terça-feira, 24 de março de 2009

Olá 3ºA , RESOLVAM AS ATIVIDADES!!!

1- Escreva sobre o melhoramento genético das plantas ( ver livro)
2- Qual o mecanismo de reprodução utilizado para se obter canas capazes de produzir e armazenar um alto teor de sacarose. Descreva sobre ele.
3- Faça uma síntese sobre "O caso da ciganinha" ( ver texto no livro)
4- Comente sobre os dois fenômenos que permitem a ocorrência de uma notável variabilidade
genética.

52 comentários:

Unknown disse...

Ah; Vote olha a minha cara!(REDICULA)
KKKKKK'

mELHOR sala que existe

Unknown disse...

Ah melhor sala do 9 ano!

Unknown disse...

essa foto ficou muito loca rsrs olha eu to parecendo noiado!!!!

Unknown disse...

1- A técnica de propagação assexuada denominada cultura de tecidos, as plantas podem produzir novas mudas com a vantagem de permitir produções numerosas e com a manipulação genética das células podem melhorar a geração de novos individuos com suas características alteradas devido a manipulação genética assim a cultura de tecidos contribui para o melhoramento genético de plantas.

Unknown disse...

1)a)A nova técnica de propagação assexuada de plantas,oferece a vantagem de permitir uma produção mais numerosa de mudas, essa técnica é chamada de cultura de tecidos.Ela permite o desenvolvimento de mudas livres de parasitas,e sua vantagem permite uma produção mais numerosa de mudas.Sendo assim, essa tecnica contribui para o melhoramento genético das plantas,manipuladas genéticamente podem gerar indivíduos adultos com suas caracteisticas alteradas.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

1) Atualmente a técnica de cultura de tecidos de plantas difunde-se cada vez mais por todo o mundo .Essa técnica consiste basicamente na produção de novas mudas a partir de células maristemáticas, além de permitir uma produção mais numerosa de mudas. Assim, a cultura de tecidos contribui para o melhoramento genético das plantas.

2) Propagação vegetativa consiste na formação de novos indivíduos a partir de parets destacadas do corpo vegetal, como pedaços de caule ou de folhas. Além de os descendentes serem geneticamente iguais entre si, dessa maneira ,cultivam-se canas capazes de produzir e armazenar um alto teor de sacarose.

3) Com base no texto da ciganinha concluo que a capacidade que muitas espécies de plantas tem de reproduzir por propagação vegetativa.Pode resultar em problemas para os interesses humanos, que é o caso da ciganinha que é um tipo de arbusto , em muitos municípios do centro-oeste a ciganinha comprometeu várias áreas de pastagens, por causa dos altos níveis de infestação e elevados custos para erradicá-las.

4) A grande variabilidade genética oferece a vantagem de possibilitar a sobrevivência da espécie num ambiente em processo de alteração.Por outro lado, a "diluição" das características parentais entre os descendentes acarreta uma perda de homogeneidade. Assim alguns microrganismo reproduzem-se assexuadamente quando as condições ambientais lhes são favoráveis.

Nome:Flávia Camila Série: 3:ANO A

Unknown disse...

Aluna.Franciely 3ºano A
1ºcultura de tecido.Essa tecnica consiste na produção de mudas a partir das celulas meristematicas .
Alem disso possibilita o desenvolvimento de mudas livres de parasitas ,demonstraram que nas celulas meristematicas praticamente não existem parasitas.

2ºCom base no texto da ciganinha concluo que a capacidade que muitas espécies de plantas tem de reproduzir por propagação vegetativa.

Unknown disse...

2º Propagação vegetativa consiste na formação de novos indivíduos a partir de parets destacadas do corpo vegetal, como pedaços de caule ou de folhas.

4º) A grande variabilidade genética oferece a vantagem de possibilitar a sobrevivência da espécie num ambiente em processo de alteração

Unknown disse...

3ºCom base no texto da ciganinha concluo que a capacidade que muitas espécies de plantas tem de reproduzir por propagação vegetativa.

Unknown disse...

Olá Professora Gonçalina..!!
Alunas:Jéssica Dias e Marziely.
Respostas das Atividades..
1)Consite Consiste Na produção de mudas a partir das células maristematicas ou seja plantas que asseguram o seu crescimento e contribuindo para o seu melhoramento génetico.

