quarta-feira, 25 de julho de 2012

ATENÇÃO 3A,3B e 3D- TORIA DE REDI/3ºBIM

A "VAREJEIRA LEGÍTIMA" : ATIVIDADES
1- POSTAR A SUA OBSERVAÇÃO DIÁRIA
2- SUA PESQUISA SOBRE REDI( BIOGRAFIA E TRABALHO)
ABRAÇOS!!

30 comentários:

Anônimo disse...

http://rived.mec.gov.br/atividades/biologia/experimentos_de_redi_spallanzan_pasteur/


"Achei isso interessante".

Aluno: Max Gabriel

Camila Cristina disse...

Professora me ajuda as minhas larva morrerão todas.

Kaathy benites disse...

Professora, eu coloquei a carne em um frasco de vidro ao decorrer das horas já percebi que a carne ficou meio preta com um sangue escuro e mal cheiro, mas eu nao tinha tampado o frasco e quanto sentou uma varegeira eu fechei ai no outro dia ja tinha larvas e percebi que a varegeira tinha morrido. Acredito que foi asfixiada e as larvar estao cada vez maior.
KATHYANE BENITES 3ºB

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Steffanny disse...

Ao Eu colocar a minha carne no frasco de vidro eu percebi que demorou atrair moscas mais depois de algumas horas percebi que a carne estava ficando preta , só não sei por que. Mais agora tenho que ficar de olho para ver se vai pousar alguma para eu fechar ela lá dentro para ela soltar larva .

Raphael Brandão, O Bruxo Insano disse...

Este trabalho sobre a teoria de Redi é fantástico, mas me causa muito enjoo, eu coloquei a carne num prato para atrair as moscas e não demorou para que eles chegassem então depois de um dia deixando as moscas botarem seus ovinhos e coloquei a carne dentro de um frasco e tampei, no outro dia já tinha larvas e a carne está com muito mal cheiro e toda escurecida, então fiz furos no frasco para o ar passar. Depois das larvas se evoluírem eu coloquei mais carne para elas se alimentarem e agora já tem algumas se tornando pequenas moscas, mas as larvas que estão grandinhas comem as pequenas moscas. Eu vou tentar fazer mais um frasco, mas só que tenho quase certeza que não porque um vidro já é o suficiente para mim acompanhar está teoria.

Ediane Souza disse...

http://a1.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/409685_415103785193145_1786119463_n.jpg

Essa é uma foto das larvas, um dia após eu pôr a carne no pote de vidro. Pensei que iria demorar um pouco pra elas aparecerem, e podemos notar que a carne ainda não estava escura, mas o odor era muito forte... terrível! Hoje as larvas já estão maiores (fortes e bonitas, rs) e a carne está escura, acho que a está liberando um liquido amarelo espumoso, não sei bem o que é. Mas hoje, no 5º dia após o inicio da experiência, há um maior número de larvas, bem notaveis.

A Teoria da Abiogénese dizia que qualquer forma de vida só podia provir de outra pré-existente.

Thais Nayane disse...

Coloquei a carne dentro do frasco de vidro na terça feira, 31/07 no período noturno, tirei uma foto do momento para depois vermos como era, e como ficou. No dia seguinte, somente as moscas estavam se adentrando ao frasco, a ansiedade era muita para que chegasse logo o tempo para que aparecesse as larvas. Já no terceiro dia o mal cheiro estava um pouco forte, e a carne ficando obscura, e eu sempre de olho para ver a diferença de um dia pro outro. Na sexta feira as larvas começaram a aparecer, acho que pela quantidade da carne, algumas estão meias que escondidinhas, mas tem algumas visíveis, que estão pequenas. É um trabalho muito interessante, para que possamos aprimorar os nossos conhecimentos sobre a Teoria de Redi na pratica.

Thais Nayane 3°A

Anônimo disse...

