sexta-feira, 20 de abril de 2012

LOUVANDO A TERRA-22 DE ABRIL DIA DA TERRA

LEIAM O RECADO AMBIENTAL- VALE A PENA!
OLÁ AMADOS AMIGOS E ALUNOS DO JBC  E MARIA DIMPINA, LEIAM O RECADO AMBIENTAL!
DIA 22 DE ABRIL É O "DIA DA TERRA"
A "CARTA" DO CACIQUE SEATTLE
Em 1854, o presidente dos Estados Unidos propôs comprar uma grande área de terra dos índios peles-vermelhas, prometendo uma reserva para que nela eles pudessem viver. A resposta do Cacique Seattle é tida como uma profunda declaração de amor ao Meio Ambiente, brotada do coração puro e simples de um índio cheio de reconhecimento à Natureza por tudo de bom que ela dá ao homem. Eis a resposta:
 O grande chefe de Washington mandou dizer que desejava comprar a nossa terra, o grande chefe assegurou-nos também de sua amizade e benevolência. Isto é gentil de sua parte, pois sabemos que ele não precisa de nossa amizade.
 Vamos, porém, pensar em sua oferta, pois sabemos que se não o fizermos, o homem branco virá com armas e tomará nossa terra. O grande chefe de Washington pode confiar no que o Chefe Seattle diz com a mesma certeza com que nossos irmãos brancos podem confiar na alteração das estações do ano.
Minhas palavras são como as estrelas que nunca empalidecem.
Como podes comprar ou vender o céu, o calor da terra? Tal idéia nos é estranha. Se não somos donos da pureza do ar ou do resplendor da água, como então podes comprá-los? Cada torrão desta terra é sagrado para meu povo, cada folha reluzente de pinheiro, cada praia arenosa, cada véu de neblina na floresta escura, cada clareira e inseto a zumbir são sagrados nas tradições e na consciência do meu povo. A seiva que circula nas árvores carrega consigo as recordações do homem vermelho.
O homem branco esquece a sua terra natal, quando - depois de morto - vai vagar por entre as estrelas. Os nossos mortos nunca esquecem esta formosa terra, pois ela é a mãe do homem vermelho. Somos parte da terra e ela é parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs; o cervo, o cavalo, a grande águia - são nossos irmãos. As cristas rochosas, os sumos da campina, o calor que emana do corpo de um mustang, e o homem - todos pertencem à mesma família.
Portanto, quando o grande chefe de Washington manda dizer que deseja comprar nossa terra, ele exige muito de nós. O grande chefe manda dizer que irá reservar para nós um lugar em que possamos viver confortavelmente. Ele será nosso pai e nós seremos seus filhos. Portanto, vamos considerar a tua oferta de comprar nossa terra. Mas não vai ser fácil, porque esta terra é para nós sagrada.
Esta água brilhante que corre nos rios e regatos não é apenas água, mas sim o sangue de nossos ancestrais. Se te vendermos a terra, terás de te lembrar que ela é sagrada e terás de ensinar a teus filhos que é sagrada e que cada reflexo espectral na água límpida dos lagos conta os eventos e as recordações da vida de meu povo. O rumorejar d'água é a voz do pai de meu pai. Os rios são nossos irmãos, eles apagam nossa sede. Os rios transportam nossas canoas e alimentam nossos filhos. Se te vendermos nossa terra, terás de te lembrar e ensinar a teus filhos que os rios são irmãos nossos e teus, e terás de dispensar aos rios a afabilidade que darias a um irmão.
Sabemos que o homem branco não compreende o nosso modo de viver. Para ele um lote de terra é igual a outro, porque ele é um forasteiro que chega na calada da noite e tira da terra tudo o que necessita. A terra não é sua irmã, mas sim sua inimiga, e depois de a conquistar, ele vai embora, deixa para trás os túmulos de seus antepassados, e nem se importa. Arrebata a terra das mãos de seus filhos e não se importa. Ficam esquecidos a sepultura de seu pai e o direito de seus filhos à herança. Ele trata sua mãe - a terra - e seu irmão - o céu - como coisas que podem ser compradas, saqueadas, vendidas como ovelha ou miçanga cintilante. Sua voracidade arruinará a terra, deixando para trás apenas um deserto.
Não sei. Nossos modos diferem dos teus. A vista de tuas cidades causa tormento aos olhos do homem vermelho. Mas talvez isto seja assim por ser o homem vermelho um selvagem que de nada entende.
Não há sequer um lugar calmo nas cidades do homem branco. Não há lugar onde se possa ouvir o desabrochar da folhagem na primavera ou o tinir das assa de um inseto. Mas talvez assim seja por ser eu um selvagem que nada compreende; o barulho parece apenas insultar os ouvidos. E que vida é aquela se um homem não pode ouvir a voz solitária do curiango ou, de noite, a conversa dos sapos em volta de um brejo? Sou um homem vermelho e nada compreendo. O índio prefere o suave sussurro do vento a sobrevoar a superfície de uma lagoa e o cheiro do próprio vento, purificado por uma chuva do meio-dia, ou recendendo a pinheiro.
O ar é precioso para o homem vermelho, porque todas as criaturas respiram em comum - os animais, as árvores, o homem.