2)Consite na formação de novos individuos.

3)Caso Ciganinha vem se agravando chegando a niveis populacionais de até 5000 individuos por hectares, se espalhando facilmente. As medidas preventivas incluem visitas periodicas nas pastagens da fazenda e eiminação de plantas jovens.

4)

Unknown disse...

1-A técnica de propagaçâo sexuada de plantas denominada cultura de tecidos.Essa técnica consiste basicamente na produçâo de novas mudas a partir de células meristemátias contsndo soluçâo nutritiva.
A vantagem de permitir uma produçâomais numerosa de mudas.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

1-Essa nova tecnica consiste basicamente na produção de novas mudas, apartir de células meristematica isoladas ecultivadas em tudo te ensaio contendo soluçaõ nutritiva. A tecnica depropovação assexuada ou prantas denominadas culturas de tecidos,vantavens de permitir uma produção mais numerosas de mudas.Assim a cultura dos tecidos contribui para o melhoramento genetico das plantas.
(jessica cristina)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Biologia
Respostas;
1-A tecnica de propagação asexuada de plantas denominandas cultura de teciados essa tecnica consiste basicamente na produção de novas mudas a partir de células meristemáticas isoladas e cultivadas em tubos de ensaio contendo solução nutritivas em relação às técnicas convencionais de propagação vegetativa a cultura de tecidos oferece a vavntagem de permitir uma produção mais numerosa de mudas livres de parasitas.
2-propagação vegetativa.consiste na formação de novois individuos a partir de partes destacadas do corpo vegetal,com pedaços de caule ou de folhas os caules e ramos calinares contem gems prtadoras de tecidos meristemáticos,cuja células dotadas de elevads capacidade ploriferativa.
3-ciganinha (memora peregrina),arbusto do grupo das angiosperma dicotiledôneas com até 1.5 metros de altura. Nativa da flora do cerrado,onde se distribui de forma de esparsa desde o inicio da da década de 19990,essa planta tem se alastrado principalmente nas áreas desmatadas para a formação de pastos e nas pastagens degradadas.,
pode ser sexuada vegetativa .
michelly lemos e luiz cézar

Unknown disse...

Alunas:Jéssica Dias e Marziely 3°A.
Resposta do Exercicio n°4)
Na Nossa Concepção,o objetivo principal da variabilidade genética é oferecer vantagens, facilitando a sobrevivencia da espécie em um ambiente que houve a alteração por diluição da característica entre, parentais e os descendentes.Ou seja pode ser considerado vantajoso numa Cultura agricola propagando-se sexuadamente por meio de sementes.

Unknown disse...

Nome; Jeovani paulino ,Luciana nunes
SÉRIE: 3° (A)

R: 2)Mecanismo assexuado de reprodução, consite na formação de novos individuos.
Além de os descendentes serem geneticamente iguais entre si, dessa maneira ,cultivam-se canas capazes de produzir e armazenar um alto teor de sacarose.

Unknown disse...

Alunas:Beatriz ,Priscila Paula e Maria Daniella.
Resposta 1º:Para esse melhoramento ocorre um processo de transgênicas nas plantas de maneira que ocorre o transplante de genes.Em uma pesquisas realizada suspenderam as células meristemáticas.Dessa maneira ocorreu tudo bem no processo da cultura de tecido génetico plantas.

2_Resp:O nome do mecânimo é propagação vegetativa,que forma novos indivíduos a partir do corpo vegetal como pedaços de caules ou de folhas.

3_Resp:A ciganinha tem a capacidade que de muitas especies de plantas, para reproduz por propagação vegetativa.Por isso se resulta em problemas para interesses humanos que ocorre na ciganinha que tem um tipo de arbusto,em grandes municipios do centro-oeste.varias aréas de pastagens estão compromentidas por causa de infestação e elevados custos.

4_Resp:a variabilidade genética tem vantagem de possibilita sobrevivência da espécie no ambiente em processo de alteração(diluição)das características parentais entre os descedentes(homogenidade)Os microorganismo reproduz assexuadamente nas condições ambientas são favoraveis.

Unknown disse...

2-propagação vegetativa que consiste em novas formações de individuos através de pedações,folhas,raízes e caule, o novo individuo com condições adequadas,como a cana-de-açucar esse o mecanísmo usado para a plantação de cana através de pedaços de caule reproduz novas canas.

