terça-feira, 14 de agosto de 2012

ATIVIDADES SOBRE REPRODUÇÃO 1A, 1C,1D e 1E

ORIENTAÇÕES: Assistam os dois vídeos abaixo e resolva as questões abaixo:
1- Comente sobre o 2º vídeo
2-Faça um breve comentário sobre os genes
3-Um ser vivo se reproduz sozinho? como?
4-Quantas e quais são as forma de reprodução assexuada?Dê exemplos de animais envolvidos nesse tipo de reprodução.
5- Qual o processo reprodutivo utilizado pela planária?
6- O que é partenogênese? Dê exemplos
Obs: A postagem deverá ser feita até o dia 20/08(segunda feira). Abraços!!

36 comentários:

Anônimo disse...

O 2° vídeo é muito bom por que mostra como ocorre o processo de Fecundação.E tambem explica como ocorre a corrida dos espermatozóides parar conseguir reproduzir.
Os genes são formado por uma sequencia de DNA .Os genes, tem a função de controlar a estrutura e as funções metabólicas das células e dos organismos .E quando os genes são encontrados nas células reprodutoras passam as informações para a próxima geração. Dependendo do ser vivo sim, por exemplo, a abelha consegue se reproduzir sozinha colocando vários ovos , e a estrela do mar consegue se reproduzir por meio da repartição onde seu corpo é repartido e quando regenera se desenvolve outra estrela. Esses 2 são exemplos de reprodução assexuada.
Os tipos de Reprodução Assexuada:
Fragmentação, Divisão, Partenogénese, Bipartição, Esporulação, Multiplicação vegetativa e muitos outros.
A planaria usa a reprodução assexuada por meio de repartição, que ocorre quando repartem seu corpo que regenera formando 2 planarias.
A partenogênese é o termo utilizado para designar o desenvolvimento de um embrião, de qualquer ser vivo, sem a contribuição gênica paterna. São fêmeas que procriam sem precisar de machos que as fecundem.





Escola: João Brienne de Camargo
Aluno: Leonardo Figueiredo da Silva
Turma: 1° ano E

Kellen Cristina Da silva arruda disse...

Escola estadual João brienne De camargo
Aluna=Kellen cristina da silva Arruda
Serie=1°C
1º= O segundo video é muito bom por que fala Sobre a fecundação de um espermatozoíde E a corrida deles tentando entrar no utero para se reproduzir.
2°= O genes Do individuo são encontrados da metade do pai(XY) e na metade da mãe(XX) que dão a Cada um individuo caracteristicas Unicas...
3°= Por mais incrivel que pareça A resposta é sim, Alguns animais se reproduzem de uma forma assexuada.
4°= Fragmentação(Estrela-do-mar e Anemonas), Divisão, Partenogênese(Abelhas,Formigas e Escorpião amarelo), Bipartição,Esporulação,Multiplicação Vegetativa
5°=A Planaria é um tipo de Animal que se Reproduz por fragmento, A planaria tem tanta capacidade de se regenerar que se cortamos uma metade dela no meio ela se tornara em um novo individuo
6°=paternogênese=E uma forma de redução assexuada onde somente as femeas podem gerar novos individos (formiga abelhas e escorpião amarelos)

Daniele Soares Caprini disse...

1-O Segundo video fala sobre o processo da concepção, ele começa a explicar desde a liberação do óvulo pelo ovário feminino, até a sua implantação na parede do útero após a fecundação.
2-O Genes Herdamos dos nossos pais. O gene é um dos fatores que determinam a forma ou função de uma ou várias característica dos seres vivos, pois é por meio de genes que são determinadas proteínas.
3-dependendo do ser vivo sim, A reprodução, diferentemente das demais características dos seres vivos, ê indispensável para a conservação da espécie, mas não para o indivíduo. Entre eles há uma grande variedade de tipos de produção, existentes em função do processo de adaptação e da seleção natural. Eles estão classificados em dois grandes grupos: Reprodução sexuada e Reprodução assexuada.
4-Os principais meios de reprodução assexuada são:
Esporulação → forma de reprodução adaptada por algumas plantas inferiores ex: algas e fungos multicelulares, produzindo células diplóides denominadas esporos.
Divisão binária (bipartição ou cissiparidade) → processo em que uma célula se divide em duas, por mitose. Comumente observado em seres unicelulares: bactérias, protozoários, algas e fungos.
Brotamento → formação de um broto que se desprende do organismo genitor, desenvolvendo independentemente. Tipo de reprodução de alguns animais invertebrados, plantas e determinados fungos.
Fragmentação → fracionamento com potencial de regeneração na estrutura corporal de um organismo. Tipo de reprodução evidente em vegetais e planárias .
5-Nas planárias a reprodução assexuada pode ocorrer por bipartição – uma célula divide-se em duas semelhantes, que vão crescendo até atingirem o tamanho da progenitora – ou por fragmentação - o organismo fragmenta-se espontaneamente ou por acidente e cada fragmento desenvolve-se originando novos seres vivos.
6-Partenogénese,Refere-se ao crescimento e desenvolvimento de um embrião ou semente sem fertilização, por reprodução assexuada.A partenogénese ocorre naturalmente em plantas agamospérmicas, invertebrados (pulgas de água, afídeos, etc) e alguns vertebrados (lagartos, salamandras, peixes, etc...).





Escola: João Brienne de Camargo
Aluna: Daniele Soares Caprini
Turma: 1° ano C

Fazes disse...

