são sinônimas.
Oligopotentes - Aquelas que conseguem diferenciar-se em poucos tecidos.
Unipotentes - As que conseguem diferenciar-se em um único tecido.
Elas funcionam como células curingas, ou seja, teriam a função de ajudar no reparo de uma lesão. As células-tronco da medula óssea, especialmente, têm uma função importante: regenerar o sangue, porque as células sangüíneas se renovam constantemente.
As células-tronco totipotentes e pluripotentes (ou multipotentes) só são encontradas nos embriões.

As totipotentes são aquelas presentes nas primeiras fases da divisão, quando o embrião tem até 16 - 32 células (até três ou quatro dias de vida). As pluripotentes ou multipotentes surgem quando o embrião atinge a fase de blastocisto (a partir de 32 -64 células, aproximadamente a partir do 5.o dia de vida) - as células internas do blastocisto são pluripotentes enquanto as células da membrana externa do blastocisto destinam-se a produzir a placenta e as membranas embrionárias.
As células-tronco oligopotentes ainda são objeto de pesquisas, mas podemos dizer como exemplo que são encontradas no trato intestinal.
As unipotentes estão presentes no tecido cerebral adulto e na próstata.

E.E João Brienne de Camargo
Alunos: Alex Santos Macedo
Professora: Gonçalina arruda
Serie: 1°A
Assunto: Células Tronco.
Bibliografia:Wikipédia.com

Anônimo disse...

Células Tronco

As células-tronco, células-mães ou células estaminais são células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a duas células semelhantes às progenitoras.
As células-tronco de embriões têm ainda a capacidade de se transformar, num processo também conhecido por diferenciação celular, em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue. Devido a essa característica, as células-tronco são importantes, principalmente na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, Diabetes mellitus tipo 1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias.
O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas. No Zoológico de Brasília (Brasil), uma fêmea de lobo-guará, vítima de atropelamento, recebeu tratamento com células-tronco. Este foi o primeiro registro do uso de células-tronco para curar lesões num animal selvagem.
São encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo, como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico, conforme descoberta de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Wake Forest, no estado norte-americano da Carolina do Norte, noticiada pela imprensa mundial nos primeiros dias de 2007.
Extração das células-tronco
Há três possibilidades de extração das células-tronco. Podem ser [adulto|adultas], [mesênquima|mesenquimais] ou [embrião|embrionárias]
* Embrionárias – São encontradas no embrião humano e são classificadas como [Totipotência|totipotentes] ou [Pluripotência|pluripotentes], devido ao seu poder de diferenciação celular de outros [tecido (histologia)|tecidos]. A utilização de células estaminais embrionárias para fins de [investigação] e [tratamento]os médicos varia de país para país, em que alguns a sua investigação e utilização é permitida, enquanto em outros países é ilegal. O [Supremo Tribunal Federal|STF] autorizou as pesquisas no Brasil

* Adultas – São encontradas em diversos tecidos, como a [[medula óssea]], [[sangue]], [fígado], [cordão umbilical], [placenta], e outros. Estudos recentes mostram que estas células-tronco têm uma limitação na sua capacidade de diferenciação, o que dá uma limitação de obtenção de tecidos a partir delas.
* Existem as células-tronco totipotentes ou embrionárias, que conseguem dar origem a qualquer um dos 216 tecidos que formam o corpo humano; as pluripotentes, que conseguem diferenciar-se na maioria dos tecidos humanos, e as células-tronco multipotentes que conseguem diferenciar-se em alguns tecidos apenas.
Definições de potência
As células-tronco podem se classificar de acordo com o tipo de células que podem gerar:[Totipotência|Totipotente]: podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias;
Escola Estadual João Brienne de Camargo
série: 1º ano A
alunas: Francianny Alves , Larissa Ribas , Elayne Carvalho
Assunto : Células Tronco
Biográfia: Wikipédia

Daieny Souza disse...

As células-tronco.

São também conhecidas como células mãe ou células estaminais. Essas células têm a capacidade de se dividir com muito mais facilidade do que outras células e essas divisões dão origem a células que são parecidas com as células progenitoras.Existem dois tipos de células-tronco:

Células-Tronco adultas.

Podem ser encontradas em diversas partes do corpo humano. Porém, são mais utilizadas para fins medicinais as células de cordão umbilical, da placenta e medula óssea. Pelo fato de serem retiradas da próprio paciente, oferecem baixo risco de rejeição nos tratamentos médicos. Apresentam uma desvantagem em relação as Células-Tronco embrionárias: a capacidade de transformação é bem menor.

Células-Tronco embrionárias.