3-Referente ao caso ciganinha pode perceber q a propagação vegetativa pode causar problemas ao ser humano,quando tentam desmatar alguma area para fazer sua plantação,com os restos da planta que estava no local pode gerar novos individuos,com pedaços de folhas,raízes e caule e od novos individuos com a mesma capacidade de reprodução que foram retirada do local onde ocorre um vasto crescimento da planta como a ciganinha uma vez desmatada teve uma reprodução vasta e o numero de planta aumentaram rapidamente .

aluna; Fernanda Pontes 3°ano A

Unknown disse...

2-A propagação vegetativa por ser um mecanismo assexuado de produção, relativamente rapida e mais numerosas de novos individuos culminando com a formação de culturas mais homogêneas.Dessa maneira cultivam-se canas.

Blog do Jepherson disse...

1] atualmente,difunde-se cada vez mais em todo o mundo a técnica de propagaçao assexuada de plantas denominadas cultura de tecidos, que consiste na reproduçao de novas mudas a partir de células meristematicas isoladas e cultivadas em tubos de ensaio contendo soluçao nutritiva de mudas. Que permite uma produçao mais numerosa de mudas.
Assim , a cultura de tecidos contribui para o melhoramento genético de plantas.

2] propagaçao vegetativa consiste na formaçao de novos individuos a partir de partes destacadas do corpo vegetal, como pedaços de caule ou de folhas. tambem dentre outros exemplo , cultiva- se canas capazes de produzir e armazenar um alto teor de sacarose, alem dos descendentes serem genéticamente iguais.

3] a propagaçao da ciganinha pode ser sexuada ou vegetativa . a propagaçao sexuada ocorre por meio de sementes aladas , leves, facilmente levadas pelo vento e que alcançao grandes distançias. como ela floresce, frutifica e fornece sementes praticamente o ano todo essa propagaçao é rapida. em muitos municipios do centro- oeste, a ciganinha comprometeu varias áreas de pastagens, pr cauas dos altos niveis de infestaçao e elevados custos para irradia- lo.

4]Os dois fenomenos são:meiose esse tipo de divisao celeular, uma célula diplóide origina quatro células haplóide. nesse processo cromossomos homólogos sofrem ruputura e troca pedaços , permitindo que haja uma recombinação de genes. Fecundação mecanismo que recontitui o número normal de cromossomos da espécie.
gisele 3°a

Unknown disse...

2-A propagaçâo vegetativa,por ser um mecanismo assexuado de reporoduçâo,permite a produçâo relativamente rápida e mais numerosa de novos indivíduos,culminando com a formaçâo de culturas mais homogêneas.
Dessa maneira ,dentre outros exempros,cultivam-se canas capazes de produzir e armazenar um alto teor de sacarose e roseiras que produzem certo tipo de flores.

Unknown disse...

1-A cultura de tecidos é uma técnica em que oferece a vantagem de permitir uma produção mais numerosa de mudas a partir de células meristemáticas isoladas e cultivadas em tubos de ensaio contendo a solução nutritiva, é neste desenvolvimento que a cultura de tecidos contribuiu para o melhoramento genético das plantas.
2-Propagação vegetativa, permite a produção relativamente rápida e mais numerosa de novos indivíduos, uma vez que os descendentes são genéticamente iguais entre si consistindo na formação de partes destacadas do corpo vegetal.
3-O caso da ciganinha pode resultar em problemas para o interesse humano. Nativa da flora do cerrado, onde se distribui de forma esparsa.
A propagação da ciganinha pode ser sexuada, onde ocorre por meios de sementes leves, facilmente levadas pelo vento.E pode ser vegetativa ocorrendo pelo caule permanecendo no solo rebrotando e originando uma espécie de coroa.
Uma prevenção contra a ciganinha incluem visitas periódicas nas pastagens da fazenda e eliminação de plantas jovens.
4-A variabilidade genética oferece a vantagem de possibilitar a sobrevivência da espécie num ambiente em processo de alteração, ou seja quando ambiente se torna desfavorável para alguns microrganismo da produção assexuada, podem passar a se reproduzir sexuadamente.
em gêmeos monozigótos nas situações experimemtais na ausência da variação genética seja uma vantagem no sentido de facilitar a conclusão de determinados testes.

Unknown disse...