Aluna:Camila de Souza Barbosa
Escola:João Brienne de Camargo
Série: 1ºA

1º_ O Segundo Vídeo, Gostei Muito, Fala sobre a Concepção quando acontece quando o espermatozóide e o óvulo encontram-se dento do corpo da mulher, numa das trompas de Falópio.
E tambeim mostra a corrida dos espermatozóides para conseguir reproduzir.
2°_ O gene é a unidade fundamental da hereditariedade. Cada gene é formado por uma sequência específica de ácidos nucleicos, que está associada com funções reguladoras e funções codificantes. Assim o gene que codifica para uma determinada proteína tem a sequência de bases que codifica para essa proteína, mas também regiões que permitem regular a produção dessa proteína. O conjunto dos genes de um organismo, população ou espécie constitui o genoma.
O gene é um dos fatores que determinam a forma ou função de uma ou várias característica dos seres vivos, pois é por meio de genes que são determinadas proteínas.
3º_ Sim , Alguns animais se reproduzem de forma assexuada neste caso não a necessidade de um macho ou uma fêmea para que novos individuos,sejam formados , Os descendentes são criados de a partir de um ser vivo.
4º_ Reproduçao assexuada nos animais podem acontecer de duas formas, uma delas e fragmentação, que ocorre principalmente em animais aquáticos. A fragmentação é um processo onde um novo individuo se desenvolveu a partir de um fragmento ou pedaço do corpo do outro. Este tipo de reprodução acontece com animais, como as estrelas-do-Mar , Uma estrela adulta é capaz de se dividir e dar origem a outra estrela , a partir de um pedaço do seu corpo . Apesar de poder se reproduzir , tambeim de forma assexuada as anêmonas são outro exêmplos de animais que se reproduz por fragmentação, estes animais marinhos,parecem planta, e tem uma relação unica com os peixes palhaços. As anêmonas tem uma espécie de veneno, mas o peixe palhaço, Não é afetado devido uma mucosa, protetora, por isto conseguem se esconder entre seus tentáculos sem se intoxicar.
5º_A planária é mais um exemplo de animal que se reproduz por fragmentação, esses pequenos vermes, alimentam de larvas de insetos, e outros pequenos invertebrados aquáticos, e são encontradas tanto em agua doce, como na salgada.
6º_A partenogênese é o termo utilizado para designar o desenvolvimento de um embrião, de qualquer ser vivo, sem a contribuição gênica paterna. São fêmeas que procriam sem precisar de machos que as fecundem. Este é um tipo de reprodução assexuada.

Fazes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

1°- O 2° video fala sobre o sistema reprodutivo, onde primeiramente ocorre a fecundação, onde o ovulo é fecundado pelo espermatozoide, formando assim uma feto, uma nova vida .

2°- A metade dos genes do indiviuo vem do pai (XY) e da mãe (XX), dando características únicas ao individuo.

3°- Sim, os indivíduos são formados por um único animal.

4°- As formas de reprodução assexuada são: Fragmentação, Divisão, partenogênese, entre outros. Alguns animais assexuados são: estrela-do-mar e plánaria

5°-Fragmentação

6°- São fêmeas que procriam sem precisar de machos que as fecundem. Naturalmente ocorre em plantas agamospérmicas.

Escola: João Brienne de Camargo
Aluna: Mariana Brito
Serie: 1°C

thays delirus disse...

1°= O 2° vídeo é bem interessante, porque mostra o processo da fecundação. Mostra também os espermatozoides disputando um lugar no útero.
2°= Os genes transportam a informação de uma geração a outra, dando ao indivíduo características únicas.
3°=SIM. Alguns animais se reproduzem sozinhos com a forma de reprodução assexuada.
4°= São duas formas de reprodução assexuada. Uma delas é a PARTENOGÊNESE e os animais envolvidos são: as abelhas, formigas e escorpiões amarelos (ocorreu um 1° caso com tubarões). A outra forma é a FRAGMENTAÇÃO e os animais envolvidos são: estrelas do mar, anêmonas e planárias.
5°= A planária se reproduz por fragmento. Se cortarmos uma delas ao meio, cada metade forma-se um indivíduo, formando assim 2 planárias.
6°= É uma forma de reprodução assexuada onde só as fêmeas podem gerar novos indivíduos. As formigas e as abelhas reproduzem-se dessa forma, e o escorpião amarelo também.


ESCOLA: João Brienne de Camargo
ALUNO: Thaís Freitas Pereira.
SÉRIE: 1° Ano D

Anônimo disse...

1- O segundo video esta falando como ocorre o processo de concepção e explica que o espermatozoíde percorre um longo caminho até chegar ao útero, onde encontra-se com um óvulo, que é a célula reprodutora feminina, e ocorre a fecundação.

2- O gene é um segmento de uma molécula de DNA que contém um código para a produção dos aminoácidos da cadeia polipeptídica
e as sequências reguladoras para a expressão, embora no genoma humano existam grandes sequências não codificantes. As sequências codificantes são chamadas de éxons.

3- Sim, A reprodução assexuada é um tipo de reprodução que ocorre sem a intervenção de gâmetas. Entre os animais, um dos exemplos mais conhecidos é o da estrela-do-mar.

4- Principais meios de Reprodução assexuada são:
Esporulação: reprodução por meio de esporos, célula especializada que é liberada, e um novo indivíduo se desenvolve quando as condições
ambientais são favoráveis. Exemplos: briófitas e fungos.

Brotamento (ou gemiparidade): processo no qual o corpo do indivíduo desenvolve brotos que, ao se separarem, assumem uma vida independente. Processo parecido é a estaquia, ou propagação vegetativa, que consiste na propagação de uma nova planta por meio de estacas, folhas ou outras estruturas de uma planta pré-existente. Exemplos: hidra e violeta, respectivamente.

Fragmentação: fragmentos que se separam do corpo do indivíduo, regeneram-se e dão origem a novos seres, idênticos. Exemplo: planária.

Partenogênese: desenvolvimento do gameta feminino sem que este tenha sido fecundado. Exemplo: zangão.

5- A planária é mais um exemplo de animal que se reproduz por fragmentação, esses pequenos vermes, alimentam de larvas de insetos, e outros pequenos invertebrados aquáticos, e são encontradas tanto em agua doce, como na salgada

6- A partenogênese refere-se a um tipo de reprodução assexuada de animais em que o embrião se desenvolve de um óvulo sem ocorrência da fecundação.
Alguns tipos de vermes, de insetos e uns poucos animais vertebrados, como certas espécies de peixes, de anfíbios, e de répteis, se reproduzem por partenogênese.
Os machos das abelhas, vespas e formigas surgem pela partenogênese de óvulos não fecundados, portanto são haplóides, enquanto as fêmeas são diploides.




Escola: João Brienne De Camargo
Aluna: Rafaela Pereira Bichofre
Serie: 1º Ano 'E'

Anônimo disse...

1=A concepção acontece quando o espermatozóide célula reprodutiva masculina e a óvulo célula reprodutiva feminina encontram-se dentro do corpo da mulher numa das trompas de falópio.

