quarta-feira, 16 de maio de 2012

2A e 2B - JBC ATIVIDADES- DIA DO SOL

A PESQUISA SOBRE O DIA MUNDIAL DO SOL E A RELAÇÃO DESS ESTRELA MAIOR COM A VIDA NA TERRA ATRAVÉS DA FOTOSSÍNTESE.( Coloque o site pesquisado).Um abração.
Prof. Gonçalina Arruda- 16/05/2012

27 comentários:

Marcus vinicius disse...

A vida na terra sem o sol não seria possivel não existiria as plantas , os ventos , os rios , nenhuma tipo de vida seriamos uma forma de massa fria e congelada , as plantas precisam da luz do sol para realizar a fotossintese , todas as coisas precisam do sol para se reproduzir , se mover e crescer e na terra quase toda energia conhecida pelo homem é utilizada do sol como carvão , petroleo e o gas natural. A luz do sol tambem é importante para nos humanos nossos ossos precisam da vitamina D para ficar mais fortes e essa vitamina só ativada como estamos exposto ao sol. MARCUS VINICIUS FERREIRA DO ESPIRITO SANTO 2º ANO A MATUTINO

edson aparecido moraes alves disse...

Quase todos os seres vivos dependem da luz do Sol para sobreviver. Os vegetais, por exemplo, só conseguem realizar a fotossíntese com a presença do sol.A luz do Sol também é muito importante para nós humanos. Os nossos ossos precisam da vitamina D para que fiquem fortes. E essa vitamina é ativada somente se nós tivermos exposição ao sol e se comemora esse dia por que o sol e muito importante para nossa vida sem o sol não viveríamos. Edson Aparecido Moraes alves 1°ano E Matutino

Anônimo disse...

Oi profª Gonçalina como a senhora sabe 3 de maio é comemorado o dia do sol, o objetivo desse dia é pretigiar a nossa principal fonte de vida,sendo a luz e o calor transmitido pelo sol sao fundamentais para a vida na terra. A fotossintese é o processo fundamental para a luz do sol e covertendo-a em energia quimica.....

ALUNA:Fabiana do prado pererira
SERIE: 2º ano A

Anônimo disse...

Em 3 de maio é comemorado o dia internacional do Sol. Todos nós sabemos que a estrela é de extrema importância para os seres vivos. O Sol é, praticamente, a única fonte de energia para a Terra. Essa energia penetra no ecossistema através dos seres autótrofos e é repassada para os seres heterotróficos; vale lembrar que a energia é cíclica, ou seja, nunca acaba. Dessa forma, sem o Sol, não haveria vida na Terra.
Quase todos os seres vivos dependem da luz do Sol para sobreviver. Os vegetais, por exemplo, só conseguem realizar a fotossíntese com a presença de luz.
A luz do Sol também é muito importante para nós humanos. Os nossos ossos precisam da vitamina D para que fiquem fortes. E essa vitamina é ativada somente se nós tivermos exposição ao sol.

RAFAELA PEREIRA BICHOFRE 1ºANO "E" MATUTINO

Anônimo disse...

O Dia do Sol celebra-se todos os anos no dia 3 de Maio.

O Dia do Sol foi criado no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Ambiente. O Dia do Sol visa alertar para os benefícios do sol e salientar a importância desta importante fonte de energia para o ecosistema, mas também para os cuidados que a população deve ter aquando da exposição ao sol.

Em primeiro lugar se não houvesse o sol,obviamente não teriamos calor,luz,e não existiria vida em nosso planeta,a radiação solar é vital para a vida tanto a humana como para as plantas e tudo que que é vida neste mundo,sem o sol nosso mundo seria escuro,frio ao extremo,e dificilmente existiria qualquer tipo de vida.

Então, por mais que algumas pessoas reclamem desse "calor de matar" devemos lembrar que o sol é de suma importancia para a nossa vida e a do nosso planeta, não é verdade? *risos*

Bibliografia: Yahoo
Aluna: Tamires Roberta
Escola: João Briene de Camargo
Ano: 1º E

Leonardo Figueiredo da Silva disse...