(são retiradas dos embriões e podem ser encontradas na placenta, no cordão umbilical e até no líquido amniótico e são derivadas dos blastócitos) e adultas (podem ser encontradas no sangue, no fígado e na medula óssea).Para essas células poderem ser retiradas do embrião é necessário quemate o mesmo ( o que pode ser considerado uma forma de crime), existemoutros meios de obtenção de células-tronco embrionárias sem a necessidadede matar o embrião, retirando-as do cordão umbilical ou da placenta.

As células-tronco embrionárias têm uma grande capacidade de se transformar (diferenciação celular) dando origem a diversos tecidos.Estudos comprovam que elas podem curar doenças e ajudar a tratá-las e dar um tempo a mais de vida para o paciente. Essas doenças podem ser: doenças degenerativas nos órgãos ou problemas no coração, podem curar também diabetes do tipo 1 e problemas na medula espinhal. Essas células são naturalmente programadas para que ocorra a duplicação das mesmas e para que elas continuem iguais.Diferentemente das células-tronco embrionárias, as células-tronco adultas são limitadas, pois não têm uma capacidade tão grande de gerar tecidos ou de recompor tecidos danificados pelo fato de estarem um pouco velhas.As células-tronco têm potenciais que explica a capacidade que cada célula tem de diferenciação celular e de produzir outros tecidos.



Escola estadual João Brienne de camargo.

Alunos : Daieny Souza, Lauryanne Borges, Lucas Monteiro, Matheus william.

Professora: Gonçalina Arruda.

Tema: Células-Tronco.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Alunos Christiane Macedo Rafael Souza Camila Barbosa
Turma 1 ano A

Célula-tronco é um tipo de célula com duas capacidades especiais: a de se transformar em, outros tipos de células, incluindo as do cérebro, coração, ossos, músculos e pele

As células-tronco de embriões têm ainda a capacidade de se transformar, num processo também conhecido por diferenciação celular, em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue. Devido a essa característica, as células-tronco são importantes, principalmente na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, Diabetes mellitus tipo 1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias.

O que são Células-tronco :

células-tronco são células primitivas, produzidas durante o desenvolvimento do organismo e que dão origem a outros tipos de células. Existem vários tipos de células-tronco: 1. Totipotentes - podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias; 2. Pluripotentes - podem produzir todos os tipos celulares do embrião; 3. Multipotentes - podem produzir células de várias linhagens; 4. Oligopotentes - podem produzir células dentro de uma única linhagem e 5. Unipotentes - produzem somente um único tipo celular maduro. As células embrionárias são consideradas pluripotentes porque uma célula pode contribuir para formação de todas as células e tecidos no organismo.

luk@s disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luk@s disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luk@s disse...

Alunos:Lucas pereira Robert e Alex
Trabalho:células troncos
Ano:1*A

Células troncos
Elas são de diversos tipos e um verdadeiro tesouro, pois podem originar outros tipos de células e promover a cura de diversas doenças como o câncer, o Mal de Alzeimer e cardiopatias.
De forma bem simplificada, células-tronco são células primitivas, produzidas durante o desenvolvimento do organismo e que dão origem a outros tipos de células. Existem vários tipos de células-tronco:
1. Totipotentes - podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias;
2. Pluripotentes - podem produzir todos os tipos celulares do embrião;
3. Multipotentes - podem produzir células de várias linhagens;
4. Oligopotentes - podem produzir células dentro de uma única linhagem e 5. Unipotentes - produzem somente um único tipo celular maduro. Uma das principais aplicações é produzir células e tecidos para terapias medicinais. Atualmente, órgãos e tecidos doados são frequentemente usados para repor aqueles que estão doentes ou destruídos.




http://noticias.terra.com.br/ciencia

Anônimo disse...

lukas-love77@hotmail.com quem q kiser me add no face so pra meninas

Anônimo disse...

celulas tronco
são de diversos tipos e um verdadeiro tesouro, pois podem originar outros tipos de células e promover a cura de diversas doenças como o câncer, o Mal de Alzeimer e cardiopatias. Estamos falando das células-tronco, foco de discussões entre cientistas, leigos e políticos.
o que são células-tornco?
células-tronco são células primitivas, produzidas durante o desenvolvimento do organismo e que dão origem a outros tipos de células. Existem vários tipos de células-tronco:
1. Totipotentes - podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias;
2. Pluripotentes - podem produzir todos os tipos celulares do embrião;
3. Multipotentes - podem produzir células de várias linhagens;
4. Oligopotentes - podem produzir células dentro de uma única linhagem
5. Unipotentes -- produzem somente um único tipo celular maduro.
As células embrionárias são consideradas pluripotentes porque uma célula pode contribuir para formação de todas as células e tecidos no organismo.
caracteristicas da células-tronco
Primeiro elas são celulas não especializadas que se renovam por meio de divisão celular.outra caracteristicas é que são celulas não-diferenciadas,e por tanto,não- especializadas.por fim sob certas condiçoes,fisiológicas e não experimentais,podem ser induzidar a tornarem-se células especiais tais como celulas contráteis de muculos cardiacos.
terapia celular
A terapia celular,baseada na ultização das celulas tronco,podem ser definidas como um grupo de tecnologias que dependem da respiração de celulas doentes ou não funcionais,por celulas saudaveis.
celulas embrionarias com relação a religião