2=O geneé a unidade ferndamental da herediedade. cada gene é formado por uma sequencia especifica de ácido núcléicos pela forma assexuada

3=sim.com a reprodução assexuada é um tipo é uma reprodução que é feita sem a intervenção de gametas com os animais escorpião amarelo

4=as reproduzões são,esporrulação e brotamento.os naimais são esponjas,corais hidrasvermes achatados ou platelmintes e planária

5=Na reprodução assexuada ela geralmente sofrem fissão transversal ou longitudinal e se você corta ela em duas cada parte será uma nova planara

6=A partenogénese ocorre naturalmente em plantas agamospermicas invertebrados pulga de água afideos etc...e alguns vertebrados lagrartios salamandras peixes etc...

escola joão brienne de camargo

aluna=Karina kelly

turma=1anoc

Anônimo disse...

comentaio do segundo video

é muito bom porque explica como ocorre oespermatozoide célula reprodutiva masculina e a óvulo celula reprodutiva feminina encontram-se dentro do corpo da mulher numa das tronpas de falopio

aluna karina kelly
1ano c

Anônimo disse...

1- O vídeo mostra como ocorre o processo da Fecundação para a reprodução dos seres vivos. No percurso, milhões de espermatozoides poderão ir ao encontro do útero, onde se encontra com um óvulo, que é a célula reprodutora feminina, mas somente os mais fortes conseguirão atingi-lo e apenas um deles fecundá-lo. Depois de nove meses se produzirá o nascimento do novo ser humano.

2- O gene é a unidade fundamental da hereditariedade. Cada gene é formado por uma sequência específica de ácidos nucleicos (biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética. Existem dois tipos de ácidos nucleicos: ácido desoxirribonucléico – DNA- e ácido ribonucléico – RNA).

3- Sim. Alguns animais se reproduzem de forma assexuada este caso não a necessidade de um macho e uma fêmea para que novos indivíduos sejam formados os descendentes são criados a partir de um único ser vivo.

4- Existem vários tipos de reprodução assexuada: Fragmentação, Estrobilização, Bipartição ou fissão binária, Gemulação, Esporulação, Multiplicação vegetativa, Brotamento ou gemiparidade, Partenogénese.
* Fragmentação - o organismo fragmenta-se espontaneamente ou por acidente e cada fragmento desenvolve-se originando novos seres vivos. (ex: algas, estrela-do-mar).
* Partenogénese - processo através do qual um óvulo se desenvolve originando um novo organismo, sem ter havido fecundação. (ex: abelha, formiga, alguns peixes, alguns repteis, alguns anfíbios).
* Bipartição ou fissão binária - um indivíduo divide-se em dois com dimensões sensivelmente iguais. (ex: ameba, planária, paramécias).
* Gemulação - num organismo forma-se uma ou mais dilatações - gomos ou gemas - que crescem e desenvolvem-se originando novos organismos. (ex: hidra de água doce, levedura).
* Esporulação - formação de células reprodutoras - os esporos - que, ao germinarem, originam novos indivíduos. (ex: fungos).
* Multiplicação vegetativa - nas plantas, as estruturas vegetativas, raízes, caules ou folhas, por vezes modificadas, originam, por diferenciação, novos indivíduos. (ex: cenouras (raízes), batateira (tubérculo), fetos (rizoma), Bryophyllum (folha).
* Brotamento ou gemiparidade-Neste tipo de reprodução um broto se desenvolve no indivíduo e após um tempo se desprende, passando a ter uma vida independente. Podemos citar como exemplos de organismos que se reproduzem por brotamento (ex: fungos, hidras, esponjas plantas).
* Estrobilização - formação de estróbilos que dão origem a novos seres (ex: corais).

5- A planária se reproduz por fragmento. Se cortarmos em vários pedaços pode-se originar uma nova planária de cada pedaço.

6- A Partenogênese é um processo através do qual um gameta feminino se desenvolve originando um novo organismo, sem ter havido fecundação.
As Abelhas e as formigas reproduzem-se dessa forma, e o escorpião amarelo também.

Escola: João Brienne De Camargo
Aluno: Weverton Franco Oliveira
Serie: 1º Ano C

andressa disse...

1-o video mostra como é feita a reproduçao do óvulo na mulher com e
espermatozoide
2-gernes ´´e pois fica em varios tipos de vegetal;é formado de acído nucleicos é hereditariedade do cromossos DNA E RNA
3- SE REPRODUZEM pois existema reproduçao das sexuada que vem da metade do macho e da femea dando formaçao genética
4-ela é fundamental para especie asim os seres vivos só surgem a partir de outro seres vivo inguais a eles a partir daao reproduçao
5-o corre na produçao da fecundaçao dos gametais os seres sao geneticamente indenticos aos progenitores denominando os clones
6-´´e um crecimento de um embriao da fertilizaçao por reproduçao sexuada que ocore em planta ivertebrada agamospérmicas


Escola-Joao brieene de camargo
aluna andressa souza 1c

Allyne Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aline A. Souza disse...

1) O 2º vídeo mostra muito bem oque precisamos saber sobre o processo de fecundação, desde que o óvulo é liberado pelo ovário feminino, a fecundação do espermatozoide até a implantação na parede do útero.

2) Os genes são as unidades fundamentais da hereditariedade.

3)Existem sim seres vivos que se reproduzem de forma assexuada, mas não são todos, somente alguns, como por exemplo a maioria dos lagartos, abelhas, etc.

4) São cinco os processos mais conhecidos de reprodução assexuada:
1- Divisão binária: conhecido, também, por cissiparidade ou bipartição, este processo consiste na divisão de uma célula em duas células-filhas. Exemplo: bactérias.
2- Esporulação: reprodução por meio de esporos, célula especializada que é liberada, e um novo indivíduo se desenvolve quando as condições ambientais são favoráveis. Exemplos: briófitas e fungos.
3- Brotamento (ou gemiparidade): processo no qual o corpo do indivíduo desenvolve brotos que, ao se separarem, assumem uma vida independente. Processo parecido é a estaquia, ou propagação vegetativa, que consiste na propagação de uma nova planta por meio de estacas, folhas ou outras estruturas de uma planta pré-existente. Exemplos: hidra e violeta, respectivamente.
4- Fragmentação: fragmentos que se separam do corpo do indivíduo, regeneram-se e dão origem a novos seres, idênticos. Exemplo: planária.
5- Partenogênese: desenvolvimento do gameta feminino sem que este tenha sido fecundado. Exemplo: zangão.

5)O processo de fragmentação.

6) Partenogênese é o desenvolvimento do gameta feminino sem que este tenha sido fecundado. Exemplo: os rotíferos e os crustáceos cladóceros.

Escola: João Brienne de Camargo
Aluna: Aline Arruda Souza
Turma: 1º ano E

Anônimo disse...