O homem branco parece não perceber o ar que respira. Como um moribundo em prolongada agonia, ele é insensível ao ar fétido. Mas se te vendermos nossa terra, terás de te lembrar que o ar é precioso para nós, que o ar reparte seu espírito com toda a vida que ele sustenta. O vento que deu ao nosso bisavô o seu primeiro sopro de vida, também recebe o seu último suspiro. E se te vendermos nossa terra, deverás mantê-la reservada, feita santuário, como um lugar em que o próprio homem branco possa ir saborear o vento, adoçado com a fragrância das flores campestres.
Assim pois, vamos considerar tua oferta para comprar nossa terra. Se decidirmos aceitar, farei uma condição: o homem branco deve tratar os animais desta terra como se fossem seus irmãos.
Sou um selvagem e desconheço que possa ser de outro jeito. Tenho visto milhares de bisões apodrecendo na pradaria, abandonados pelo homem branco que os abatia a tiros disparados do trem em movimento. Sou um selvagem e não compreendo como um fumegante cavalo de ferro possa ser mais importante do que o bisão que (nós - os índios) matamos apenas para o sustento de nossa vida.
O que é o homem sem os animais? Se todos os animais acabassem, o homem morreria de uma grande solidão de espírito. Porque tudo quanto acontece aos animais, logo acontece ao homem. Tudo está relacionado entre si.
Deves ensinar a teus filhos que o chão debaixo de seus pés são as cinzas de nossos antepassados; para que tenham respeito ao país, conta a teus filhos que a riqueza da terra são as vidas da parentela nossa. Ensina a teus filhos o que temos ensinado aos nossos: que a terra é nossa mãe. Tudo quanto fere a terra - fere os filhos da terra. Se os homens cospem no chão, cospem sobre eles próprios.
De uma coisa sabemos. A terra não pertence ao homem: é o homem que pertence à terra, disso temos certeza. Todas as coisas estão interligadas, como o sangue que une uma família. Tudo está relacionado entre si. Tudo quanto agride a terra, agride os filhos da terra. Não foi o homem quem teceu a trama da vida: ele é meramente um fio da mesma. Tudo o que ele fizer à trama, a si próprio fará.
Os nossos filhos viram seus pais humilhados na derrota. Os nossos guerreiros sucumbem sob o peso da vergonha. E depois da derrota passam o tempo em ócio, envenenando seu corpo com alimentos adocicados e bebidas ardentes. Não tem grande importância onde passaremos os nossos últimos dias - eles não são muitos. Mais algumas horas, mesmos uns invernos, e nenhum dos filhos das grandes tribos que viveram nesta terra ou que têm vagueado em pequenos bandos pelos bosques, sobrará, para chorar sobre os túmulos de um povo que um dia foi tão poderoso e cheio de confiança como o nosso.
Nem o homem branco, cujo Deus com ele passeia e conversa como amigo para amigo, pode ser isento do destino comum. Poderíamos ser irmãos, apesar de tudo. Vamos ver, de uma coisa sabemos que o homem branco venha, talvez, um dia descobrir: nosso Deus é o mesmo Deus. Talvez julgues, agora, que o podes possuir do mesmo jeito como desejas possuir nossa terra; mas não podes. Ele é Deus da humanidade inteira e é igual sua piedade para com o homem vermelho e o homem branco. Esta terra é querida por ele, e causar dano à terra é cumular de desprezo o seu criador. Os brancos também vão acabar; talvez mais cedo do que todas as outras raças. Continuas poluindo a tua cama e hás de morrer uma noite, sufocado em teus próprios desejos.
Porém, ao perecerem, vocês brilharão com fulgor, abrasados, pela força de Deus que os trouxe a este país e, por algum desígnio especial, lhes deu o domínio sobre esta terra e sobre o homem vermelho. Esse destino é para nós um mistério, pois não podemos imaginar como será, quando todos os bisões forem massacrados, os cavalos bravios domados, as brenhas das florestas carregadas de odor de muita gente e a vista das velhas colinas empanada por fios que falam. Onde ficará o emaranhado da mata? Terá acabado. Onde estará a águia? Irá acabar. Restará dar adeus à andorinha e à caça; será o fim da vida e o começo da luta para sobreviver.
Compreenderíamos, talvez, se conhecêssemos com que sonha o homem branco, se soubéssemos quais as esperanças que transmite a seus filhos nas longas noites de inverno, quais as visões do futuro que oferece às suas mentes para que possam formar desejos para o dia de amanhã. Somos, porém, selvagens. Os sonhos do homem branco são para nós ocultos, e por serem ocultos, temos de escolher nosso próprio caminho. Se consentirmos, será para garantir as reservas que nos prometestes. Lá, talvez, possamos viver o nossos últimos dias conforme desejamos. Depois que o último homem vermelho tiver partido e a sua lembrança não passar da sombra de uma nuvem a pairar acima das pradarias, a alma do meu povo continuará vivendo nestas floresta e praias, porque nós a amamos como ama um recém-nascido o bater do coração de sua mãe.
Se te vendermos a nossa terra, ama-a como nós a amávamos. Preteje-a como nós a protegíamos. Nunca esqueças de como era esta terra quando dela tomaste posse: E com toda a tua força o teu poder e todo o teu coração - conserva-a para teus filhos e ama-a como Deus nos ama a todos. De uma coisa sabemos: o nosso Deus é o mesmo Deus, esta terra é por ele amada. Nem mesmo o homem branco pode evitar o nosso destino comum.

