sexta-feira, 18 de maio de 2012

2A e 2B- PLANTAS EXÓTICAS

PESQUISEM UMA PLANTA EXÓTICA, EVIDENCIANDO ALGO CURIOSO SOBRE A MESMA.
ABRÇOS!

9 comentários:

Anônimo disse...

DENTE-DE-LEÃO É UMA PLANTA MEDICINAL HERBÁCEA CONHECIDA NO BRASIL TAMBÉM PELOS NOMES POPULARES: TARÁXACO, AMOR-DE-HOMEM, AMARGOSA, ALFACE-DE-CÃO OU SALADA-DE-TOUPEIRA. NO NORDESTE É CONHECIDA POR "ESPERANÇA": ABRE AS JANELAS E DEIXA A ESPERANÇA ENTRAR NA TUA CASA TRAZIDA PELO VENTO DA TARDE. TEM INFLORESCÊNCIAS AMARELO-BRILHANTES OU MESMO BRANCAS. TEM UM ALTO POTENCIAL BIÓTICO DEVIDO À FACILIDADE COM QUE SUAS SEMENTES SE DISSEMINAM: COM A FORMA DE PEQUENOS PÁRA-QUEDAS, SÃO FACILMENTE LEVADAS PELO VENTO. A PLANTA INTEIRA É USADA COMO DIURÉTICO, PURIFICADOR DO SANGUE, LAXATIVO E PARA FACILITAR A DIGESTÃO E ESTIMULAR O APETITE; PODE TAMBÉM SER UTILIZADO EM CASOS DE OBSTIPAÇÃO. ALÉM DISSO, CONTRIBUI PARA AUMENTAR A PRODUÇÃO DE BÍLIS POR ISSO É ADEQUADO PARA OS PROBLEMAS DE FÍGADO E VESÍCULA BILIAR. A RAIZ É INDICADA PARA REUMATISMO. FAZ-SE ÓLEO DE MASSAGEM, TAMBÉM PARA ARTRITE. TAMBÉM É CONHECIDA COMO UM ÓTIMO EMAGRECEDOR QUANDO TOMADO (CHÁ) 3 VEZES AO DIA.
FONTE DEPESQUISA: WIKIPÉDIA.
ALUNA: SILMARY REGINE DE OLIVEIRA AGUIAR.
SÉRIE: 2ºANO B.

Anônimo disse...

Beaucarnea guatemalensis (Pata-de-elefante)

Família: Ruscaceae
Luminosidade: Pleno sol, meia sombra e sombra
Altura: Chega até 5 m
Base: Até 3 m de diâmetro

Espécie originária de regiões semi áridas e desérticas da Guatemala, semelhante a Beaucarnea Recurvata, porém mais resistentes. As plantas são mais comumente encontradas como único tronco com enorme inchaço na base. Deve ser tratada como uma suculenta, muito pouca água ou nenhuma água durante o inverno é sua exigência básica. Pode ser plantada a pleno sol ou meia sombra, seu cultivo como bonsai é muito difundido, formando belíssimos exemplares. As folhas da planta quando jovem tem muitas vezes a coloração púrpura, rendendo-lhe em seu nome comum. Seu cultivo como espécie isolada soma requinte e exoticidade a jardins, varandas ou como planta de interior. Espécie de fácil germinação e cultivo, extremamente gratificante e de rara beleza, que faz toda diferença.
ALUNA:Karla Cristiny Ribeiro Da Silva
Serie: 2ºanoB

Anônimo disse...

Nome científico: Mimosa Pudica

Nome comum: Mimosa Pudica

Família: Fabaceae

Origem: Estas espécies pode ser encontrada em vários lugares no mundo.

Esta planta não é carnívora, é um arbusto pequeno que cresce facilmente em qualquer tipo de solo.Quando tocada sua folhas se fecham imediatamente fazendo um movimento muito interessante .As folhas se fecham também quando há muito sol, quando anoitece e quando há muito vento.
Quando o toque é muito forte até a haste que suporta as folhas cai, se erguendo novamente depois de um tempo. A planta é de fácil cultivo, pode ser plantada direto na terra, jardim ou vaso.
A planta da lindas flores e sementes durante boa parte do ano. Esta planta é muito admirada principalmente por crianças e é indicada para elas por ser uma planta bem forte. É uma ótima planta para quem não tem experiência.

Luz: A Mimosa pode ser mantida no sol direto ou sol indireto se da bem na maioria dos ambientes, mas não gosta de sol muito forte.

Rega: A planta gosta de água e por isso deve-se deixar sempre o substrato úmido.