1)o 2º Vídeo mostra como ocorre a fecundação,a corrida dos espermatozoides para chegarem no utero e se reproduzir

2) Os genes são as unidades fundamentais da hereditariedade.

3)Sim.Alguns Animais se reproduzem de forma assexuadas,não necessitam de um macho e uma femêa para serem formados.

3)As formas de Reprodução assexuadas são:
Esporulação- forma de reprodução adaptada por algumas plantas inferiores (briófitas e pteridófitas), algas e fungos multicelulares, produzindo células diplóides denominadas esporos.

Divisão binária (bipartição ou cissiparidade) → processo em que uma célula se divide em duas, por mitose. Comumente observado em seres unicelulares: bactérias, protozoários, algas e fungos.


Brotamento → formação de um broto que se desprende do organismo genitor, desenvolvendo independentemente. Tipo de reprodução de alguns animais invertebrados, plantas e determinados fungos.

Fragmentação → fracionamento com potencial de regeneração na estrutura corporal de um organismo. Tipo de reprodução evidente em vegetais e planárias (platelmintos).

Partenogênese → desenvolvimento de um organismo a partir de gametas (óvulos) não fecundados.

5)A planária se reproduz por fragmento. Se cortarmos uma delas ao meio, cada metade forma-se um indivíduo.

6) Refere-se ao crescimento e desenvolvimento de um embrião ou semente sem fertilização, por reprodução assexuada.
A partenogénese ocorre naturalmente em plantas agamospérmicas, invertebrados (pulgas de água, afídeos, etc) e alguns vertebrados (lagartos, salamandras, peixes, etc...)


Escola:João Brienne de Camargo
Aluna:Elayne de Carvalho Machado
Turma:1º ano A

Anônimo disse...

1)o 2º Vídeo mostra como ocorre a fecundação,a corrida dos espermatozoides para chegarem no utero e se reproduzir

2) Os genes são as unidades fundamentais da hereditariedade.

3)Sim.Alguns Animais se reproduzem de forma assexuadas,não necessitam de um macho e uma femêa para serem formados.

3)As formas de Reprodução assexuadas são:
Esporulação- forma de reprodução adaptada por algumas plantas inferiores (briófitas e pteridófitas), algas e fungos multicelulares, produzindo células diplóides denominadas esporos.

Divisão binária (bipartição ou cissiparidade) → processo em que uma célula se divide em duas, por mitose. Comumente observado em seres unicelulares: bactérias, protozoários, algas e fungos.


Brotamento → formação de um broto que se desprende do organismo genitor, desenvolvendo independentemente. Tipo de reprodução de alguns animais invertebrados, plantas e determinados fungos.

Fragmentação → fracionamento com potencial de regeneração na estrutura corporal de um organismo. Tipo de reprodução evidente em vegetais e planárias (platelmintos).

Partenogênese → desenvolvimento de um organismo a partir de gametas (óvulos) não fecundados.

5)A planária se reproduz por fragmento. Se cortarmos uma delas ao meio, cada metade forma-se um indivíduo.

6) Refere-se ao crescimento e desenvolvimento de um embrião ou semente sem fertilização, por reprodução assexuada.
A partenogénese ocorre naturalmente em plantas agamospérmicas, invertebrados (pulgas de água, afídeos, etc) e alguns vertebrados (lagartos, salamandras, peixes, etc...)


Escola:João Brienne de Camargo
Aluna:Elayne de Carvalho Machado
Turma:1º ano A

Anônimo disse...

1°O segundo video é interessante por que mostra em outra dimensão o processo da fecundação;e a disputa dos espermatozoides pelo ultero.
2°O GENES éa unidade da hereditariedade,contem informações genéticas que da caracteristicas unicas ao individuo.
3°Sim,alguns animais como a HIDRA entre outros tem a capacidade de se reproduzir sozinha,pois tem a forma de reprodução assexuada.
4° Fragmentação: fragmentos que se separam do corpo do indivíduo, regeneram-se e dão origem a novos seres, idênticos. Exemplo: planária.
5°O processo de fragmentação.
6° A partenogênese refere-se a um tipo de reprodução assexuada onde o gameta feminino se desenvolve originando um novo organismo, sem ter havido fecundação. Abelhas e as formigas e o escorpião amarelo também se reproduz dessa forma.

aluna:Iris fernanda.
escola:joão brienne de camargo.
turma:1°ano C

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

1- O segundo video esta falando como ocorre o processo de concepção e explica que o espermatozoíde percorre um longo caminho até chegar ao útero, onde encontra-se com um óvulo, que é a célula reprodutora feminina, e ocorre a fecundação.

2- O gene é a unidade fundamental da hereditariedade. Cada gene é formado por uma sequência específica de ácidos nucleicos (biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética. Existem dois tipos de ácidos nucleicos: ácido desoxirribonucléico – DNA- e ácido ribonucléico – RNA).

3- Sim. Alguns animais se reproduzem de forma assexuada este caso não a necessidade de um macho e uma fêmea para que novos indivíduos sejam formados os descendentes são criados a partir de um único ser vivo.

4- Principais meios de Reprodução assexuada são:
Esporulação: reprodução por meio de esporos, célula especializada que é liberada, e um novo indivíduo se desenvolve quando as condições
ambientais são favoráveis. Exemplos: briófitas e fungos.

5- A planária é mais um exemplo de animal que se reproduz por fragmentação, esses pequenos vermes, alimentam de larvas de insetos, e outros pequenos invertebrados aquáticos, e são encontradas tanto em agua doce, como na salgada.

6- É uma estratégia de reprodução assexuada muito utilizada em espécies de reprodução sexuada, quando na população não existem machos disponíveis. Na partenogénese o gâmeta feminino desenvolve-se formando um novo ser, sem que tenha havido fecundação. Deste processo podem resultar indivíduos diplóides – pela divisão do ovócito (com formação incompleta do gâmeta, isto é, trata-se de uma célula diplóide que iria formar uma célula haplóide por meiose) ou pela divisão da célula que resulta da fusão do glóbulo polar com o óvulo (por exemplo o Dragão do Komodo); ou podem resultar indivíduos haplóides – pela divisão do óvulo (por exemplo as abelhas). Muitas plantas possuem uma forma particular chamada apomixia, que produz sementes com embriões diplóides perfeitamente viáveis.