1:ATUALMENTE, DIFUNDE-SE CADA VEZ MAIS EM TODO O MUNDO A TÉCNICA DE PROPAGAÇÃO ASSEXUADA DE PLANTAS DENOMINADA CULTURA DE TECIDOS.EM RELÃÇÃO ÁS TÉCNICAS CONVENCIONAIS DE PROPAGAÇÃO VEGETATIVA,A CULTURA
DE TECIDOS OFERECE A VANTAGEM DE PERMITIR UMA PRODUÇÃO MAIS NUMEROSA DE MUDAS.ASSIM A CULTURA DE TECIDO CONTRIBUI PARA O MELHORAMENTO GENÈTICO DE PLANTAS.

2:A PROPAGAÇÃO VEGETATIVA CONSISTE NA FORMAÇÃO DE NOVOS INDIVÍDUOS A PARTIR DE PARTES DESTACADO DO CORPO VEGETAL,COMO PEDAÇOS DE CAULE OU DE FOLAS,OS CAULES E RAMOS CAULINARES CONTÊM GEMAS PORTADORAS DE TECIDOS MERISTEMÀTICA, CUJAS CÉLULAS DOTADAS DE ELEVADAS CAPACIDADE PROLIFERATIVA,SÃO CAPAZ DE ORIGINAR UMA NOVA PLANTA,EM CONDIÇÕES ADEQUADA.

3=A PROPAGAÇÃO DA CIGARINHA PODE SER SEXUADA OU VEGETATIVA.A PROPAGAÇÃO SESSUADA OCORRE POR MEIO DE SEMENTES ALADAS,LEVES,FACILMENTE LEVADA PELO VENTO E QUE ALCANÇA GRANDE DISTÂNCIAS.COMO ELA FLORESCE,FLUTIFICA E FORNECE SEMENTES PLATICAMENTE O ANO INTERO,ESSA PROPAGAÇÃO É RAPIDA.

THAIS,E APARECIDA 3ano a

Unknown disse...

Diego Felipe: serie 3ª A

Conclusão das perguntas

1:A propagaçao vegetativa é representada pela cultara de tecidos essa tecnica consiste basicamente na produçao de novas mudas a partir de cálulas meristemáticas isoladas e cultivadas em tubos de ensaio contendo soluçao nutritiva, a cultura de tecidos oferece a vantagem de permitir uma produçao mais numerosa de mudas, assim a culturas de tecidos contribui para o melhoramento genetico de plantas, uma vez que as celulas manipuladas genetcamente podem gerar individuos adultos com caracteristicas alteradas

2:É A PROPAGAÇAO VEGETATIVA
é um mecanismo assexuado de reproduçao que permite a produçao relativamente rapida e mais numerosa de novos individuos com formaçao de culturas mais homogeneas descendentes sao genetcamente iguais entre si, dessa maneira entre outros exemplos cultivam-se canas capazes de produzir e armazenar um alto teor de sacarose

Unknown disse...

tanderson 3-A.REDAÇÃO
TEMA:ÁGUA

ÁGUA:FONTE DA VIDA
A água é um elemento de referência importante.A cada vez mais torna-se necessária a sua preservação, pois o ser humano não está se importando com o valor que tem em mãos.
A água que dá vida, sem contra-indicação, barata e de fácil acesso.Não é a toa que o nosso corpo é constituído por quase 70% de água.
Parece difícil termos um remédio com essas características, mas temos.Concluindo que a água é um santo remédio.
É importante lembrarmos de conscientizar o ser humano quanto ao uso da água,entretanto não basta deixar-mos nas mãos dos políticos,temos que agilizar dentro da nossa própria casa.

Unknown disse...

T. DZAYWA
1)No processo de obteção de plantas transgênica,o transplante de genes em laboratorio é normamente realizado utilizando- se uma suspensão de célular maistemática, portdora de parede célular de pequena espessura.assim, a cultura de tecidos cotribui para o melhoramento genetica de plantas, uma vez que as células manipuladogeneticamente podem gerar individuos adultod com caracteristica alteradas.

2)Por ser um mecânismo assexuada de reprodução,permite a produção relativamente rapido e mais numerosa de novos individuos, culminado com a formação de cultra mais homogêneas, uma vez que os descendentes são geneticamente iguais entre si, desde que não ocorram mutações. e, como esses descendentes indênticos as formas parentais, as culturas assim formadas permitem a preservações e perpentuação das qualidade desejadas pelo agricultor em plantas sucessivo.