A UNESCO instituiu o dia 03 de Maio como o International Sun Day (O dia Internacional do Sol) para o Ambiente, com o objetivo de prestigiar a principal fonte de vida, calor e luz para a terra.
A energia solar não polui, é economicamente viável, regendo a agricultura, a edificação natural, a eletrificação e a oxigenação da vida.
Todos nós sabemos que a estrela é de extrema importância para os seres vivos. O Sol é, praticamente, a única fonte de energia para a Terra. Essa energia penetra no ecossistema através dos seres autótrofos e é repassada para os seres heterotróficos; vale lembrar que a energia é cíclica, ou seja, nunca acaba. Dessa forma, sem o Sol, não haveria vida na Terra.
Todos os combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão e o gás natural, embora possam ser fontes de energia, também são produtos da captação e armazenamento da luz solar em plantas, algas e animais a milhares de anos atrás. O Sol também é responsável pelo processo da evaporação, o qual causa o reabastecimento dos rios e lagos que deságuam no mar.
A distância entre a Terra e o Sol é um fator fundamental, pois permite criar um ambiente de temperatura e luminosidade adequado para a manutenção da vida. Nenhum outro planeta do Sistema Solar, com exceção de Marte, possui as condições ideais de vida semelhante às da Terra.
Aluno: Leonardo Figueiredo da Silva
Turma: 1° ano E
Período: Matutino
Bibliografia:Brasil Escola e Permaculturado com Arte.

Thaysa Araújo disse...

Todas as coisas vivas precisam alimentar-se de energia para crescer, mover e reproduzir. As plantas suprem suas necessidades captando a luz do sol e convertendo-a em energia química em um processo conhecido como fotossíntese.
Na Terra, quase todas as fontes de energia conhecidas e utilizadas pelos homens foram ou são derivadas do Sol. O carvão, o petróleo, e o gás natural, conhecidos como combustíveis fósseis, são produtos da captação e armazenamento da luz solar em plantas, algas e animais pré-históricos, que existiram a milhões de anos atrás.
A evaporação de parte da água dos rios, lagos e mares é provocada pela luz do sol. Esse vapor sobe para a atmosfera, reunem-se formando nuvens que se deslocam, condensam e caem como chuva, reabastecendo os rios e lagos que correm para o mar.


Bibliografia: Colégio WEB
Aluno (a) : THAYSA DE SOUZA ARAÚJO
Série/Turma: 2ºA
João Brienne de Camargo.

Anônimo disse...

Em 3 de maio é comemorado o dia mundial do sol. Sabemos que essa estrela é de extrema importância para os seres vivos.
O sol é a principal fonte de energia para a terra.
A energia do sol é importantissima para o processo da fotossintese, que consiste na converção de energia quimica e formação de compostos orgânicos pelos seres clorofilados. Dessa forma, sem o sol, não haveria vida na terra.
O sol também é responsavel pelo processo de evaporação, o qual causa o reabastecimento dos rios e lagos que desaguam no mar.
Aluna: Stella Lemes Dantas Xavier
Turma: 1° Ano "E"
Periodo: Matutino
Escola: João Brienne de Camargo
Bibliografia: Escada Para a Educação Inclusiva

Anônimo disse...

O sol é a estrela central do sistema solar , e possui uma massa de 332 900 vezes maior que a terra e esta cerca de 150 milhões de quilômetros da terra.
O sol é importante para todo ser vivo além de trazer calor e serve de energia para nosso planeta.As plantas usam a energia solar para produzir seu próprio alimento pelo método chamado de " FOTOSSÍNTESE " e isso faz com que as plantas são chamadas de seres autotróficos.As plantas utilizam o dióxido de carbono e água para obter glicose através da energia da luz do sol, sem o processo de fotossíntese muitos seres heterotróficos seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação estará sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas.
Equação da fotossíntese " 12 H20 + 6 CO2 -----> C6H12O6 + 6 H20 +6 O2 "




03 de maio dia internacional do SOL.





Aluno : Henrique Eduardo F. Ribeiro
Serie : 2°A - Matutino
João Brienne de Camargo.

Anônimo disse...

No dia 3 de maio comemora-se o dia internacional do sol. O Sol é fonte de energia para o Planeta Terra. Sem o sol não haveria vida na Terra, e não seria possível a sobrevivência de todas as espécies que hoje habitam nosso planeta.
O Sol é responsável pela temperatura, pela evaporação das águas, pelo aquecimento e por muitos processos biológicos que ocorrem nos seres vivos. O sol também é responsável por fixar o cálcio obtido pelos alimentos no corpo humano.

