quarta-feira, 23 de maio de 2012

AULA SOBRE FUNGOS

Dados da Aula


OBJETIVO:  O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as características gerais dos fungos. Exemplificar doenças causadas por fungos. Compreender a importância dos fungos para o ambiente. Conhecer os usos que o ser humano faz dos fungos. Diferenciar liquens de fungos.

Duração das atividades
1O dias de observação dos alimentos em casa
2 aulas para apresentação dos trabalhos 

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de taxonomia.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
1º MOMENTO: Orientação teórica sobre o processo de separação de alimentos e a maneira de coloca-los em saco plásticos úmidos .
2ºMOMENTO: Os alunos observarão os alimentos, anotando o processo de proliferação de fungos
3º MOMENTO: Apresentação em sala da observação e do tema "fungos"
4º MOMENTO: Aprofundar os conhecimentos na sala de informática
 

ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA
.O Reino Fungi é um assunto bastante interessante para trabalhar com nossos aluno para aprofundar o assunto,  acessar o endereço abaixo:
http://www.planetabio.com/monera.html Este endereço apresenta as características do Reino Fungi, as partes do corpo.
.Cartazes


O áudio da Escola Brasil, “Fungos”, traz uma história do “Matuto” que resolveu estudar estes organismos.


Neste áudio fala-se das doenças causadas pelos fungos, mas dá ênfase aos usos destes seres vivos pela medicina. Conta da descoberta da penicilina e de Alexander Flemming.
De que maneira os fungos podem afetar o meio ambiente e a nossa saúde? Ressalte aspectos positivos e negativos. Instrua seus alunos a fazerem uma pesquisa rápida, para responderem esta questão. Peça que registrem a pesquisa, pois ela poderá ser útil nas próximas atividades desta aula.
Interdisciplinaridade
Havendo interesse do professor e do colega da disciplina de Inglês, sugerimos acessar a página “The Fungi Kingdom”, no seguinte endereço:
http://www.wisc-online.com/objects/index_tj.asp?objID=BIO304 que traz uma animação sucinta sobre os fungos e sua importância para o ambiente. Está em inglês.o de um deuteromiceto, e a importância dos fungos
Geografia- quais os benefícios para o solo a presença de fungos? Qual é o tipo de solo que favorece o seu aparecimento?
Português- Produção de texto  com o seguinte tema:  A importância dos fungos para a natureza
Artes: produção de cartazes baseado na observação de variados fungos
-Paráfrase de músicas com a letra voltada para o conteúdo sobre fungos

2 comentários:

carolyne 7ano D disse...

O reino Fungi é um grande grupo de organismos eucariotas, cujos membros são chamados fungos, que inclui micro-organismos tais como as leveduras e bolores, bem como os mais familiares cogumelos. Os fungos são classificados num reino separado das plantas, animais e bactérias. Uma grande diferença é o facto de as células dos fungos terem paredes celulares que contêm quitina, ao contrário das células vegetais, que contêm celulose. Estas e outras diferenças mostram que os fungos formam um só grupo de organismos relacionados entre si, denominado Eumycota (fungos verdadeiros ou Eumycetes), e que partilham um ancestral comum (um grupo monofilético). Este grupo de fungos é distinto dos estruturalmente similares Myxomycetes (agora classificados em Myxogastria) e Oomycetes. A disciplina da biologia dedicada ao estudo dos fungos é a micologia, muitas vezes vista como um ramo da botânica, mesmo apesar de os estudos genéticos terem mostrado que os fungos estão mais próximos dos animais do que das plantas.Abundantes em todo mundo, a maioria dos fungos é inconspícua devido ao pequeno tamanho das sua estruturas, e pelos seus modos de vida crípticos no solo, na matéria morta, e como simbiontes de plantas, animais, e outros fungos. Podem tornar-se notados quando frutificam, seja como cogumelos ou como bolores. Os fungos desempenham um papel essencial na decomposição da matéria orgânica e têm papéis fundamentais nas trocas e ciclos de nutrientes. São desde há muito tempo utilizados como uma fonte direta de alimentação, como no caso dos cogumelos e trufas, como agentes levedantes no pão, e na fermentação de vários produtos alimentares, como o vinho, a cerveja, e o molho de soja. Desde a década de 1940, os fungos são usados na produção de antibióticos, e, mais recentemente, várias enzimas produzidas por fungos são usadas industrialmente e em detergentes. São também usados como agentes biológicos no controlo de ervas daninhas e pragas agrícolas. Muitas espécies produzem compostos bioativos chamados micotoxinas, como alcaloides e policetídeos, que são tóxicos para animais e humanos. As estruturas frutíferas de algumas espécies contêm compostos psicotrópicos, que são consumidos recreativamente ou em cerimónias espirituais tradicionais. Os fungos podem decompor materiais artificiais e construções, e tornar-se patogénicos para animais e humanos. As perdas nas colheitas [ALUNA[CAROLYNE FERNANDES DOS SANTOS 7ANO D

Anônimo disse...

Claudinei Gomes B. Junior 7°Ano D

Introdução

De uma forma geral, podemos dizer que há tipos diferentes de fungos e também que eles são uma forma de vida bastante simples. Entre suas diferenças, há aqueles que são extremamente prejudicais para a saúde do homem, provocando inúmeras doenças. Há ainda os que parasitam vegetais e animais mortos. Os que servem para alimento e até aqueles dos quais se pode extrair medicamentos importantes para o homem, como a penicilina.

Características e tipos de fungos

Os fungos não possuem flores e se multiplicam por células muito pequenas. Estas células são chamadas espórios e se desenvolvem ao caírem em solo úmido, ambiente ideal para o crescimento de um novo fungo. Por não possuir clorofila, que é essencial para garantir a alimentação das plantas, esta forma de vida age como parasita, se alimentando da comida de outras formas de vida. Alguns tipos agem em seres humanos provocando várias doenças.

O mofo é outro tipo de fungo que surge através dos espórios, células quase microscópicas que estão sempre flutuando no ar, este escolhe lugares escuros e úmidos para se reproduzir. Por isso, nota-se um maior numero de mofo em ambientes úmidos, como paredes, armários, gavetas, etc. Estas mesmas células minúsculas também se agrupam em alimentos como pães, frutas e vegetais, uma vez que buscam alimentos em ambientes propícios para o seu crescimento.

As micoses, em seus mais variados tipos, são originadas por microfungos, atingindo os seres humanos com maior freqüência nos países tropicais, como no Brasil, por exemplo. Na maior parte das vezes, o tratamento para este mal é difícil por tratar-se de uma forma de vida daninha e oportunista. Mas há estudos avançados e trabalhos importantes a respeito deste assunto. Muitos medicamentos estão sendo desenvolvidos com o objetivo de livrar o homem desta companhia desagradável e prejudicial.