3) O caso da ciganinha (memora perigrina), arbusto do grupo angiospermas dicotiledônias,com até 1,5 mentro. Essa planta tem se alstrado principalmente nas areas desmatadas para formamação de pastos e naspastagens degradadas. a progação sexuada ocorrepor meio de sementes alada,leves, facilmente levadas pelo vento e que alcançam grande distância. as medidas preventivas contra a ciganinha incluem visitas periodicas nas pastagens da fazenda e eliminação das plantas jovens. areplicação de herbicidas nas folhas, e também mostrado bons resultado.

4) Nesse tipo de divisão celular, uma celulas diploide (2n) origina quatro célular haploides(n) sendo comum a ocorrencia crossigaves ou permutação. O mecanismo de fecudação permite reconstituir o numero normal de cromossomos das especies....

Unknown disse...

Nome; jeovani Paulino, LUCIANA
NUNES.
Série: 3° (A)

R: 3) Com base no texto da ciganinha chegamos a conclusâo que ela é um arbusto que chega até 1,5 metro de altura.Essa planta tem se alastrado principalmete nas áreas desmatadas,para formação de pastos e nas pastagens degradadas.A propagação sexuada ocorre por meio de sementes.E a propagaçâo vegetativa ocorre pelo caule,quando arrancada um pedaço do caule permanecem no solo.Originando novos caules aéreos e garantindo a sobrevivência e o desenvolvimento da planta.As medidas preventivas contra a ciganinha incluem visitas periódicas nas pastagens da fazenda e eliminaçâo das plantas jovens.Isso resulta em problemas para os interesses humanos.


Alunos:Jeovani,Luciana
Serie:3°a

R: 4)Os dois fenômenos são:MEIOSE,FECUNDAÇÃO.Meiose uma célula-mãe origina quatro célula-filhas contendo a metade do número de cromossomos exitentes na célula original.Assim a meiose "compensa"o fenômeno da fecundação,em que células haplódes se unem formando outra diplóide.Nesse processo,cromossomos homólogos sofrem ruptura e trocam pedaços,permitindo que haja uma recombinaçâo de genes e a consequentes produção de células-filhas exibindo variabilidade genética entre si.FECUNDAÇÃO:mecanismo que permite reconstituir o número normal de cromossomos da espécie

Unknown disse...

aluno:Jeovani Luciana nunes
Série:3°(A)
R:1 A) Técnica de cultura de tecidos connsiste basicamente na produção de novas mudas a partir de células meristemáticas isoladas e cultivadas em tubos de ensaio contendo solução nutritiva .Em relação as técnicas convencionais de propagação vegetativa a cultura de tecidos oferece vantagem de permitir uma produção mais numerosa de mudas .Além disso ,possibilita o desenvolvimento de mudas livres de parasitas.

henrique douglas disse...

(1)Oque e solidificaçaõ?

R=Solidificaçaõ é a transformaçaõ de uma substância do estado líquido para o estado sólido.

(2)Como se comporta as moleculas no estado solido?

R=No estado sólido, as moléculas possuem minima vibração, quase nula.

(3)Quais as três caracteristicas da água?

R=Incolor-insipida e inodora.

(4)Crie uma frase sobre a água.

R= A água e tudo!se todos naõ cuidarem podem acabar tudo....

(5) Escreva um texto sobre a água.

R= A água brota em diferentes lugares e, por isso,que A água é o elemento que existe em todos os estados. Existe água em estado gasoso na atmosfera, proveniente da evaporação A presença da água na Terra ocorre graças ao ciclo hidrológico, que permite que toda a água esteja em movimento cíclico entre as fases sólida, líquida e gasosa, sendo a fase líquida de maior interesse em face da necessidade do uso, seja pelo homem, como por outros organismos, animais e plantas. E por isso que a gente. tem que cuidar bem da nossa água se naõ da qui uns anos podem faltar.. e sem ela nos naõ sobrevivevos..........

mariana cristina 9 ano c jbc disse...

Oi professora tudo bem com a senhora,olha as perguntas e respostas que a senhora passou:
1-O que e solidificaçao?
R:È quando uma materia se encontra se encontra em estado solido.A solidificaçao ocorre em diversas formas dependendo da materia.EX:a àgua se solidifica numa temperatura abaixo de zero e se liquidifica em temperatura acima de zero.