O sol é fundamental para todos os seres vivos. Mas a exposição excessiva aos raios ultra-violetas emitidos pelo sol, sem o uso de protetor ou bloqueador solar, pode causar câncer de pele.

Aluno: Leonardo Dias de moura
1ºano E
Matutino

Anônimo disse...

O raiar do Sol todos os dias é algo que desperta vários sentimentos bons nas pessoas: renovo, esperança e vida. O Sol é a estrela central do nosso sistema planetário solar. O que faz com que essa estrela seja tão importante para nós é a sua proximidade com o nosso planeta: cerca de 150 milhões de quilômetros. Para se ter uma idéia, a estrela mais próxima da Terra depois do Sol é a Próxima Centauri, situada a 40 trilhões de quilômetros de distância de nós. O Sol é, praticamente, a única fonte de energia para a Terra. O Sol também é responsável pelo processo da evaporação, o qual causa o reabastecimento dos rios e lagos que deságuam no mar.

Aluno: Maxsuel Lima Oliveira
Serie: 1ºano E

Anônimo disse...

O dia 3 de maio foi escolhido pelas Nações Unidas, no seu programa para o ambiente, para distinguir o Sol, uma das nossas principais fontes de vida.O Sol é a estrela central do nosso sistema solar e a luz e calor que transmite são fundamentais para a vida na Terra. Dada a sua importância para a vida terrestre muitos povos da antiguidade consideraram-no um deus.

Além de permitir um conjunto de processos biológicos fundamentais para a vida dos animais e plantas, o Sol é também uma das mais ecológicas fontes de energia. Em Portugal continental temos anualmente entre 2 200 a 3 000 horas de Sol, o que nos torna num dos países mais ricos da Europa a nível de energia solar.

Aluna: Vanderléia Santana Da Silva Cruz
Serie: 1ºano E

Anônimo disse...

No dia 3 de Maio comemora-se o Dia Internacional do Sol com o objetivo de prestigiar a nossa principal fonte de vida, sendo a luz e o calor transmitidos pelo Sol fundamentais para a vida na Terra. O Sol (do latim sol, solis) é a estrela central do Sistema Solar. Todos os outros corpos do Sistema Solar, como planetas, planetas anões, asteroides, cometas e poeira, bem como todos os satélites associados a estes corpos, giram ao seu redor. Responsável por 99,86% da massa do Sistema Solar, o Sol possui uma massa 332 900 vezes maior que a da Terra, e um volume 1 300 000 vezes maior que o do nosso planeta.

Aluno: Douglas Junior Machado Souza
Serie: 1ºano E

Anônimo disse...

Dia 03 de maio é comemorado o dia do Sol
O Sol é a estrela central do nosso sistema planetário solar. O que faz com que essa estrela seja tão importante para nós é a sua proximidade com o nosso planeta: cerca de 150 milhões de quilômetros. Para se ter uma idéia, a estrela mais próxima da Terra depois do Sol é a Próxima Centauri, situada a 40 trilhões de quilômetros de distância de nós.

Em 3 de maio é comemorado o dia internacional do Sol. Todos nós sabemos que a estrela é de extrema importância para os seres vivos. O Sol é, praticamente, a única fonte de energia para a Terra. Essa energia penetra no ecossistema através dos seres autótrofos e é repassada para os seres heterotróficos; vale lembrar que a energia é cíclica, ou seja, nunca acaba. Dessa forma, sem o Sol, não haveria vida na Terra.

Todos os combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão e o gás natural, embora possam ser fontes de energia, também são produtos da captação e armazenamento da luz solar em plantas, algas e animais a milhares de anos atrás. O Sol também é responsável pelo processo da evaporação, o qual causa o reabastecimento dos rios e lagos que deságuam no mar.

A distância entre a Terra e o Sol é um fator fundamental, pois permite criar um ambiente de temperatura e luminosidade adequado para a manutenção da vida. Nenhum outro planeta do Sistema Solar, com exceção de Marte, possui as condições ideais de vida semelhante às da Terra; uns são muito quentes, outros muito frios. Por falar em temperatura, também fica óbvio que sem o Sol, a Terra seria um lugar incrivelmente gelado.