Escola:João Brienne De Camargo
Professora:Gonçalina Arruda
Aluna: maria Eloisa Da Silva
Serie:1ºA

Regiane' disse...

1- No 2° video o espermatozoide fecundou no óvulo.

2- É a unidade fundamental da hereditariedade .Cada gene é formado por uma sequência especifica de ácidos nucléicos.

3- A femêa do dragão, elas se reproduzem no começo do mês de maio a agosto , e os ovos são postos em setembro. Cerca de 20 ovos são depositados em ninhos de MEGAPODIIDAE abandonados e ficam a imcubar durantw sete a oito meses , e a eclosão ocorre em abril , quando a abundancia de insectos.

4- Fragmentação-o organismo fragmenta-se espontaneamente ou por acidente e cada fragmento desenvolve-se originando novos seres vivos.(ex: algas, estrela-do-mar)

Partenogénese - processo através do qual um óvulo se desenvolve originando um novo organismo, sem ter havido fecundação.(ex: abelha, formiga, alguns peixes, alguns repteís, alguns anfíbios)

Bipartição ou fissão binária ou cissiparidade - um indivíduo divide-se em dois com dimensões sensivelmente iguais.(ex: ameba, planária, paramécias)

Gemulação - num organismo formam-se uma ou mais dilatações - gomos ou gemas - que crescem e desenvolvem-se originando novos organismos.(ex: hidra de água doce, levedura)

Esporulação - formação de células reprodutoras - os esporos - que, ao germinarem, originam novos indivíduos.(ex: fungos)

Multiplicação vegetativa - nas plantas, as estruturas vegetativas, raízes, caules ou folhas, por vezes modificadas, originam, por diferenciação, novos indivíduos.(ex: cenouras (raízes), batateira (tubérculo), fetos (rizoma), Bryophyllum (folha).

5- A planária se reproduz por fragmento,duas metades, aos poucos, reconstituem as porções faltantes, sendo que o fragmento anterior reconstitui o posterior com maior rapidez.


6- São fêmeas que procriam sem precisar de machos que as fecundem.


Nome: Regiane souza
Série : 1° C
Escola : João Brienne de Camargo .

Unknown disse...

1 - O 2º Vídeo é muito interessante , mostra a corrida dos espermatozoides ate o encontro com o óvulo para poder ocorrer o processo de fecundação . E como é quando apenas um espermatozoide consegue vencer inúmeros e faz a fecundação para assim se reproduzir .
2 - Os genes são características da criança herdadas pelo pai e a mãe sendo metade do pai (XY) e metade da mãe (XX) . Assim criando todas as características físicas da criança .
3 - Sim , os animais que se reproduzem sozinhos é de forma assexuada . Não necessita de fêmea e macho apenas a fêmea se reproduz sozinha .

4 - São várias , sendo elas : fragmentação , divisão , partenogênese , bipartição , esporulação , multiplicação vegetativa entre outros ... A fragmentação é um ato reprodutivo pelas algas marinhas ex : Estrela-do-mar . A partenogênese é um ato reprodutivo das abelhas , formigas entre vários outros .
5 - as planárias são conhecidas por sua grande capacidade de regeneração.Quando cortada uma metade , ela se regenera formando assim um novo individuo no caso , 2 planarias .
6 - A partenogênese é a fêmea que se reproduz sem a fertilização do macho . Ela é mais comum em plantas . Nos invertebrados a partenogênese é comum em pulgas de água , afídeos e abelhas . Nos vertebrados essa reprodução é executada por lagartos, salamandras, e peixes .




Escola : João Brienne de Camargo
Aluno (a) : Keyla Krisley Gomes
Turma : 1º ano A

Anônimo disse...

1 - O 2º Vídeo é muito interessante , mostra a corrida dos espermatozoides ate o encontro com o óvulo para poder ocorrer o processo de fecundação . E como é quando apenas um espermatozoide consegue vencer inúmeros e faz a fecundação para assim se reproduzir .
2 - Os genes são características da criança herdadas pelo pai e a mãe sendo metade do pai (XY) e metade da mãe (XX) . Assim criando todas as características físicas da criança .
3 - Sim , os animais que se reproduzem sozinhos é de forma assexuada . Não necessita de fêmea e macho apenas a fêmea se reproduz sozinha .

4 - São várias , sendo elas : fragmentação , divisão , partenogênese , bipartição , esporulação , multiplicação vegetativa entre outros ... A fragmentação é um ato reprodutivo pelas algas marinhas ex : Estrela-do-mar . A partenogênese é um ato reprodutivo das abelhas , formigas entre vários outros .
5 - as planárias são conhecidas por sua grande capacidade de regeneração.Quando cortada uma metade , ela se regenera formando assim um novo individuo no caso , 2 planarias .
6 - A partenogênese é a fêmea que se reproduz sem a fertilização do macho . Ela é mais comum em plantas . Nos invertebrados a partenogênese é comum em pulgas de água , afídeos e abelhas . Nos vertebrados essa reprodução é executada por lagartos, salamandras, e peixes .




Escola : João Brienne de Camargo
Aluno (a) : Keyla Krisley Gomes
Turma : 1º ano A

Karoline Matias disse...

1º)"O vídeo é bastante interessante e útil, pois mostra detalhadamente passo a passo o processo de concepção, desde a liberação do óvulo, passando pela 'corrida' dos espermatozoides, a fusão dos gametas masculinos e femininos, até a implantação do ovário na parede do útero.

2º)Os Genes são segmentos de moléculas de DNA super importantes no organismo, pois tem como função a determinação das características de cada indivíduo, ele é a unidade transferida de geração para geração.

3º)Sim, por meio da reprodução assexuada, onde um indivíduo da origem a seus descendentes.

4º)Existem vários tipos de reprodução assexuada, dentre elas estão as principais:
*Bipartição: onde uma única célula produz duas outras por meiose, ex;Paramécio
*Brotamento: onde um novo indivíduo brota do corpo de um adulto, podendo ou não destacar-se dele, ex;Hidra
*Estrobilização: consiste na fragmentação transversal do corpo em vários outros indivíduos iguais, ex;Medusas
*Regeneração: permite que fragmentos do organismo regenerem porções perdidas, originando indivíduos completos, ex;Planária.
*Propagação Vegetativa: onde partes da planta, principalmente o caule, podem originar por meiose novos organismos, ex;Erva-Mate.

5º)Reproduz-se através da Regeneração.