Aluna:Laryssa do Nascimento Alves
2°Ano B Matutino

Anônimo disse...

O que é plantas exóticas ?
Teoricamente, toda espécie de plantas e, mais comumente, as hortaliças e frutas trazidas de outros países, são chamadas plantas exóticas. O pêssego, que é originário da China, o tomate, de origem dos Andes e o milho, a batata, a abóbora espécies autóctones das Américas, são encontrados na Europa. Portanto, nesses países, essas trata-se de plantas exóticas que é aquela dada como proveniente de fora da flora original local. Ou seja, uma planta exótica, não é autóctone do ambiente nativo. Também diz-se que uma planta exótica é estrangeira, não é indígena.
Em muitos lugares do mundo as plantas exóticas causam desequilíbrios no ecossistema local e são consideradas como espécies invasoras. Em casos extremos, chegam a provocar a extinção de espécies animais e vegetais nativos da região aonde estas prosperam.Muitas plantas exóticas foram introduzidas em novos territórios. Inicialmente como plantas ornamentais, para controle de erosão, alimentação, ou exploração florestal. Se uma exótica se tornará uma espécie invasora é raramente entendido no começo. Assim, muitas plantas ornamentais não nativas são comercializadas durante anos até que repentinamente se naturalizaram e tornam-se espécies invasoras.
Vou mostrar pra você ‘’gonçalina ‘’ algumas imagens de plantas exóticas :
Dionaea muscipula





.Gonçalina , essa planta é uma das maoires do mundo!!
- Raflésia


Essa planta quem nunca viu né Gonçalina ?
ne um simples toque ela pode causar irritações orais, faringianas, esofagianas, gástricas, intestinais, gastrintestinais diversas, bem como efeitos gastrintestinais tardios, distúrbios cardiovasculares, convulsões e alucinações

Aluno : André Vicente 2*B mat
Prof : Gnçalina Arruda

Anônimo disse...

PLANTAS EXÓTICAS
Tabaco é um produto agrícola processado a partir das folhas de plantas do género Nicotiana.Pode ser consumido, usado em pesticidas, sob a forma de tartarato de nicotina, ou usado em algumas medicinas. Normalmente é usada como uma droga recreativa.


NOMENCLATURA BOTÂNICA: ACER PALMATUM DISSECTUM ATROPURPUREUM
CULTIVAR: DISSECTUM ATROPURPUREUM
NOME COMUM: MAPLE FOLHA DE RENDA, MAPLE CASCATA
FAMILIA: ACERACEAE
ORIGEM: JAPÃO
ALTURA: ENTRE 2,00 E 3,00 METROS DE ALTURA


CLIMA: EM REGIÕES DE CLIMA QUENTE DEVE SER PLANTADA A MEIA SOMBRA E EM REGIÕES DE CLIMA FRIO PODEM TER EXPOSIÇÃO SOLAR MAIS INTENSA.

PEQUENA ÁRVORE EXTREMAMENTE ORNAMENTAL, UMA ÂNCORA EM JARDINS JAPONESES, UMA JÓIA RARA NA ARTE DO BONSAI, UMA DAS MAIS BELAS ÁRVORES PEQUENAS PARA COMPOSIÇÃO DE JARDINS.

EXEMPLAR MAGNIFICO DE FOLHAGEM PROFUNDAMENTE RECORTADA EM ARQUEAMENTO E DE HÁBITO CHORONA OU EM CASCATA.

EXCELENTE PLANTA PARA JARDINS, ESPECIALMENTE BELA QUANDO EM CULTIVO A BEIRA DE RIOS, LAGOS OU ESPELHOS D’ÁGUA.

FLORES PEQUENAS SÃO VERMELHAS.

SUAS NOTÁVEIS CARACTERISTICAS SÃO MUITISSIMO APRECIADAS PARA ARTE DO BONSAI.

UMA ESCULTURA VIVA, UM VERDADEIRO ESPETÁCULO COM UMA ENORME GAMA DE CORES AO LONGO DO ANO.

PREFERE SOLO ÚMIDO COM BOA DRENAGEM, EXPOSIÇÃO SOLAR DURANTE PARTE DO DIA, SOL DA MANHÃ OU FIM DE TARDE.

TONS DE LARANJA-ACOBREADOS, VERMELHO MUITO INTENSO E POR FIM PROFUNDAMENTE ARROXEADOS; FAZEM DESSA FASCINANTE ESPÉCIE UM VERDADEIRO PONTO FOCAL ONDE QUER QUE SEJA PLANTADA.