As células troncos embrionárias são consideradas seres humanos no início do desenvolvimento; portanto não é aceito por alguns grupos religiosos e anteaborto,a destruição de um embrião éo mesmo que matar um ser humano.


bibliografia:google.com/
celulas tronco o que são e para que servem
celulas tronco-CBI
yahoo! respostas


escola:João brienne de camargo
aluna: Eveli Suzan Soares de Moraes.
professora:Gonçalina
turma:1° ano D

andressa disse...

CÉLULAS TRONCO

As células tronco são embriões recém-fecundados criados por fertilização in vitro e tem a capacidade de se multiplicar e criar vários tipos de células . No outro extremo, há células com potencialidade nula, como é o caso dos glóbulos vermelhos, que perdem seu núcleo no processo de diferenciação, perdendo, conseqüentemente, a capacidade de originar células iguais a elas. Nosso corpo é formado por trilhões de células, organizadas em diversos tecidos. Todas elas se originam de uma única célula – o zigoto – resultado da união de um espermatozóide com o óvulo.
À medida que o zigoto se divide e o embrião cresce, grupos de células vão se tornando diferentes em estrutura e função, devido ao processo de diferenciação celular. Esse processo é controlado pelo DNA, que contém a mesma informação genética em todas as células de nosso corpo .
As células troncos podem ser classificadas segundo sua capacidade de gerar novos tipos celulares, ou seja, sua potencialidade. Em ordem decrescente de potencialidade estão as células-tronco totipotentes, pluripotentes e multipotentes. O zigoto e as primeiras células que resultam de sua divisão são totipotentes, pois podem originar todos os tipos de células e, se separadas, como ocorre na origem de alguns casos de gêmeos, podem originar até um organismo inteiro. Células pluripotentes são aquelas que conseguem se diferenciar na maioria dos tecidos, menos em anexos embrionários. São células pluripotentes as células-tronco presentes na massa interna do blastocisto, estrutura que corresponde a um aglomerado com cerca de 200 células, no quinto dia do desenvolvimento do embrião. Células multipotentes têm potencialidade para originar alguns tipos celulares. Um exemplo de células multipotentes é o das células da medula óssea, que dão origem a diversos tipos de células sangüíneas.
À medida que um embrião se desenvolve, as células-tronco embrionárias do interior do blastocisto se diferenciam em todos os tipos de células do nosso organismo: sangue, pele, músculo, fígado, cérebro etc.

andressa disse...

CÉLULAS TRONCO

As células tronco são embriões recém-fecundados criados por fertilização in vitro e tem a capacidade de se multiplicar e criar vários tipos de células . No outro extremo, há células com potencialidade nula, como é o caso dos glóbulos vermelhos, que perdem seu núcleo no processo de diferenciação, perdendo, conseqüentemente, a capacidade de originar células iguais a elas. Nosso corpo é formado por trilhões de células, organizadas em diversos tecidos. Todas elas se originam de uma única célula – o zigoto – resultado da união de um espermatozóide com o óvulo.
À medida que o zigoto se divide e o embrião cresce, grupos de células vão se tornando diferentes em estrutura e função, devido ao processo de diferenciação celular. Esse processo é controlado pelo DNA, que contém a mesma informação genética em todas as células de nosso corpo .
As células troncos podem ser classificadas segundo sua capacidade de gerar novos tipos celulares, ou seja, sua potencialidade. Em ordem decrescente de potencialidade estão as células-tronco totipotentes, pluripotentes e multipotentes. O zigoto e as primeiras células que resultam de sua divisão são totipotentes, pois podem originar todos os tipos de células e, se separadas, como ocorre na origem de alguns casos de gêmeos, podem originar até um organismo inteiro. Células pluripotentes são aquelas que conseguem se diferenciar na maioria dos tecidos, menos em anexos embrionários. São células pluripotentes as células-tronco presentes na massa interna do blastocisto, estrutura que corresponde a um aglomerado com cerca de 200 células, no quinto dia do desenvolvimento do embrião. Células multipotentes têm potencialidade para originar alguns tipos celulares. Um exemplo de células multipotentes é o das células da medula óssea, que dão origem a diversos tipos de células sangüíneas.
À medida que um embrião se desenvolve, as células-tronco embrionárias do interior do blastocisto se diferenciam em todos os tipos de células do nosso organismo: sangue, pele, músculo, fígado, cérebro etc.

Aluna : Andressa Souza
Série:1°c
Tema: células tronco