6º)É um caso particular de reprodução assexuada em que há desenvolvimento de óvulos sem que estes tenham sido fecundados, ex; Dragão-de-komodo.





Escola: João Brienne de Camargo
Aluna: Karoline Matias Botelho
Turma: 1º Ano C

Anônimo disse...

1-O segundo vídeo mostra como ocorre a corrida dos espermatozoides, a fecundação e é muito interessante.
2-Gene, é a unidade fundamental da hereditariedade. Cada gene é formado por uma sequência específica de ácidos nucléicos. O gene é um segmento de um cromossomo a que corresponde a uma informação para produzir uma determinada proteína ou controlar uma característica.
3-Sim, por reprodução assexuada.
4 e 5-Repartição, uma planaria dividida se regenera formando duas planarias.
6-A partenogênese é a reprodução sem a presença do macho.

Aluno: Lucas Huãn
Turma:1° ano E
Escola: João Brienne de Camargo

Anônimo disse...

1)O video do Sistema Reprodutivo mostra como ocorre a fecundação do espermatozóide com o óvulo.E mostra o trabalho que o espermatozóide faz para conseguir fecundar o óvulo.

2)Genes é um matérial géntico chamado de DNA, que contém metabolismo orgânico dos seres vivos que trasmite hereditariamente todas as caracteristica de um organismo.

3)Sim, por alguns tipos de Reprodução assexuada.

4)A duas formas de reprodução assexuada,que são Fragmentação e Partenogênese.Um exemplo de animal que faz a reprodução Fragmetada é a estrela-do-mar.Um exemplo de animal que faz a reprodução Partogênese é o escorpião amarelo fêmea.

5)É a fragmentação ou a regeneração.

6)A partonogênese é uma reprodução assexuada que não a fecundação do espematozóide no óvulo,o óvulo vai se desvolvendo dentro do corpo da fêmea até forma um novo ídividuo. Um exemplo de um animal é o escorpião amarelo, os filhotes vão se denvolvedo dentro do corpo da mãe até o nascimento.

Escola João Brienne de Camargo
Aluna:Thayanny Rosalino de Magalhães
turma:1°ano A

Anônimo disse...

1º o 2º vídeo é muito interessante pois mostra todo passo ate forma uma criança desde o espermatozoide, o ovulo, ate chegar ao colo do útero!

2º É a unidade fundamental da hereditariedade,Cada gene é formado por uma sequência específica de ácidos nucléicos - biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética.

3º Alguns seres conseguem, por meio da reprodução assexuada, como por exemplo:estrela do mar, que se reproduz fragmentando uma parte do corpo.

4º Fragmentação - o organismo fragmenta-se espontaneamente ou por acidente e cada fragmento desenvolve-se originando um novo ser vivo.(ex:estrela do mar, alga).

Partenogénese - processo através do qual um óvulo se desenvolve originando um novo organismo, sem ter havido fecundação. (ex: abelha, formiga, alguns peixes, alguns répteis, alguns anfíbios).

Esporulação - formação de células reprodutoras que, ao germinarem, originam novos indivíduos. (ex: fungos).

5º A planaria usa o processo de fragmentação. Ela parte o seu corpo e se regenera, formando um novo individuo.

6º Partenogênese refere-se ao crescimento e desenvolvimento de um embrião ou semente sem fertilização, por reprodução assexuada.

e.e joao brienne de camargo
aluno: jeydson
turma:1ºE

Anônimo disse...

1-O vídeo explica de uma forma mas detalhada a reprodução humana de um jeito mas interessante como o espermatozoide e o óvulo é fecundado.
2- Os genes é as Características tanto do pai como da mãe, assim definida a cor dos olhos, cabelos e etc.
3-Sim,através da fragmentação: com um pedaço do ser ele se regenerar ou por partenogênese: só as fêmeas pode gerar novos indivíduos.
4-Duas a fragmentação e a partenogênese,na fragmentação a planaria, e na partenogênese a formiga
5-A fragmentação.
6-Partenogênese é uma forma de reprodução assexuada que apenas as fêmeas da origem a outro ser como o escorpião amarelo.

Escola: João Brienne de Camargo
Aluna: Natally Cardoso Delmondes
Turma: 1°ano E

Kennedy Costa da Silva disse...

1)É um resumo rápido sobre como ocorre a reprodução das seres humanos.Só que oque eu achei interessante foi a corrida para saber quem se fecundaria primeiro.
2)Os genes controlam não só a estrutura e as funções metabólicas das células, mas também todo o organismo. Quando localizados em células reprodutivas, eles passam sua informação para a próxima geração.
3)sim, quando forman ovos dentro de si mesmo sem a necessidade de ser fecundado , nesse caso não há a necessidade de um macho e uma fêmea para que outros indivíduos sejam formados.
4)A fragmentação, estrelas do mar,
As Anemônas, A Planária .
5)fragmentação e é um animal com alto poder de regeneração que se cortada ao meio nascerá outras partes no local em que foi cortada.
6)é uma forma de reprodução assexuada onde só as fêmeas podem gerar novos indivíduos , um exemplo é o escorpião amarelo, nessa espécie o ovo se desenvolve sem a necessidade de ser fecundado por um macho.


João Brienne de Camargo
Aluno:Kennedy Costa Da Silva
ano:1E
periodo:Matutino

Anônimo disse...

Esporulação → forma de reprodução adaptada por algumas plantas inferiores (briófitas e pteridófitas), algas e fungos multicelulares, produzindo células diplóides denominadas esporos.

Divisão binária (bipartição ou cissiparidade) → processo em que uma célula se divide em duas, por mitose. Comumente observado em seres unicelulares: bactérias, protozoários, algas e fungos.

Brotamento → formação de um broto que se desprende do organismo genitor, desenvolvendo independentemente. Tipo de reprodução de alguns animais invertebrados, plantas e determinados fungos.

Fragmentação → fracionamento com potencial de regeneração na estrutura corporal de um organismo. Tipo de reprodução evidente em vegetais e planárias (platelmintos).

Partenogênese → desenvolvimento de um organismo a partir de gametas (óvulos) não fecundados.

Anônimo disse...

1.Video e bem interessante fala sobre o processo de fecundação sobre como os espermatozoide a corrida deles pra se reproduzir.
2.E O DNA do pai da mãe pra definir a Características dos pais
cor dos olhos , rosto etc.
3.Depende so ser vivo ex:estrla do mar ela e tão grande que ela se divide pra se reproduzir.
4.Divisão, fragmentação,Partenogénese,Bipartição,Esporulação,Multiplicação vegetativa etc.
5.fragmentaçao assexuada por meio de repartição quando repartem seu corpo que regenera .
6.Desiguina o densivolvimento do embriao do ser vivo ,as fêmias nao precisa dos machos pra se reproduzir.