Eu coloquei um pequeno pedaço de carne dentro de um vidro, no dia seguinte percebi que já estava com mau cheiro e uma cor escura.. Mais infelizmente o rato comeu minha carne. (rsrs)
Sem desistir de fazer minha experiência coloquei outro pedaço de carne e com mais cuidado percebi que no segundo dia minha carne estava escura com mau cheiro e que já tinha ovinhos, no terceiro dia nasceram às larvinhas tão pequenininhas que começaram a crescer facilmente.
Quarto dia já estava mais gordo e não param de se locomover.

A experiência apesar de ter um cheiro não muito agradável. Fez com que eu aprendesse que
Qualquer forma de vida pode provir de outra pré-existente. Como dizia Redi, pelo menos aumentou meu conhecimento..

Débora’ Santos
3º ano ‘A

Anônimo disse...

Francesco Redi, Médico e poeta cientista italiano nascido em Arezzo, que realizou a célebre Experiência de Redi sobre a geração de animais inferiores. foi um dos primeiros biogenistas a questionar a teoria da geração espontânea. Através de suas observações e estudos com cadáveres de animais e a ocorrência de vermes, propôs em 1668, a partir de métodos empíricos simplificados, a hipótese que principiou a queda dos preceitos abiogenistas. Estudou em Florença e Pisa e tornou-se médico do duque de Tuscana. Apesar da sua contribuição, a abiogênese ainda iria prevalecer por mais um século. Destacou-se também por seus estudos sobre o veneno das víboras. Escreveu um livro sobre animais parasitas. Morreu em Pisa e sua principal obra poética foi Bacco in Toscana (1685).
Seu grande trabalho foi à experiência colocando pedaços de carne em dois frascos abertos e cobriu um deles com uma fina camada de gaze. Observou que os dois frascos ficaram rodeados por moscas, mas elas só podiam pousar no pedaço de carne descoberto. Depois de alguns dias, os dois pedaços apodreceram, mas surgiram larvas apenas no frasco aberto. Mas que a carne somente contribuía com um meio propício para atração de moscas, deposição de ovos e eclosão de larvas. Concluiu que as larvas surgiam de ovos colocados pelas moscas. Provou assim que a vida não surgia espontaneamente em qualquer circunstância. Mas atestando que a vida somente se origina de outro ser vivente.

Débora’ Santos
3º ano ‘A

Isabella Ribeiro disse...

Boom Eu Coloquei Um Pedaço de Carne Dentro de um Vidro , Furei A Tapa Para entrar um Pouco de ar e Moscas Depois de 2 Dias Jáá Estava Criando Larvaas Estava Cheirando Maal . Minha Carne Estava Criando Cor Verdes Escura E As Larvas Ficando Cade Vez Mais Gordas De Tanto Se Alimentar .
Bom Adorei Está experiência Coisas Que eu Não Sabia Que Poderia Aconteçer Em Uma Carne .
Ass: Isabella Ribeiro 3º ano ‘A

Isabella Ribeiro disse...

Francesco Redi, Médico e poeta cientista italiano nascido em Arezzo, que realizou a célebre Experiência de Redi sobre a geração de animais inferiores.
Redi testou sua hipótese a partir do seguinte experimento: Pegou frascos de boca larga, e em cada frasco colocou o cadáver de um animal. Alguns frascos foram tampados com uma gaze muito fina, enquanto os outros frascos ficaram totalmente abertos. Passados alguns dias, Redi verificou que nos frascos destampados, nos quais as moscas entravam e saíam livremente, o cadáver estava repleto de vermes, e nos frascos tampados ele observou que não havia surgido nenhum verme.
Ass: Isabella Ribeiro 3º ano ‘A

Anônimo disse...

no primeiro dia eu coloquei a minha carne de manhã ai de tarde a carne ficou um pouco preta mais ai eu percebe que a varegeira estava la dentro botando os ovos ai depois eu voutei la ai a varegeira estava morta mas ja tinha botado os ovos ...
no segundo dia eu vi que ja tinha umas larvinhas dentro do pote debaixo da carne a carne ja estava meio podre ... no terçeiro dia as larvas ja estavam no tamanho medio ... no quarto dia as minhas larvas cresçeram algumas e algumas ficam do tamanho medio ... e como a minha primera tentativa o meu cachorrro comeu a segundo tentativa so pode durar 4 dias mas eu espero que vc tenha gostado professera ...
A Teoria da Abiogénese dizia que qualquer forma de vida só podia provir de outra pré-existente . POR FRANCESCO REDI ...gostei muito de faser essa esperiencia ...