Lucas Huãn
1°E

Kennedy Costa da Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kennedy Costa da Silva disse...

Dia 03 de maio, dia do sol
O Sol é a principal fonte de energia primária para a Terra: mesmo a energia elétrica produzida por uma usina hidrelétrica tem a sua origem no Sol. Explicando melhor: a energia radiante do Sol provoca a evaporação das águas, que se condensam nas partes mais altas da Troposfera e originam as nuvens e depois a chuva. Parte da água da chuva que infiltra na Terra passa a correr pela superfície da mesma através de rios, até ser capturada por uma represa, onde a energia eletromagnética do sol, que já havia sido transformada em energia mecânica (cinética).
A energia que move a maioria dos seres vivos é oriunda da fotossíntese, reação química na qual a energia eletromagnética do sol se transforma em energia química nas plantas, as quais, uma vez ingeridas pelos animais, fornecem a eles o alimento que proverá de energia todos os processos fisiológicos de seus organismos, desde a energia mecânica dos músculos à energia neuroquímica do sistema nervoso. Em síntese: nós, seres humanos, somos movidos à energia solar!

Nome:Kennedy Costa da Silva
1° Ano E
Matutino
Bibliografia:Ciências e poemas
JBC

Anônimo disse...

O raiar do Sol todos os dias é algo que desperta vários sentimentos bons nas pessoas: renovo, esperança e vida. O Sol é a estrela central do nosso sistema planetário solar. O que faz com que essa estrela seja tão importante para nós é a sua proximidade com o nosso planeta: cerca de 150 milhões de quilômetros. Para se ter uma idéia, a estrela mais próxima da Terra depois do Sol é a Próxima Centauri, situada a 40 trilhões de quilômetros de distância de nós.

Em 3 de maio é comemorado o dia internacional do Sol. Todos nós sabemos que a estrela é de extrema importância para os seres vivos. O Sol é, praticamente, a única fonte de energia para a Terra. Essa energia penetra no ecossistema através dos seres autótrofos e é repassada para os seres heterotróficos; vale lembrar que a energia é cíclica, ou seja, nunca acaba. Dessa forma, sem o Sol, não haveria vida na Terra.

Todos os combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão e o gás natural, embora possam ser fontes de energia, também são produtos da captação e armazenamento da luz solar em plantas, algas e animais a milhares de anos atrás. O Sol também é responsável pelo processo da evaporação, o qual causa o reabastecimento dos rios e lagos que deságuam no mar.

A distância entre a Terra e o Sol é um fator fundamental, pois permite criar um ambiente de temperatura e luminosidade adequado para a manutenção da vida. Nenhum outro planeta do Sistema Solar, com exceção de Marte, possui as condições ideais de vida semelhante às da Terra; uns são muito quentes, outros muito frios. Por falar em temperatura, também fica óbvio que sem o Sol, a Terra seria um lugar incrivelmente gelado.

Aluno:Valdecy Diego-1°ano E
Site:http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-do-sol.htm

Aline A. Souza disse...

Sol, a estrela que, por efeito gravitacional de sua massa, domina o sistema planetário que inclui a Terra.
Mediante a radiação de sua energia eletromagnética, comporta toda a energia que mantém a vida na Terra, porque todo o alimento e combustível procede em última instância das plantas que utilizam a energia da luz do Sol.
Por causa de sua proximidade com nosso planeta, e por ser uma estrela típica, o astro-rei é um recurso extraordinário para o estudo dos fenômenos estelares.
O Sol constitui-se praticamente a única fonte de energia para a Terra.
É fácil imaginar o que aconteceria ao nosso planeta se esta energia viesse a faltar.
Não vivemos no receio de que isso aconteça, pois parece certo que o Sol não é agora diferente daquilo que era no passado, e nem será durante os próximos milhões de anos.