2-Como se comporta a molecula no estado solido?
R:No estado solido de ligaçao entre as moleculas e intenso isso faz com que as moleculas vibrem em posiçôes fixas das quais podem se afastar.

3-Quais as 3 caracteristicas da àgua?
R:Incolor.
Inodora.
Insipida.

4-Crie uma frase sobre a preservaçao da àgua?
R: Preserve a àgua,ela é vida.

5-Escreva um texto sobre a àgua(maximo 10 linhas).
R: ÀGUA
Àgua e cida nao pode acabar assim derrepente,sabemos que ela e necessaria estar no nosso corpo para não dar desidrataçao nas pessoas as crianças e os idosos estao correndo mais risco de pegar doenças porque eles sao mais fracos.
Àgua fonte de vida,fonte de tudo que existe na terra as plantas,os animais,as pessoas precisam de àgua para sobreviver no planeta terra.
PRESERVAR UMA MISSAO DE TODOS NÒS!

Unknown disse...

ÁGUA Evidentemente a água,é uma das coisas mais importante da nossa vida,por exemplo nos podemos até ficar com fome,mas com sede niguém consegue. pois o nosso organismo necessiita de água porque o nosso corpo possui 70% de água. todos deveríamos se conscientizar em não poluirmos os rios jogando lixo,não desperdiçar água a toa para que no futuro não acabe ela porque porque depois não é so nós que vamos nos prejudicar mais sim a todos principalmente aos nossos filho porque sem ela não poderemos sobreviver.

Unknown disse...

3-com base no caso da ciganinha ,ela pode ter um grande problema para os interesses humano por causa das plantas muitas áreas vem se alastrando e ocorrendo muitos desmatamento.

Unknown disse...

Rayza 3ºA

1.O melhoramento genético das plantas atualmente,difunde-se de técnicas que consiste basicamente na produção de novas mudas a partir de células merstemáticas isoladas e cultivadas em tubos de ensaio,contendo solução nutritiva.Em relação a essa vantagem da propagação vegetativa,ela permite uma produção mais numerosa de mudas,além disso ela possibilita o desenvolvimento de mudas livre de parasitas.

2.Esse mecanismo de reprodção é a propagaçaõ vegetativa que permite a produção relativamente rápida e mais numerosa de novos individuos com a formação de culturas mais homogenêas e descendentes geneticamente iquais entre si desde que não ocorra mutações.

3.A Ciganinha é capaz de alcançar 1,5 metro de alutura ela faz parte de grupo das angiospermas dicotiledoneas,nativa da flora do cerrado.Desde 1990 ela se alastrou nas áras desmatadas para pastos.a propagação das ciganinhas pode ser sexuada ou vegetativa.sexuada por que ocorre por meio de sementes facil de ser levada pelo vento e por que ela floresce,frutifica e fornece semente praticamente o ano inteiro.a vegetativa ocorre pelo caule quando ela é cortada e fica pedaços do caule no solo.

4.Meiose:nesse tipo de divisão celular uma célula origina-se 4 células haplóides que écomum a ocorrência de permutação.que permite a produção de celulas filhas com variabilidade genetica entre si.
Fecundação:quando uma semente germina o desenvolvimento do embrião que resulta no formação de uma nova planta.

Redação sobre a água.
Água Liquido Precioso.

Água principio do ciclo da vida humana e provavelmente a qualquer forma de vida dos seres vivos."humanos e animais".apesar de vivermaos num país com as maiores reservas de água doce de planeta o descaso com que tratamos a água não é muito animador,além de nos indicar a um futuro sem áqua,nos expõe a um número muito grande de população que não recebe água tratada,isto é,essa falta de tratamento de água muitas das vezes são o grande causadoras de doenças de pele,verminose,
hepatite,leptospirose e outros riscos que estamos sujeito a receber se não preservarmos o qu é nosso.por isso devemos reverter esse descaso que a tratamos"não poluindo os rios com lixos".Vamos reverter essa hitória por que o nosso liquido precioso pode se acabar.

Unknown disse...