E.E.João Briene de Camargo
aluna:Tayna Cristina Martins da Silva
Turma: 1 ano E

Taianny Macêdo Gonçalves disse...

1)O vídeo mostra a corrida do espermatozóide até a chegada no útero para se reproduzir e formar o ovo ou zigoto pela reprodução sexuada. 2)Genes é a parte funcional do DNA. No caso do Genoma Humano, por exemplo, apenas 3% é formado por genes. O resto é apenas, agrupamentos de proteínas que não contêm nenhuma informação. Os genes, portanto, são sequências especiais de centenas ou até milhares de pares (do tipo A-T ou C-G) que oferecem as informações básicas para a produção de todas as proteínas que o corpo precisa produzir. 3)Sim,pela reprodução assexuada de algumas plantas e animais. 4)Divisão binária:Este tipo de reprodução é o processo em que uma célula se divide em duas, por mitose, e origina duas células geneticamente idênticas.
Plasmotomia: Uma variante da fissão binária, ocorre em alguns protozoários multicelulados que normalmente dividem-se em mais de dois novos e pequenos organismos, realizando-se a divisão citoplasmática independentemente de divisão nuclear. Ocorre em certos sarcodinos como Pelomyxa, em Opalinata, dentre outros. Os organismos irmãos, podem diferir tanto em tamanho como em número de núcleos que recebem.
Brotamento: É uma forma de fissão no curso da qual pode a célula materna ser apenas afetada pelo processo reprodutor. No brotamento simples de um suctório, o ciliado paterno, sedentário, conserva seu aparelho alimentador, enquanto se realiza a divisão nuclear e é produzido um broto terminal ou lateral que se desenvolverá convertendo-se em larva ciliada. 5) É geradas a partir da regeneração. 6)A partenogênese é um tipo de reprodução assexuada de animais em que o embrião se desenvolve de um óvulo sem ocorrência de fecundação.Alguns tipos de vermes,insetos,e uns poucos animais vertebrados,com certas espécies de peixes,anfíbios e répteis que se reproduzem por meio da partenogênese. Escola João Brienne de Camargo Turma:1ano A Professora: Gonçalina Arruda Disciplina:Biologia

Daieny disse...

1- Comente sobre o 2º vídeo
Ele mostra o processo de fecundação do ovulo , desde a liberção do óvulo ate a implantação na parede do útero. Mostrando assim que milhões de espermatozoides podem ir de encontro no ovulo , mas na maioria das vezes apenas um conseque ser fecundado .
2-Faça um breve comentário sobre os genes
O gene compreende a região da molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), contendo em seu segmento uma instrução gênica codificada através de bases nitrogenadas
3-Um ser vivo se reproduz sozinho? como?
Sim , alguns seres vivos podem se reproduzir de forma asaexuada , pelo processo de fragmentação , Partogenese e Multiplicação vegetativa .
4-Quantas e quais são as forma de reprodução assexuada?Dê exemplos de animais envolvidos nesse tipo de reprodução.
São cinco , a esporulação , a cissiparidade , o brotamento , a fragmentação e o partenogênese.
Esporulação - forma de reprodução adaptada por algumas plantas inferiores (briófitas e pteridófitas), algas e fungos multicelulares, produzindo células diplóides denominadas esporos.
Cissiparidade - processo em que uma célula se divide em duas, por mitose. Comumente observado em seres unicelulares: bactérias, protozoários, algas e fungos.
Brotamento - formação de um broto que se desprende do organismo genitor, desenvolvendo independentemente. Tipo de reprodução de alguns animais invertebrados, plantas e determinados fungos.
Fragmentação - fracionamento com potencial de regeneração na estrutura corporal de um organismo. Tipo de reprodução evidente em vegetais e planárias (platelmintos).
Partenogênese - desenvolvimento de um organismo a partir de gametas (óvulos) não fecundados.
5- Qual o processo reprodutivo utilizado pela planária?
A planária utiliza o processo de fragmentação , Se cortamos ela no meio ela conseque se regenerar formado assim duas planárias.
6- O que é partenogênese? Dê exemplos
São fêmeas que apresentam a habilidade de procriar sem que haja um parceiro sexual, havendo a participação apenas do gameta feminino. Como : Escorpião amarelo.


Escola Estadual João Bienne De Camargo.

Aluna : Daieny Souza

1ª ano C

Pamella Castro Sila disse...

Escola:João Brienne de Camargo
Aluna: Pamella Castro Silva
Prof.: Gonçalina
Turma: 1°ano E

Resposta 1°:
O Segundo vídeo nos mostra muito bem como é a corrida dos espermatozoides pela fecundação do ovulo e como é difícil essa fecundação que só mente um espermatozoide consegue fecundar o ovulo e com essa fecundação nos mostra o processo com q faz q a cabeça do espermatozoide se solte dentro do ovulo passando por duas fazes dentro desse ovulo assim decorrente de processo formando o embrião.

Resposta 2°:
Gene nada mais é que um:
Segmento de Dna que produz uma cadeia polipeptídica e inclui regiões que antecedem e que seguem a região codificadora, bem como sequências que não são traduzidas (íntrons) que se intercalam aos segmentos codificadores individuais (éxons), que são traduzidos.

Resposta 3°:
A reprodução é um aspecto principal da vida, assim como nascer e morrer.
Através da reprodução os indivíduos, apesar de morrerem como indivíduos,
permanecem de alguma forma nas gerações seguintes. Alguns seres vivos se
reproduzem simplesmente se dividindo ao meio, como é o caso de bactérias e
protozoários. Quem é o pai,
quem é a mãe ou o filhote? Essa
pergunta não cabe aqui. Porque
não há feminino ou masculino.
E, neste caso, o ser que dá
origem aos dois que surgem,
ainda faz parte de cada um
deles. Este tipo de reprodução é
chamada de reprodução
assexuada.