  ATIVIDADES PARA O ENSINO MÉDIO DO JBC/PRAZO ENTREGA: ATÉ 28/04

 1- FAZER UMA SÍNTESE DA CARTA
2- ESCREVER UMA CARTA À PRESIDENTE DILMA ROUSSEF REIVINDICANDO PROVIDÊNCIAS EM RELAÇAO AO DESMATAMENTO  ACELERADO NO ESTADO DE MATO GROSSO.

ATIVIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DO MRIA DIMPINA(6º,7º8º e 9º ANO)
1- ESCREVER UMA CARTA AO PREFEITO DE CUIABÁ REIVINDICANDO MELHORIAS NA PARTE AMBIENTAL PARA O MUNICÍPIO DE CUIABÁ, TAIS COMO : ARBORIZAÇAO,QUEIMA DE LIXO NAS ÁREAS URBANAS, RUÍDOS PREJUDICIAIS À SAÚDE HUMANA,  ETC.

PRAZO ENTREGA: ATÉ 10 DE ABRIL


UM GRANDE ABRAÇO! PROF: GONÇALINA ARRUDA.

9 comentários:

Anônimo disse...

Hoje em dia, não pensamos quando sem percebemos agredimos a natureza, e esquecemos que realmente devemos dar muito valor a ela..
como o Homem vermelho ele se importa tanto com ela que realmente valoriza e preserva, ele pensa como nos seres-humanos devíamos pensar porque ele esta certo, devíamos tratar as aves e as flores como se fosse parte de nós parte de nossa família, viemos da terra e a terra voltaremos precisamos preservar para que isso nunca acabe, pois nosso Deus também deve ser respeitado pelo que criou para nós ele nos deixou as mais maravilhas do mundo cabendo a nós com a responsabilidade de cuidarmos para que não venha acabar tao cedo..
precisamos do ar, água, céu, terra e o mar somos incapazes de vivermos sem Deus e somos incapazes de vivermos sem a floresta sem os animais e tudo quilo quanto Deus criou para nós..