ALUNO ; CARLOS ELIVELTON
SERIE ; 3 ANO B
TURNO ; MATUTINO

Unknown disse...

Sobre o experimento de Francesco Redi pude acompanhar dia após dia.Foram poucas fotos que tirei mas o suficiente para ver todo o processo das larvas.
31/07/12-Foi o dia em que cortei um pedaço de carne e coloquei primeiro ela em um prato totalmente raso e percebi que depois de um tempo as moscas posaram em cima dela e deixaram um ovo branco.
01/08/12-Esse dia eu me espantei com a velocidade em que elas se tornaram larvas.Aí sim eu coloquei a carne em um pote de vidro,e depois tampei com uma tela.
02/08/12-Nesse dia não notei muita diferença do segundo dia apenas que elas estavam andando sobre a carne.
03/08/12-Foi o dia em que quando cheguei em casa o meu gato tinha comido a carne que estava com as larvas.Aí tive de colocar a carne de novo.
04/08/12.05/08/12-se repetiu o mesmo processo dos dois primeiros dias.
06/08/12-Nesse dia eu achei que elas tinham morrido,pois pois elas não se moviam ,isso foi logo de manhã antes de ir para a aula,mas a tarde percebi que elas elas estavam vivas e as coloquei sobre a sombra e bem longe do meu gato.
07/08/12-Elas somente tinham aumentado de tamanho e estavam começando a escurecer a sua cor e o odor da carne era muito forte e pareciam estar se aprofundando sobre a carne.
SOBRE FRANCESCO REDI-Ele foi um cientista italiano, foi um dos primeiros biogenistas a questionar a teoria da geração espontânea. Através de suas observações e estudos com cadáveres de animais e a ocorrência de vermes, propôs em 1668, a partir de métodos empíricos simplificados, a hipótese que principiou a queda dos preceitos abiogenistas.
Sua experiencia como já sabemos foi que Redi colocou pedaços de carne em dois frascos abertos, cobrindo um deles com uma fina camada de gaze.

Após instantes da preparação, analisou que os dois frascos ficaram rodeados por moscas, mas elas só podiam pousar no pedaço de carne contida no frasco descoberto.
Econcluindo então que as larvas surgiram do desenvolvimento de ovos colocados pelas moscas, e não da carne em putrefação, dotada de fonte de vida. Mas que a carne somente contribuía com um meio propício para atração de moscas, deposição de ovos e eclosão de larvas.
Com este teste provou que a vida não surge espontaneamente em qualquer circunstância, mas atestando que a vida somente se origina de outro ser vivente.
SOBRE AS MOSCAS- Pesquisando não encontrei muito sobre ela mas acredita-se que elas vêm evoluindo e diminuindo de tamanho - o que aconteceu desde a Pré-história tornando-se mais compactas e futuramente, quem sabe, embaladas à vácuo. Na cadeia alimentar, só se sabe que é o alimento preferido de sapos e algumas aranhas. Dizem que ela é importante em outras funções na cadeia alimentar, só não se sabe em quais.

Anônimo disse...