Todavia, os antigos demoraram muito tempo a convencer-se de que podiam confiar no Sol, talvez devido à recordação das suas temporárias desaparições (eclipses) ou de longos períodos de atenuação da sua radiação (cinzas vulcânicas ou longos períodos de mau tempo).
Os povos anglo-saxônicos ainda hoje lhe dedicam o dia mais belo da semana, aquele que nas línguas neolatinas é dedicado ao Senhor, isto é, o domingo.
As primeiras mitologias solares, divididas entre a admirada grandeza e potência do Sol e o seu obdiente caminho no céu, falam de um gigante de algum modo condenado a transportar a grande bola de fogo em torno do céu, em condições de total servidão após o período em que o astro se tinha desviado no seu movimento.
Estas lendas também poderiam encerrar algumas reminescências históricas.
A verdade é que a adoração do Sol sempre esteve presente nas primeiras civilizações, a par com a do fogo.
O Sol era considerado, por muitas culturas, uma divindade.
Na Índia, Babilônia, antiga Pérsia, Egito e antiga Grécia, o ritual de adoração do Sol era comum.
O Sol possuía uma bonita interpretação, visto como um símbolo de vida e seu ciclo diário, o resumo da existência humana: jovem pela manhã, madura ao meio-dia, velha ao entardecer.
Acredita-se que o jogo de bola simbolizasse o combate entre as forças antagônicas do cosmos: o bem contra o mal, o Sol contra a Lua, o Céu contra a Terra.
Segundo os astecas, o papel do ser humano era defender o Sol para que este continuasse oferecendo a luz, o que exigia sacrifícios humanos

Aluno(a): Aline A. Souza
Serie: 1°ano E - Matutino
JBC
Site:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/maio/dia-do-sol.php

richard disse...

O Dia do Sol celebra-se todos os anos no dia 3 de Maio.
O estudo do Sol serve de base para o conhecimento das outras estrelas, que de tão distantes aparecem para nós como meros pontos de luz.
O Sol, nossa fonte de luz e de vida, é a estrela mais próxima de nós e a que melhor conhecemos.
Quase todos os seres vivos dependem da luz do Sol para sobreviver. Os Como exemplo os Vegetais , só conseguem realizar a fotossíntese com a presença do sol.
Todos os combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão e o gás natural, embora possam ser fontes de energia, também são produtos da captação e armazenamento da luz solar em plantas, algas e animais a milhares de anos atrás.

Bibliografia: Yahoo
Aluna: Richard Alex Mendes Damaceno
Escola: João Briene de Camargo
Ano: 1º E

richard disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O Sol,com seu efeito gravitacional de sua massa,é a estrela central do nosso planeta Terra.A sua aproximidade,a sua irradiação,de energia eletromagnética com o nosso planeta nos permite criar um ambiente de temperatura e luminosidade adequado para a manutenção da vida.E isso faz com que essa estrela seja muito importante para nois.
Todos os alimentos e combustíveis,vem das plantas que utilizam a luz solar para poderem fazer a fotossíntese.
O Sol é a unica fonte de energia para Terra.Essa energia penetra no ecossistema através dos seres autótrofos e é repassada para os seres heterotróficos; vale lembrar que a energia é cíclica, ou seja, nunca acaba.O Sol também é responsável pelo processo da evaporação, o qual causa o reabastecimento dos rios e lagos que deságuam no mar.
Povos antigos demoraram muito tempo para poderem confiar no Sol,por causa dos(eclipses)ou de longos periodos de atenuação da sua radiação(cinzas vulcânicas ou longos períodos de mau tempo).Os povos anglo-saxônicos,dedicam o dia mais belo da semana,dedicada ao senhor,isto é,o domingo.
As primeiras mitologias,acreditavam-se que o Sol era visto como muitas culturas,e também como um símbolo da vida e seu ciclo diário:Jovem pela manhã,madura ao meio dia e velha ao entardecer.
O papel dos seres humanos,segundo os Astecas,era de proteger o sol para que continuasse oferecendo a luz,e exigia sacríficios humanos.
No dia 3 de maio é comemorado o dia do SOL.
Sem o Sol nosso planeta seria um lugar incrivelmente gelado.

Aluno:Wenneston MYCHEL
Série;1°Ano E
Matutino
JBC
Bibliografia:www.brasilescola.com e www.portalsaofrancsco.com.br

douglas christiann disse...