Poor: Débora Oliveira dos Santos 3A

Anônimo disse...

Síndrome de PETER PAN

A Síndrome de Peter Pan, não é difícil de encontrar nesse mundo, principalmente em pleno século XXI, muitos trintões e quarentões vive uma vida mansa sem responsabilidade alguma, eu digo isso porque conheço pessoas que são assim, é triste ver pessoas com mais de 20 anos irresponsáveis de uma vez. A síndrome de Peter Pan acontece mais nos homens, mas isso não tem nada haver com relação às mulheres porque biologicamente as mulheres têm o crescimento do córtex-frontal mais cedo, é onde o amadurecimento começa onde o cérebro recebe e responde a certas coisas com mais sabedoria com mais responsabilidade. Síndrome de Peter Pan acontece também com ajuda dos pais, com a educação familiar, muitos pais mimam muito seu filho e isso faz com que eles, não queiram sair daquela boa vida, do aconchego familiar, enfim, não querem acreditar que estão crescendo e que precisam ter responsabilidade. Essa Síndrome a pessoa possui, não por causa do envelhecimento físico, mas sim psicológico, a falta de confiança de si mesma o medo de enfrentar as dificuldades que a vida traz para casa um de nós.


Aluna: Thais Vilela de Paula 3°A
Escola João Brienne de Camargo.

Anônimo disse...

Hoje em dia, nós seres humanos não estamos sabendo dar importância aquilo que Deus criou, o homem pensa somente em si querendo saber só de bens materiais, e com isso acaba cometendo muitos erros com a natureza. Deus fez todas as maravilhas do mundo para que pudessemos cuidar, proteger, porque tudo que ele fez pertence a nós, mais não para destruirmos como muitos fazem e sim para dar carinho e tratar cada animal, cada flor, cada árvore como se fosse da nossa familia, como se fosse nossos irmãos . Temos que dar mais valor a terra porque é dela que nós viemos e é para la que voltaremos !

Danielly Marinho Pereira 3ºA ' JBC

Anônimo disse...

A carta-
A carta que o cacique enviou ao presidente mostra o amor que os índios têm pela natureza, que muitos homens brancos não compreendem, essa carta é muito rica em informações, com ela podemos refletir sobre nós mesmos, podemos olhar para as nossas atitudes em relação à natureza ao amor a confiança a humildade, esse cacique é uma pessoa muito humilde e sincero em suas palavras. O amor que ele colocou em cada letra, em casa palavra, em cada frase, em casa parágrafo é impressionante, meche com a gente, nos faz pensar na vida e o que estamos fazendo com o meio ambiente. Com humildade ele coloca o céu como sua irmã a terra como a sua mãe, escreve nomes de plantas como seus antepassados, rios a lua como seus parentes seus familiares. E não compreende o amor que o homem branco possa ter pela terra, qual o significado que o homem branco tem para dizer aos seus filhos o lugar onde moram que debaixo de seus pés esta enterrado historias culturas, para o cacique quando o homem branco cuspe no chão ele esta cuspindo neles mesmos. O Cacique é uma pessoa muito sabia e diz ao presidente se vender-mos a nossa terra cuida dela com amor respeito e força ama-a como uma mãe ama seu recém-nascido. O cacique escreve sobre o amor de Deus, que Deus sempre foi e será o mesmo e que nem mesmo o homem branco poderá mudar o destino de cada ser vivo, porque o destino sempre existiu, é comum.