Francesco Redi, biólogo italiano. No século XVII Redi realizou simples experimentos para contestar a teoria da abiogênese (de que o ser vivo se origina da matéria bruta). Redi foi um biogenista que através de frascos de vidro com carnes em estado de putrefação, sendo alguns frascos abertos e outros tampados com panos finos observou que após alguns dias houve a ocorrencia de larvas nos frascos destampados tendo por conclusão que as moscas se originavam dos ovos deixados por outras moscas, assim conseguiu rebater o conceito da abiogênese de que o ser vivo nasce de um ser não vivo.
Professora, estou pela segunda vez tentando a experiência, pois a primeira mesmo colocando no local indicado não houve aparição das moscas e sim de formigas do gênero lava pés, e parecem que elas secaram a carne... então tive que refazer. Estou na tentativa, e está sendo interessante.

Amanda de Souza F. Duarte
3ºB Matutino

Anônimo disse...

Primeiro Dia : Ainda sem moscas, mas com a carne secando um pouco e já com um odor um pouco desagradável.

Segundo Dia : Com moscas em volta, em cima da carne, acho que da colocando ovos.

Terceiro Dia ( Hoje) : Já com larvas maiores e com um odor bem mais desagradável do antes. ( Tinha uma aranha comendo minhas larvas ).




Biografia e trabalho de Francesco Redi : Ao longo do tempo, muitas teorias foram elaboradas sobre a real origem da Terra e como surgiu a vida em nosso planeta. Avanços em pesquisas colocaram em dúvida tanto a ideia da criação divina, quanto à da geração espontânea, e essa ideia de que os seres vivos surgiam a partir de outros mecanismos que não a reprodução foi muito difundida na Antiguidade, e ficou conhecida como teoria da geração espontânea ou teoria da abiogênese.

Nessa teoria, admitia-se que cobras, sapos, rãs etc., formavam-se a partir da lama dos rios e lagos, e até receitas para se produzir ratos foram elaboradas. A teoria da abiogênese não resistiu à expansão das pesquisas e rigorosos experimentos feitos por vários pesquisadores, entre eles Redi, Spallanzani e Pasteur, que forneceram evidências incontestáveis de que os seres vivos surgiam a partir de uma vida pré-existente. A teoria de que uma vida surge somente a partir de outra da mesma espécie ficou conhecida como teoria da biogênese, e no presente artigo iremos verificar como foram feitos os experimentos do médico italiano Francesco Redi (1626- 1697), em meados do século XVII.

Na época, uma ideia muito difundida era de que os vermes que apareciam nos cadáveres de pessoas e animais originavam-se pela transformação espontânea da carne em putrefação. Redi, diante disso, resolveu provar que esses vermes não apareciam espontaneamente, e que na verdade eles eram larvas de moscas que colocavam seus ovos na carne em putrefação. Segundo Redi narra em seu livro “Experimentos sobre a geração de insetos”, a ideia de que as lavras surgiam de moscas veio do poema épico Ilíada. No livro, Redi questiona: “[...] por que, no canto XIX da Ilíada, Aquiles teme que o corpo de Pátrocles se torne presa das moscas? Por que ele pede a Tétis que proteja o corpo contra os insetos que poderiam dar origem a vermes e assim corromper a carne do morto?”.

Diante disso, Redi testou sua hipótese a partir do seguinte experimento: Pegou frascos de boca larga, e em cada frasco colocou o cadáver de um animal. Alguns frascos foram tampados com uma gaze muito fina, enquanto os outros frascos ficaram totalmente abertos. Passados alguns dias, Redi verificou que nos frascos destampados, nos quais as moscas entravam e saíam livremente, o cadáver estava repleto de vermes, e nos frascos tampados ele observou que não havia surgido nenhum verme.

Dessa forma, Redi conseguiu provar que, no caso de organismos facilmente visíveis, a teoria da geração espontânea não se aplicava, e que cada ser vivo conhecido provinha de um ser vivo pré-existente, confirmando então a teoria da biogênese.

http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/experimentos-redi.htm

Anônimo disse...

Esqueci meu nome Professora

Nome: Elvis. Gregório. Pereira

Serie: 3 A

Unknown disse...