A ESPÉCIE TAMBÉM PODE SER CULTIVADA EM VASOS ADORNANDO VARANDAS E LOCAIS COM BOA CLARIDADE.

Nepenthes rajah é uma planta carnívora da família das nepentáceas. É endêmica do Monte Kinabalu e também do Monte Tambuyukon em Sabah, Bornéu. N. rajah cresce exclusivamente sobre substratos de serpentina, particularmente em áreas de infiltração de água do solo onde o solo é solto e permanentemente úmido. A espécie vive numa faixa de 1.500 a 2.650 m de altitude e é considerado como uma planta altiplana ou sub-alpina. Devido à sua distribuição localizada, N. rajah é classificada como uma espécie em perigo pela IUCN e listado no Anexo I do CITES. A planta é capaz, ocasionalmente, prender pequenos vertebrados e até pequenos mamíferos, como ratos afogados tendo sido enganado nas armadilhas em forma de jarro. É uma das duas únicas espécies de Nepenthes documentadas como capturadores de insetos, pequenos vertebrados, como sapos, lagartos e até mesmo aves e mamíferos, a outra é Nepenthes rafflesiana.

Aralia – essa é uma planta pouco conhecida, mas extremamente bela. Ideal para ficar próxima às janelas. Sua adubação deve ser feita uma vez por mês. Detalhe; gosta de muita água.

Dracena – mais conhecida como Pau d?água, sobrevive em vasos cheios de água. Essa planta depende de adubação intensa e de preferência diluída em água.

Ficus – a variação de tipos e forma é grande. Ela não gosta de muita água e adubação deve ser feita com regularidade, mas não em abundância. Dica, para manter esta planta saudável e bonita limpe suas folhas. O acúmulo de poeira pode prejudicá-la.

Filodendro e Jibóia – indicada para ambientes com pouco espaço, por ser uma trepadeira. Ela se adapta bem em cantos, paredes, armários ou pendurada em qualquer lugar. Adora água, borrife todos os dias, nas folhas e raízes.

A Senna didymobotrya é uma espécie ainda desconhecida no meio paisagístico.
Esta Senna, diferentemente das suas irmãs, não é arbórea, mas forma um arbusto denso de aproximadamente 3 metros.
Com lindas flores amarelas e pretas tem nas suas folhas uma aroma atípico para plantas. Tem cheiro de pipoca. Isso mesmo! pipoca, por isso seu nome
Fonte:www.thjardins.com.br
www.plantasonya.com.br
pt.wikipedia.org
Aluno:Leonel Lima
SÉRIE:2°Ano B.

Anônimo disse...

Plantas Carnívoras

Zamia Furfuracea

Planta exótica extremamente ornamental e rara.
Está na lista de plantas em extinção da UICN (União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais).
Nativa do Sudeste VeraCruz, México oriental.
A planta tem um pequeno tronco as vezes subterrâneo.
Cresce lentamente quando jovem, mas acelera o crescimento quando amadurece.
Adapta-se melhor em solo úmido e bem drenado, pode ser plantada ao sol.
Em regiões temperadas é cultivada como planta indoor e em áreas subtropicais como planta para varandas, jardins e vasos.
As folhas são de tonalidade verde clara. Apesar de ser um arbusto, as folhas brotam diretamente do chão, pois o caule é subterrâneo ou no máximo fica com uma pequena parte para fora do solo.
Na Austrália ela é muito utilizada para bonsai.

Welwitschia Mirabilis: a planta mais resistente

A planta, nativa da Namíbia do deserto Namibe, na África, é realmente única: ela consiste de apenas duas folhas e um caule com raízes. As folhas continuam a crescer indefinidamente, e o caule engrossa, em vez de ficar mais alto, e pode chegar a dois metros de altura e oito metros de comprimento. A estimativa de vida dessas plantas é de 400 a 1500 anos, e elas podem sobreviver a até cinco anos sem chuva. A planta é utilizada na alimentação e seu nome popular na região, onyanga, significa “cebola do deserto”.

A maior flor do mundo

e todas, existe uma planta exótica específica que é melhor você nunca encontrar. A Rafflesia Arnoldii é extremamente rara e tem 90 centímetros de largura e pode chegar a pesar mais de dez quilos. O problema da planta é que, quando ela está em seu habitat úmido, ela libera um terrível cheiro, sendo até chamada de planta-cadáver pelos nativos da Indonésia. O florescimento da planta é muito raro, e apenas 10 a 20% de suas sementes chegam a ser polinizadas.