Resposta 4°:
Reprodução assexual ou assexuada é um processo biológico pelo qual um organismo produz uma cópia geneticamente igual a si próprio, sem haver recombinação de material genético. Também pode ser quando se formam clones a partir de um ser vivo. Não é necessária a intervenção de gâmetas. Os novos seres podem nascer a partir de fragmentos do ser vivo. Há vários tipos de clonagem asexuada. Os mais conhecidos são: a fragmentação, a partenogénese, a bipartição, a gemulação, a esporulação e a multiplicação vegetativa.
Seres que se reproduzem assim: algas, estrela-do-mar, abelha, formiga, alguns peixes, ameba, planaria, fungos, batatas

Resposta 5°:
Na reprodução assexuada ela geralmente sofrem fissão transversal ou longitudinal e se vc cortar ela em duas, cada parte será uma nova planária.
Reprodução sexuada: são hermafroditas, realizam fertilização cruzada.Por serem pequenos produzem poucos ovos que nunca são descuidadamente liberados. O desenvolvimento é direto, com algumas exceções que desenvolvem larva planctotrófica.

Resposta 6°:
Refere-se ao crescimento e desenvolvimento de um embrião ou semente sem fertilização, por reprodução assexuada.
A partenogénese ocorre naturalmente em plantas agamospérmicas, invertebrados (pulgas de água, afídeos, etc) e alguns vertebrados (lagartos, salamandras, peixes, etc...). Os organismos que se reproduzem por este método estão geralmente associados a ambientes isolados como ilhas oceânicas. Na maioria dos casos a partenogénese é apenas uma possibilidade eventual, sendo a reprodução sexuada a mais comum. A partenogénese é vista como uma das possibilidades para pôr em práctica a clonagem de primatas.

Leidiane Da Silva disse...

1°= O segundo Video é bastante interessante por que fala sobre os espermatozoide enrando no ovulo pra se reproduzir.
2°= O Genes Herdamos dos nossos pais.Cada Individuo gera a metade do genes do seus pais.
3°=Sim,Porque alguns animais se reproduzem de uma forma assexuda
4°=Reprodução assexuada é um processo biológico pelo qual um organismo produz uma cópia geneticamente igual a si próprio, sem haver recombinação de material genético. Também pode ser quando se formam clones a partir de um ser vivo. Não é necessária a intervenção de gâmetas
Esporulação → forma de reprodução adaptada por algumas plantas inferiores ex: algas e fungos multicelulares, produzindo células diplóides denominadas esporos.
Divisão binária (bipartição ou cissiparidade) → processo em que uma célula se divide em duas, por mitose. Comumente observado em seres unicelulares: bactérias, protozoários, algas e fungos.
Brotamento → formação de um broto que se desprende do organismo genitor, desenvolvendo independentemente. Tipo de reprodução de alguns animais invertebrados, plantas e determinados fungos.
Fragmentação → fracionamento com potencial de regeneração na estrutura corporal de um organismo. Tipo de reprodução evidente em vegetais e planárias .
5-Nas planárias a reprodução assexuada pode ocorrer por bipartição – uma célula divide-se em duas semelhantes, que vão crescendo até atingirem o tamanho da progenitora – ou por fragmentação - o organismo fragmenta-se espontaneamente ou por acidente e cada fragmento desenvolve-se originando novos seres vivos.
5°=Nas planárias a reprodução assexuada pode ocorrer por bipartição – uma célula divide-se em duas semelhantes, que vão crescendo até atingirem o tamanho da progenitora – ou por fragmentação - o organismo fragmenta-se espontaneamente ou por acidente e cada fragmento desenvolve-se originando novos seres vivos.
A planária é mais um exemplo de animal que se reproduz por fragmentação, esses pequenos vermes, alimentam de larvas de insetos, e outros pequenos invertebrados aquáticos, e são encontradas tanto em agua doce, como na salgada

6-Partenogénese,Refere-se ao crescimento e desenvolvimento de um embrião ou semente sem fertilização, por reprodução assexuada.A partenogénese ocorre naturalmente em plantas agamospérmicas, invertebrados (pulgas de água, afídeos, etc) e alguns vertebrados (lagartos, salamandras, peixes, etc...).

Aluna= Leidianne Da Silva
Serie= 1° C

Anônimo disse...

1 - O segundo video mostra a luta dos espermatozóides por um lugar no útero da mulher, milhares de espermatozóides podem entra no útero, porem somente os mais capacitados poderão fecundar-se.

2 - O gene é a unidade fundamental da hereditariedade. Os genes controlam não só a estrutura e as funções metabólicas das células, mas também todo o organismo

3 - Sim, alguns animais se reodruzem de forma assexuada, um dos exemplos mais conhecidos é o da estrela-do-mar que, ao perder um dos braços, pode regenerar os restantes, formando-se uma nova estrela-do-mar do braço selecionado.

4 - Os processos mais comuns na reprodução assexuada são: Biapartição, Gemulação, Divisão Múltipla, Multiplicação vegetativa, Partenogénese, Esporulação, Fragmentação. Vários são os seres vivos que se reproduzem assexuadamente e vários são os tipos de reprodução assexuada. No caso dos unicelulares, o tipo de reprodução assexuada que lhes permite se dividir em dois é denominado bipartição. Nos organismos multicelulares, como as plantas, por exemplo, a reprodução assexuada pode ocorrer por propagação vegetativa. Nesse caso, partes da planta podem dar origem, por mitose, a outros indivíduos.

5 - Nas planárias a reprodução assexuada pode ocorrer por bipartição.

6 - Partenogénese - processo através do qual um óvulo se desnvolve originando um novo organismo, sem ter havido fecundação.(ex: abelha, formiga, alguns peixes, alguns repteís, alguns anfíbios)

Escola: João Briene de Camargo
Aluno: Tamires Roberta
Turma: 1º E

Anônimo disse...

1)Demonstra a corrida dos espermatozoide ate o ovulo para a fecundação
2)O gene e a unidade fundamental da hereditariedade. Os genes são formados por uma sequencia de DNA
3)Sim,alguns se reproduz de forma assexuada como as bactérias ,a estrela do mar
4)Os processos de reprodução são: bipartição, gemulação, divisão múltipla, multiplicação vegetativa, partenogénese, esporulação, fragmentado.exemplos da bipartição e os unicelulares e de partogêneses são as abelhas, formigas, e outros insetos
5)As planarias se reproduzem por modo assexuada por ocorre bipartição dividindo a em duas
6)a partenogêneses e um termo usado para o crescimento e desenvolvimento do embrião sem que aja fecundação como em insetos alguns peixes e anfíbios

Escola: João Brienne de Camargo
Aluno: dhouglas christiann flores
Turma: 1º E