Bom primeiramente vou começar a falar sobre os experimentos feitos com a carne, no dia dia 30/07/12 coloquei a carne num vidro,deixei ele aberto por dois dias,depois tampei com uma tela cheia de furinhos para que pudesse passar ar e as larvas não morrerem.Depois de dois dias eu até pensei que mosca alguma tinha pousado na minha carne, porque ele estava apenas escurecendo,ficando verde e com um cheiro horrível, mais depois desses dois dias fui percebendo que na carne estavam surgindo pequenas larvas e aparecendo umas espumas amarelas sobre a carne com as larvas.O meu vidro ficou cheio de larvas sobre a carne, e tiveram um monte que estavam tentando sair pelo buraco da tela, umas conseguiram sair porque estavam pequenas e magras, outras ficaram pressas na tela porque estavam grandes e gordas, pena que sobraram só um pouco no meu pote de vidro. Eu visualizava e tirava fotos todos os dias para ver como ia o andamento com as larvas na carne. A carne ia ficando cada vez menor, pois as larvas iam comendo tudo, e era disso que elas se alimentavam.
E agora falando um pouco sobre as moscas que eu achei bem interessante, bem antes delas ganharem asas e voarem,passam primeiro por três fases:Ovo,Larva e Pupa.
1.As fêmeas colocam por volta de 120 ovos(brancos e alongados, com menos de 1 milímetro) sobre matéria orgânica fermentável.
2.Depois de 8 a 24 horas, a larva com apenas 3 milímetros, quebra a casa de ovo e nasce.Em seguida, ela começa a comer tudo o que vê pela frente.
3.No terceiro dia de vida, a camada da larva endurece e forma uma espécie de casulo.Daí,ele se enterra no solo de três a seis dias, período em que fica imóvel e sem se alimentar. É a fase pupa das moscas.
4.A fase de vida está completa e o inseto vira adulto, com 5 a 8 milímetros de tamanho e 30 gramas de peso. Ganha asas e está pronto para saírem voando. Tempo de vida das moscas dura uns 25 a 30 dias.Elas têm olhos grandes, formados por centenas ou até milhares de lentes, que chegam a ver praticamente em 360 graus, por isso é tão difícil capturá-las. Durante o vôo, as moscas batem suas asas 330 vezes por segundo, elas têm ainda um segundo par de asas, menos desenvolvido, usado para as manobras aéreas e para estabilizar o vôo. Elas não possuem dentes e tem truques para poder comer, não conseguem ingerir nada sólido.
1.O inseto primeiro lança uma saliva sobre o alimento para decompô-lo, formando uma papa.
2.Em seguida, usa seu aparelho bucal, chamando probóscide, para lamber a gororoba.
3.Outro truque é vomitar o alimento e voltar a ingeri-lo, mais amolecido.
E pra terminar falando um pouco sobre Francesco Redi, um cientista Italiano, que foi um dos primeiros biogenistas a questionar sobre a teoria da geração espontânea. Colocou pedaços de carne em frascos, deixando alguns abertos e fechando outros com uma tela. Observou que isso atraía moscas, que entravam e saíam dos frascos abertos. A partir disso notou que surgiu inúmeras larvas que apareceram nos frascos abertos, e nos fracos fechados não haviam aparecido essas larvas. E depois de dias observando, notou que originavam-se novas moscas. Com essas experiências ele provou que no caso de organismos facilmente visíveis, a teoria da geração espontânea não se aplicava, e que cada ser vivo conhecido provinha de um ser vivo pré-existente, confirmando então a teoria da biogênese.

Foi bem interessante termos feitos está experiencia,e observamos de perto a fase da vida das moscas.
Gostei foi bem legal :D

Kênia Barros*
Série: 3B°

Anônimo disse...