Carta a Excelentíssima Presidente da Republica Dilma Roussef (Desmatamento no estado de Mato-Grosso MT)

Excelentíssima presidente da República Dilma Roussef sou do estado de MATO-GROSSO centro-oeste, Cidade de Cuiabá, sou aluna de uma escola publica cursando o 3°Ano. Quero escrever sobre o desmatamento acelerado no estado de Mato-Grosso (MT).
Deveria ter mais fiscalização na floresta Amazônica. A mata esta se acabando aos poucos, muitos animais estão sendo caçados nesse estante que você esta lendo essa carta, estão com medo, estão fome estão, com sede, querem seus pais querem ser protegidos, querem poder correr sem medo do homem, sem ter cuidado de caírem em uma armadilha e serem presos em gaiolas ou até mesmo mortos. A natureza chora, mas poucos ouvem. As arvores Vossa Excelência, estão diminuindo a cada dia, posso até ouvir o barulho da cerra elétrica nos troncos e o cair dos galhos ao chão, posso ver os olhos assustados dos macacos o assobiarem desesperados dos pássaros sem saber para onde ir com seus ninhos, a tanta reciclagem no Brasil a tantas pessoas catando garrafas, latas para venderem para ajudar o meio ambiente vossa excelência, então porque não fazer isso criar uma cooperativa feita por governadores para reciclarem apenas esses materiais ou então uma vez por mês pararem os desmatamentos interromperem, brigarem, lutarem por um dia pelo menos de paz para a natureza para os animais, um dia em que eles possam sim, ver o sol nascer no horizonte ao invés de verem o cair dos seus sonhos, verem sim, o barulho dos riachos ao invés de verem o cair das folhas ao chão. Peço a Vossa excelência que não me julgue pelas minhas palavras, mas sim pelo choro da natureza pelo medo nos olhos de cada animal que tem na floresta Amazônica.
Obrigada Digníssima Presidente da Republica Federativa do Brasil.

Escola Estadual Básica: João Brienne de Camargo.
Aluna: Thais Vilela de Paula.
Turma: 3°Ano Turno: Matutino.
Disciplina: Biologia
Professora: Gonçalina.

Anônimo disse...

Li e reli várias vezes. Não consegui imaginar além do óbvio, do bom senso; nem compreender os valores que tão lindo texto motivaram.
Terra! Planeta único! Morada da vida que se interliga, que interage em fragmentos de energia e felicidade; cenário vivo no qual tudo se mexe, tudo é dinâmico, tudo é colorido, tudo é belo. Aconchego do lar é a casa de nossas vidas, a segurança do nosso ser. Todo o conhecimento humano está ligado a Terra por um indissolúvel cordão umbilical, pois a Terra é o útero de toda á vida, é nela que são gestados todos os saberes, todas as ciências.

Por:Marcelo Henrique de S. 3ºA

Anônimo disse...

Sindrome de Down Reflexao

Dia 21 de março, foi celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi escolhida pela Associação Down Syndrome International em alusão aos 3 cromossomos no par de número 21 (21/3), que as pessoas com síndrome de down possuem.
esse trecho me importo Muito porquê ate entao por causa dos numeros de par de cromossomoss,mas nao é so isso que nos leva a perceber que essa doença é tao dificil de se encarar, portanto isso nao é uma tragédia em si, mas sim oque Deus escolher pra esta pessoa, em cada momento de nossas vidas devemos sempre orarmos e pedir pra Deus que nois deixa perfeito estado,mas mesmo assim percebemos coisas infantis sobre o BULLING isso nao é motivo de piada, mais sim uma coisa extremamente séria
por isso devemos ajudar e ingnorar q esta pessoa seja diferente de voce.
Isso que estou ditando é uma reflexao sobre os ''Jovens'' de hoje tenta ser mais carinhoso com o proximo, seja vc mesmo eu cumpri minha parte cumpra a sua.

Por: Marcelo Henrique de Souza 3ºA

Rafael de Oliveira disse...