3 de maio é comemorado o dia do sol, o objetivo desse dia é pretigiar a nossa principal fonte de vida,sendo a luz e o calor transmitido pelo sol sao fundamentais para a vida na terra. tanto para A fotossintese é o processo fundamental para a luz do sol e convertendo-a em energia química
e a oxigenização da terra


aluno:dhouglas christiann
serie:1 ano E
biografia:Wikipédia, a enciclopédia livre

douglas christiann disse...

3 de maio é comemorado o dia do sol, o objetivo desse dia é pretigiar a nossa principal fonte de vida,sendo a luz e o calor transmitido pelo sol sao fundamentais para a vida na terra. tanto para A fotossintese é o processo fundamental para a luz do sol e convertendo-a em energia química
e a oxigenização da terra


aluno:dhouglas christiann
serie:1 ano E
biografia:Wikipédia, a enciclopédia livre

Anônimo disse...

Porque razao precisamos do sol?
Porque ele é o motor da vida !
Não haveria vida , aqui no planeta Terra sem a estrela SOL...
O sol é fonte de toda energia que a terra possui, a luz solar é imprescindível no processo de fotossíntese, oq contempla a base da cadeia alimentar, ele nos dá energia termica, caso não existisse a terra seria uma esfera de gelo, tem função, por ser um astro grande de manter a atração de objeto, no caso os planetas, ou seja, a órbita da terra existe devido ao sol, além de processos fisiológicos como a sintese de vitamina D nos animais de uma forma geral.
Precisamos porque gravitamos em torno dele, é ele que nos prende a uma orbita e não deixa a Terra sair por aí como um asteroide. ele evita que a Terra vire um grande bloco de gelo. permitindo condições essenciais (luz, calor) para a existencia de vida
, principal envolvido na fotossintese das plantas e algas que consome o co2 e libera o oxigenio e que alimenta os vegetais (uma das bases da cadeia alimentar)
Quarto, a simples inclinação da Terra ou trechos da nossa orbita mais proximas ao Sol definem climas e estações; vitais para o equilibrio ecologico.

aluno : André Vicente 2*B mat

Prof : Gonçalina Arruda

Anônimo disse...

O sol é fundamental para os seres vivos.

O raiar do Sol todos os dias é algo que desperta vários sentimentos bons nas pessoas: renovo, esperança e vida. O Sol é a estrela central do nosso sistema planetário solar. O que faz com que essa estrela seja tão importante para nós é a sua proximidade com o nosso planeta: cerca de 150 milhões de quilômetros. Para se ter uma idéia, a estrela mais próxima da Terra depois do Sol é a Próxima Centauri, situada a 40 trilhões de quilômetros de distância de nós.

Em 3 de maio é comemorado o dia internacional do Sol. Todos nós sabemos que a estrela é de extrema importância para os seres vivos. O Sol é, praticamente, a única fonte de energia para a Terra. Essa energia penetra no ecossistema através dos seres autótrofos e é repassada para os seres heterotróficos; vale lembrar que a energia é cíclica, ou seja, nunca acaba. Dessa forma, sem o Sol, não haveria vida na Terra.

Todos os combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão e o gás natural, embora possam ser fontes de energia, também são produtos da captação e armazenamento da luz solar em plantas, algas e animais a milhares de anos atrás. O Sol também é responsável pelo processo da evaporação, o qual causa o reabastecimento dos rios e lagos que deságuam no mar.

A distância entre a Terra e o Sol é um fator fundamental, pois permite criar um ambiente de temperatura e luminosidade adequado para a manutenção da vida. Nenhum outro planeta do Sistema Solar, com exceção de Marte, possui as condições ideais de vida semelhante às da Terra; uns são muito quentes, outros muito frios. Por falar em temperatura, também fica óbvio que sem o Sol, a Terra seria um lugar incrivelmente gelado.

O sol e fonte de energia principal para vida na terra.

Nome:Leonel Lima
Série:2°B

Damallys disse...