Observação Diária Da Carne
29/07/12
1º dia – Coloquei a carne dentro de um pote de vidro com tampa, e deixei aberto para que as moscas pudessem entrar e acentar na carne. A carne ficou sem cheiro algum e sem larvas.
2º dia – A carne já estava começando a ficar escura com uns farelos brancos por cima e com um cheiro desagradável.
3º dia – A carne já estava totalmente escura, com o cheiro muito desagradável e com mais farelos brancos.
4º dia – Coloquei o pote onde estava a carne perto do lixo sem a tampa, nisso entraram várias moscas, entre elas as verdes e azuis que acentaram na carne e ficou por um bom tempo. Depois de 1 hora tirei o pote da carne de lá e levei para onde estava.
5º dia – Já tinha algumas larvas na carne.
6º dia – Furei a tampa e fechei para as larvas não saírem.
7º dia – A carne estava com mais larvas.
8º dia – Moscas pequenas sobrevoando dentro do pote juntamente com as larvas que já são muitas e com o cheiro muito desagradável.

Danielly Marinho 3ºA - Matutino

Anônimo disse...

Francesco Redi, cientista italiano, foi um dos primeiros biogenistas a questionar a teoria da geração espontânea. Através de suas observações e estudos com cadáveres de animais e a ocorrência de vermes, propôs em 1668, a partir de métodos empíricos simplificados, a hipótese que principiou a queda dos preceitos abiogenistas.
Em seu experimento, Redi colocou pedaços de carne em dois frascos abertos, cobrindo um deles com uma fina camada de gaze.
Após instantes da preparação, analisou que os dois frascos ficaram rodeados por moscas, mas elas só podiam pousar no pedaço de carne contida no frasco descoberto.
Transcorridos alguns dias, com a matéria orgânica decomposta, notou o surgimento de larvas apenas no frasco aberto, concluindo então que as larvas surgiram do desenvolvimento de ovos colocados pelas moscas, e não da carne em putrefação, dotada de fonte de vida. Mas que a carne somente contribuía com um meio propício para atração de moscas, deposição de ovos e eclosão de larvas.
Com este teste provou que a vida não surge espontaneamente em qualquer circunstância, mas atestando que a vida somente se origina de outro ser vivente.

Danielly Marinho 3ºA - Matutino

Steffanny disse...

O Trabalho da teoria de REDIfoi muito interresante Eu fizdiferente eu coloquei Figado ao invez de Carne, No primeiro dia, eu percebi que as mosca demorou a se atrair pelas carne, Mais já no segundo Dia, As mosca ja comecou a botar larvas, E já no Terceiro Dia a Carne Ficou bastante preta só não sei por que o motivo. E Percebi Que REDI foi cientista italiano, foi um dos primeiros biogenistas a questionar a teoria da geração espontânea. Através de suas observações e estudos com cadáveres de animais.Em seu experimento, Redi colocou pedaços de carne em dois frascos abertos, cobrindo um deles com uma fina camada de gaze.
Após instantes da preparação, analisou que os dois frascos ficaram rodeados por moscas, mas elas só podiam pousar no pedaço de carne contida no frasco descoberto.

Steffanny disse...

A minha Biografia:
http://www.brasilescola.com/biologia/francesco-redi.htm

Tiago Cavichione disse...