Amorphophallus titanum: a flor-cadáver


Outra flor que você não gostaria de ter por perto: esta flor, mais alta que humanos, fede terrivelmente e tem uma cor arroxeada que se assemelha a um cadáver. A flor, que também vem da Indonésia, é muito rara, e tem a maior inflorescência do mundo

Nepenthes attenboroughii
A maior planta carnívora do mundo

Recentemente foi descoberta esta planta carnívora que tem a capacidade de digerir pequenos animais.

Dracaena cinnabari: a árvore do sangue de dragão

Esta árvore tem o estranho formato de um guarda-chuva, e foi descoberta e, 1882. A sua coloração avermelhada é considerada como o sangue de dragões de outras gerações, e era muito procurado como medicamento e tintura.

Fonte:www.carnivoras.com.br
Aluno:Leonel Lima
SÉRIE:2°Ano B.

Dãmallys&Damaris disse...

Planta exótica é aquela dada como proveniente de fora da flora original local. Ou seja, uma planta exótica, não é autóctone do ambiente nativo. Também diz-se que uma planta exótica é estrangeira, não é indígena.
Em muitos lugares do mundo as plantas exóticas causam desequilíbrios no ecossistema local e são consideradas como espécies invasoras. Em casos extremos, chegam a provocar a extinção de espécies animais e vegetais nativos da região aonde estas prosperam.




Melilotus sp., comum nos EUA, tem origem eurasiana. Usada como forragem e em adubação verde
Muitas plantas exóticas foram introduzidas em novos territórios. Inicialmente como plantas ornamentais, para controle de erosão, alimentação, ou exploração florestal. Se uma exótica se tornará uma espécie invasora é raramente entendido no começo. Assim, muitas plantas ornamentais não nativas são comercializadas durante anos até que repentinamente se naturalizaram e tornam-se espécies invasoras.



Dente-de-leão (Taraxacum officinale) é uma exótica introduzida nas Américas. Também usada na alimentação e medicina (fitoterapia), é uma espécie versatilmente útil. Ainda que ornamental, raramente é cultivada devido à sua facilidade de dispersão e adaptabilidade, sendo por isso também considerada invasora.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/75/Pissenlit.jpg

Aluna:Dãmallys
Série:2ºB

Anônimo disse...

Planta Exoticas
Nome genérico : Ninféia azul

Nome científico: Nymphaea caerulea

Familia: Nymphaeaceas

Origem: Africa

PH:6,5-7

Iluminação : sol pleno

Temperatura 10 à 32 graus celsius.

Tamanho: 40 cm

Manutenção: Média

Características : É uma das ninféias tropicais junto à Nymphaea rubra (flores vermelhas) e Nymphaea capensis (flores azuis), entre outras espécies.
Os egípcios conheciam bem o Loto azul (Nymphaea caerulea), também de Loto egípcio, lírio azul da água e lírio sagrado do Nilo.
Existem as de clima temperado ou frio e existem as de clima tropical (recomendada por não perder as folhas e florir constantemente). Entre estas, há as de floração diurna e as de floração noturna. No Brasil, há uma variedade muito grande de ninféias. As de clima tropical como a ninféia azul (Nymphaea caerulea) têm a vantagem de não perder as folhas no inverno e são de menor tamanho.
Essas características facilitam sua manutenção em lagos domésticos, uma vez que podem ser plantadas em menor profundidade, ou seja, podem ser mantidas com uma coluna d’água com cerca de 20 a 30cm, florescendo quase o ano todo.
Planta aquática de folhas flutuantes e raízes subterrâneas, desenvolve-se bem a sol-pleno e solo fértil. Muito apreciada por sua forma e pelas flores. Quando cultivada em sombra, a ninféia azul não costuma florescer, mas aceita muito bem a meia-sombra, quando floresce mais modestamente. Desenvolve-se bem em águas de pH neutro e não suporta altos índices de reserva alcalina. Assim, em lagos de alvenaria, há necessidade de uma boa vedação e controle da reserva alcalina.
Necessita de substrato fertil .


Joao Brienne de Camargo
Aluna : Larissa Rodrigues
Serie: 2 b
Prof. Goncalina

Anônimo disse...

oi,prof.gonçalina,eu vou fala um pouco de uma planta exótica que achei interessante que é chamada de DRACAENA CINNABARI conhecida como árvore sangue de dragão por conta da coloração avermelhada presente nos galhos,a árvore se assemelha a um guarda-chuva e era muito procurada para extração de tinta e confecção de medicamentos.
ALUNA:FABIANA DO PRADO PEREIRA
SÉRIE:2 ANO A