(Carta a Presidente Dilma Roussef)

Cuiabá, 16 de maio de 2012

Excelentíssima Presidente da República Dilma Roussef

É com enorme orgulho que escrevo essa carta, pois me sinto no dever de ajudar a preservar a maior riqueza do Brasil, que têm uma importância mundial, a Floresta Amazônica. Com seus 6,9 milhões de quilômetros quadrados, em nove países sul-americanos, espalha-se uma biodiversidade sem paralelos. É ali que mora metade das espécies terrestres do planeta. Só de árvores são pelo menos 5 mil, de mamíferos passa dos 300 mil, os pássaros somam mais de 1.300 e os insetos chegam a milhões. No Brasil, o bioma Amazônico cobre 4,2 milhões de quilômetros quadrados (49% do território nacional), e se distribui por nove estados.
Diante desses dados tão ricos, é quase impossível uma pessoa não de preocupar com o que anda acontecendo. A destruição segue em ritmo acelerado. Algumas medidas podem ajudar a melhorar a preservação desta riqueza, como zerar o desmatamento na Amazônia até 2015, o Brasil estará fazendo sua parte para diminuir o ritmo do aquecimento global, assegurar a biodiversidade e o uso responsável deste patrimônio para beneficiar a população local. Ações contra o desmatamento e alternativas econômicas que estimulem os habitantes da floresta a mantê-la de pé devem caminhar juntas. A criação de um fundo de investimentos nacionais e internacionais tornaria a proposta viável. Uma parte do bioma é protegida legalmente por unidades de conservação, terras indígenas ou áreas militares. Mas a falta de implementação das leis faz com que mesmo essas áreas continuem à mercê dos criminosos, então, implantar essas leis iria amenizar alguns problemas. Mapeamento das propriedades privadas para possibilitar o monitoramento de novos desmatamentos e a responsabilização de toda a cadeia produtiva pelos crimes ambientais ocorridos.
Para todas essas medidas se tornarem efetivas, o governo precisa estar na Amazônia, com recursos e infra-estrutura para fazer valer as leis de preservação. É nessa parte que a Vossa excelência, poderia fazer valer algumas dessas possíveis melhorias, para diminuição do desmatamento na Floresta Amazônica.
Fico grato pela Atenção.

Escola Estadual João Brienne de Camargo.
Aluno: Rafael de Olveira.
Série: 3°ano A.

Rafael de Oliveira disse...

(Síntese da carta do cacique Seatle)


Em 1854, o Governo dos Estados Unidos tentava convencer o Cacique Seatle a vender suas terras. Como resposta ele enviou uma carta ao presidente, que se tornou famosa em todo mundo. O conteúdo dessa carta merece uma reflexão atenta, pois é uma lição que deve ser cultivada pelas futuras gerações. A carta do Seatle é uma demonstração de amor a natureza e a vida, que ficou na consciência de milhares de pessoas no mundo inteiro.
Os índios estão perdendo e sendo expulsos de suas terras por madeireiros, fazendeiros e garimpeiros. Isso não pode acontecer, A riqueza de sua cultura, conhecimentos sobre animais, danças, deve ser preservada, pois é uma sabedoria milenar que precisamos aprender a ouvir. Isso nos leva uma lição para a vida inteira, devemos ler, refletir atentamente e repassar esses conhecimentos que vai nos encaminhar para uma vida melhor.

Escola Estadual João Brienne de Camargo.
Aluno: Rafael de Olveira.
Série: 3°ano A.

Rafael de Oliveira disse...

Síndrome de Tourette

Síndrome de Tourette, também referida como SGT ou ST, é uma desordem neurológica ou neuroquímica, caracterizada por tiques nervosos, motores e vocais. Essa doença aparece na infância ou na adolescência e pode durar para o resto da vida, porém no decorrer da vida os sintomas vão aos poucos amenizando e diminuindo.
Os sintomas dessa síndrome ocorrem involuntariamente, raramente uma pessoa que sofre dessa síndrome consegue controlar esses tiques. Podem ocorrer em qualquer parte do corpo (barriga, pernas, braços, nádegas), Mas tipicamente ocorrem no rosto com caretas repetidas, e na cabeça com movimentos bruscos e repetidos. Não existe causa definida para essa síndrome, e também não existe cura, o que têm são tratamentos que precisam ser individualizados por causa das reações adversas aos medicamentos, que controlam os sintomas.

Escola Estadual João Brienne de Camargo.
Aluno: Rafael de Olveira.
Série: 3°ano A.