primeira semana 1º dia 09:42 = coloquei a carne em um recipiente de plastico.
2º dia 15:21 = a carne já esta ficando preta e com o aspecto de podre e pequenas larvas começam a aparecer.
3º dia =17:10 a carne já esta com muitos bichos de vareja no estagio de ovos e pequenos e grande bichinhos.
4º dia = 11:00 já tem uma grande população de larvas e predomina o numero de varejas grandes .
5º dia =9:30 o numero de larvas se mantem e elas começão a se alojar dentro da carne.
6º dia = 14:25 continua com os mesmos aspectos.
7º dia = 14:13 as larvas começão a sair do pote e tive que colocar a tampa.
8º dia = 18:15 furei a tampa e coloquei uma tela toda furadinha.na semana seguinte eu fiz a troca da carne para que a carne não ficasse muito ressecada graças a DEUS deu tudo certo e o processo da carne se repetiu novamente.Infelizmente na minha experiencia não apareceu nenhuma mosca.
moscas-varejeiras São moscas de grande tamanho, geralmente possuem uma coloração verde azulado metálico.Em meados do século XVII, o biólogo italiano Francesco Redi elaborou experiências que, na época, abalaram profundamente a teoria da geração espontânea. Colocou pedaços de carne no interior de frascos, deixando alguns abertos e fechando outros com uma tela. Observou que o material em decomposição atraía moscas, que entravam e saíam ativamente dos frascos abertos.Depois de algum tempo, notou o surgimento de inúmeros "vermes" deslocando-se sobre a carne e consumindo o alimento disponível. Nos frascos fechados, porém, onde as moscas não tinham acesso à carne em decomposição, esses "vermes" não apareciam. Redi, então, isolou alguns dos vermes, que surgiram no interior dos frascos abertos, observando-lhes o comportamento; notou que, após consumirem avidamente o material orgâncio em putrefação, tornavam-se imóveis, assumindo um aspecto ovalado, terminado por desenvolver cascas externas duras e resistentes.Após alguns dias, as cascas quebravam-se e, do interior de cada unidade, saía uma mosca semelhante àquelas que haviam pousado sobre a carne em putrefação.
Do experimento de Redi é fácil concluir que os "vermes" representam uma etapa do ciclo de vida de uma mosca: ovo — larva (verme) — pupa (estágio "imóvel") — adulto, e que, portanto, originam-se de vida preexistente.A carne em putrefação não constituía, como supunham os defensores da geração espontânea, uma "fonte de vida" dotada de um "princípio ativo" organizador; a fonte de vida eram seres vivos (moscas) que já existiam. O papel da carne é de, somente, constituir um meio adequado ao desenvolvimento das larvas, fornecendo-lhes o alimento necessário.A experiência de Redi favoreceu a biogênese, teoria segundo a qual a vida se origina de outra vida preexistente. http://www.colegioweb.com.br/biografias/francesco-redi.html

Anônimo disse...

A experiencia de Redi é muito interessante eu coloquei um pedaço de carne em um vidro e deixei uma tarde inteira o vidro aberto, fiquei observano de hora em hora e logo após algumas horas a carne foi ficando seca e com isso começaram a aparecer algumas moscas.Depois com isso observei que a carne havia escurecida um pouco e apos ter assentado algumas moscas na carne, observei que havia em varios lugares na carne umas larvinhas bem pequeneninhas que foram depositados pelas moscas e com isso há ate um certo nojo e fiz alguns furos na tampa do vidro para entrar ar.
No dia seguinte a carne já estava com um odor desagradael e muito mais escura e as larvas já haviam se desenvolvida bem mais de tamanho.O desenvolvimento das larvas era de impressionar se desenvolve muito rapido.
Já no terceiro dia o odor desagradavel não dava mais para suportar e algumas larvas havia desenvolvidas mais que outras, de um tamanho medio e a todo momento não paravam de se movimentar de um lado para o outro da carne e depois desse dia não dava mais para continuar que o cheiro da carne estava muito forte mesmo.
Bom essa foi uma experiencia muito interessante hoje não há mais duvida com a nova teoria de Redi (Biogênese) generalizou suas conclusões afirmando que todos os seres vivos, vem sempre de outros seres vivos. São na verdade, larvas de moscas, que surgem de ovos postos na carne por fêmeas adultas fecundadas.Essas larvas crescem e se desenvolvem,tornando-se pupas imóveis envolvidas por uma casca externa resistente. Depois de passar por grandes transformações, cada pupa origina uma nova mosca adulta. Com isso comprovou a experiência da biogênese. Com tudo isso pode se afirma que Redi provou que os defensores da teoria da abiogêneses estavam totalmente errados sobre o principio ativo e a geração espontânea.

Aluna: Dayanne Campos Latorraca.
Turma: 3ºD Noturno.

Camila Cristina 3° B disse...