"Que calor! O clima está muito quente hoje!" Quantas vezes pensamos assim, não é? Ainda mais no Brasil, que é um país bem quente. Agora, não dá para falar de altas temperaturas sem se lembrar do sol. Por isso, o dia de hoje é todo dedicado a ele.
O sol é uma das 200 bilhões de estrelas que existem na Via Láctea. Ao seu redor giram nove planetas - entre eles a Terra -, que juntos formam o Sistema Solar. Acredita-se que o sol esteja ativo há cerca de 4,6 bilhões de anos, sempre produzindo muito calor.
A luz e o calor transmitidos pelo sol são fundamentais para vida na terra. As plantas, por exemplo, precisam da luz solar para sobreviver. Os banhos de sol são fontes de vitamina D para o corpo humano, beneficiando os músculos e a circulação do sangue. Mas, sol demais pode fazer mal para a saúde. Por isso, para evitar queimaduras, câncer de pele e desidratação é bom não se expor ao sol entre 10 horas da manhã e 16 horas da tarde.

Aluna:Dãmallys
Série:2ºB

Anônimo disse...

O raiar do Sol todos os dias é algo que desperta vários sentimentos bons nas pessoas: renovo, esperança e vida. O Sol é a estrela central do nosso sistema planetário solar. O que faz com que essa estrela seja tão importante para nós é a sua proximidade com o nosso planeta: cerca de 150 milhões de quilômetros. Para se ter uma idéia, a estrela mais próxima da Terra depois do Sol é a Próxima Centauri, situada a 40 trilhões de quilômetros de distância de nós.

Em 3 de maio é comemorado o dia internacional do Sol. Todos nós sabemos que a estrela é de extrema importância para os seres vivos. O Sol é, praticamente, a única fonte de energia para a Terra. Essa energia penetra no ecossistema através dos seres autótrofos e é repassada para os seres heterotróficos; vale lembrar que a energia é cíclica, ou seja, nunca acaba. Dessa forma, sem o Sol, não haveria vida na Terra.

Todos os combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão e o gás natural, embora possam ser fontes de energia, também são produtos da captação e armazenamento da luz solar em plantas, algas e animais a milhares de anos atrás. O Sol também é responsável pelo processo da evaporação, o qual causa o reabastecimento dos rios e lagos que deságuam no mar.

A distância entre a Terra e o Sol é um fator fundamental, pois permite criar um ambiente de temperatura e luminosidade adequado para a manutenção da vida. Nenhum outro planeta do Sistema Solar, com exceção de Marte, possui as condições ideais de vida semelhante às da Terra; uns são muito quentes, outros muito frios. Por falar em temperatura, também fica óbvio que sem o Sol, a Terra seria um lugar incrivelmente gelado.

Relacao entre o sol das estrelas

O Sol é uma estrela da população I, rico em elementos pesados. O sol pode ter se formado por ondas resultantes da explosão de uma ou mais supernovas. Evidências incluem a abundância de metais pesados (tais como ouro e urânio) no Sistema Solar levando em conta a presença minoritária destes elementos nas estrelas de população II. A maior parte dos metais foram provavelmente produzidos por reações nucleares que ocorreram em uma supernova antiga, ou via transmutação nuclear via captura de nêutrons durante uma estrela de grande massa de segunda geração.

O Sol não possui uma superfície definida como planetas rochosos possuem, e, nas partes exteriores, a densidade dos gases cai aproximadamente exponencialmente à medida que se vai afastando do centro. Mesmo assim, seu interior é bem definido. O raio do Sol é medido do centro solar até o limite da fotosfera. Esta última é simplesmente uma camada acima do qual gases são frios ou pouco densos demais para radiar luz em quantidades significativas, sendo, portanto, a superfície mais facilmente identificável a olho nu.

O interior solar possui três regiões diferentes: o núcleo, onde se produzem as reações nucleares que transformam a massa em energia através da fusão nuclear, a zona radiativa e a zona de convecção. O interior do Sol não é diretamente observável, já que a radiação é completamente absorvida (e reemitida) pelo plasma do interior solar, e o Sol em si mesmo é opaco à radiação electromagnética. Porém, da mesma maneira que a sismologia utiliza ondas geradas por terremotos para revelar o interior da Terra, a heliosismologia utiliza ondas de pressão (infravermelho) atravessando o interior do Sol para medir e visualizar o interior da estrutura solar.Modelos de computador também são utilizados como instrumentos teóricos para investigar camadas mais profundas do Sol.

Aluna: Larissa Rodrigues
Serie:2 b
Prof: Goncalina
Escola: Joao brienne de Camargo