Anotações diárias da larva

1° dia- A carne ficou exposta ao ar livre o dia todo. Ao fim da tarde a observei bem e percebia que avia minúsculos pontinhos brancos.


2° dia- Tudo normal. deixo o vidro tampado com alguns furos.

3° pela manha olhei o vidro pela manha e já havia nascido algumas larvas mas estavão debaixo da carne.

4° dia- Minhas larvas morreram e resolvi cortar a carne pra ver se nascia mais larvas para apresentação, mas quando abri a carne tinha pequenas larvas que ainda estavão em estados de formação recente.

Nágela Santos disse...

Professora,eu peguei uns pequenos pedaços e coloquei em um frasco de plástico,e deixei aberto por três dias,e então eu coloquei a tampa com alguns furinhos para que as Larvas poderem respeitar,então a carne foi ficando preta e branco,a cada dia que passava as larvas ia crescendo mais e mais,e a carne ficava com um mal cheiro.
Nágela Santos 3º ano A

Weverton Feitosa 3º D Noturno ' disse...

Médico e poeta italiano nascido em Arezzo, que realizou a célebre Experiência de Redi sobre a geração de animais inferiores. Estudou em Florença e Pisa e tornou-se médico do duque de Tuscana. Começou a testar empiricamente a hipótese da geração espontânea (1668), colocando pedaços de carne em dois frascos abertos e cobriu um deles com uma fina camada de gaze.
Francesco Redi, cientista italiano, foi um dos primeiros biogenistas a questionar a teoria da geração espontânea. Através de suas observações e estudos com cadáveres de animais e a ocorrência de vermes, propôs em 1668, a partir de métodos empíricos simplificados, a hipótese que principiou a queda dos preceitos abiogenistas.
Dessa forma, Redi conseguiu provar que, no caso de organismos facilmente visíveis, a teoria da geração espontânea não se aplicava, e que cada ser vivo conhecido provinha de um ser vivo pré-existente, confirmando então a teoria da biogênese.

Em seu experimento, Redi colocou pedaços de carne em dois frascos abertos, cobrindo um deles com uma fina camada de gaze.

Após instantes da preparação, analisou que os dois frascos ficaram rodeados por moscas, mas elas só podiam pousar no pedaço de carne contida no frasco descoberto.

Delmare 3D disse...

Esta experiência da teoria de Redi foi muito importante,
Que você vai levar essas informações para a vida toda além de uma experiência
Fantástica onde se você parar pra observar com o decorrer dos dias com a matéria
Orgânica decomposta você nota o surgimento de larvas apenas no frasco aberto, concluindo.
Então que as larvas surgiram do desenvolvimento de ovos colocados pelas moscas e não da carne em putrefação dotada de fonte de vida, mas que a carne somente contribui com um meio propicio para a atração de moscas, deposição de ovos e eclosão de larvas.

Delmare 3D disse...

Esta experiência da teoria de Redi foi muito importante,
Que você vai levar essas informações para a vida toda além de uma experiência
Fantástica onde se você parar pra observar com o decorrer dos dias com a matéria
Orgânica decomposta você nota o surgimento de larvas apenas no frasco aberto, concluindo.
Então que as larvas surgiram do desenvolvimento de ovos colocados pelas moscas e não da carne em putrefação dotada de fonte de vida, mas que a carne somente contribui com um meio propicio para a atração de moscas, deposição de ovos e eclosão de larvas.

Anônimo disse...




Este trabalho de teoria de redi foi muito importante pra mim, pois me ensinou muita coisa por que sem as larvas o mundo seria podre.Essa teoria que eu fiz em casa com a carne mostrou de onde vem as moscas.O primeiro dia a carne foi escurecendo e fincando com mal cheiro e mosca começou assentar na carne.com isso no segundo dia deu pra ver que carne já estava cheio de larvas e cada dia que passava as larvas evoluir muito mais que até a onde vira mosca.

Aluna: Paula do Livramento Leite.
Serie: 3° ano D