Aluna:Franciely 3°ano A

A importancia da Água
A Água é fonte de vida sem ela nós humanos não somos nada,temos que preservar esse liquido.
Então vamos cuidar melhor da água,
não desperdiçando .
Para que um dia este liquido tão precioso não se acabar.
Água é uma coisa muito importante que Deus nos deu,é um milagre divino,então para que não cuidar de uma coisa que é de todos nós.
o Brasil tem 8% de água doce do mundo.
Um coisa pode se fazer para acabar com o derperdicio :Não ficar horas lavando o carro ,não lavar a calçada todo dia,porque só não varrer.

Unknown disse...

Marzielly 3A
REDAÇÃO TEMA ÁGUA

Minha Água Minha Vida

Sei que mesmo ante de nascer , estava imerso em um líquido que me protegia , é claro que não era água , e sim uma bolsa d’água, que pouco conhecem.
Nascemos em um mundo onde logo cedo ,aprendemos o valor de determinadas coisas, como ter um bom emprego, uma boa casa, o melhor carro e assim vai...
O que o homem não sabe ou pelo menos não tem consciência ,é que já nascemos ricos , proprietários de algo que vai muito mais além de ouro e diamante que não precisamos de ir até um “garimpo”para tê-la.
A água é o nosso bem maior é o patrimônio mais importante que possuímos .Ela é a herança que deixaremos aos nossos filho e netos e assim por diante.
Do jeito que ela vem sendo desperdiçada estamos a cada dia perdendo a nosso riqueza, e perdendo o nosso bem maior ,estamos deixando ir embora ,sem a consciência que sem ela , não só ficaremos pobre e com o também morremos , Pois Deus quando fez o homem.criou mais da metade do seu corpo composto com água.
Se cada um de nos fazer a nossa parte , fechando as torneiras quando não estiver usando desligando o chuveiro na hora do shampoo, são atitude que parece pequena que farão diferença no futuro.
Devemos ensinar as crianças que sem água não conseguiremos sobreviver que horrível seria nosso planeta ,ou será que foi atoa , que Deus criou o mundo mais composto de água do que por terra.Até poderíamos chamar o nosso planeta de” Planeta Água,
Por isso tenho certeza de dizer:”Minha Água Minha Vida”

Allana disse...

Aluna:Allana 3ºA

1)As Plantas manipuladas geneticamente são mais resistentes,a contaminação de fungos parasitas.E as plantas convencionais a propagação vegetativa são mais fracas por serem geneticamente homogêâs.é essa manipulaçãoque contribui para o melhoramento das plantas.

2)O mecanismo usado é propagação vegetativa pois ele permite a produção relativamente rápida e mais numerosa de novos indivíduos.Com descendentes geneticamente idênticos,as culturas assim formadas permitem a preservação e a perpectuação das qualidades desejadas pelo agricultor em plantios sucessivos.

3)A propagação da ciganinha(memora peregrina)pode ser sexuada ou vegetativa.A propagação vegetativa sexuada ocorre por meio de sementes praticamente o ano inteiro,essa propagação é rápida.A propagação vegetativa ocorre pelo caule ou destrocá-la com roçadeiras,os pedaços de caule que permanecem no solo rebrotam e originam uma espécie de coroa com ramificações ao nível do solo,originando novos caules aéreos e garantindo a sobrevivência e o desenvolvimento da planta.

4)A reprodução assexuada um único individuo origina outros,permite uma produção rápida de novos individuos em um número muito elevado,a formação de sua população é geneticamente homogênea.Já na reprodução sexuada envolve fusão de material genético de duas células,os gametas feminino(avulo)e masculino(espermatozóide).Assim originando um indivíduo que combina caracteristicas dos pais.

REDAÇÃO SOBRE A ÁGUA.

Planeta água.
O Bem mais precioso que temos está se acabando?
O que estamos fazendo com ele? como estamos utilizando.Será que ele durará mais um século?
Sabemos que o consumo de água potável tem aumentado,talvez por não sabermos utiliza-lá adquadamente.Nós só damos valor a ela quando nos façta,quando a temos desperdiçamos e poluimos.
No Nordeste brasileiro as pessoas sofrem a falta de água.O pouco de água que eles tem se torna muito.Se continuar desse jeito que está,o que aconteçera com essas pessoas.Se invertemos-nós esse fato,daremos mais valor a ela?

Unknown disse...

erika cristina
1 existe uma técnica,na reproduçao de novas mudas a partir de células meristemáticas isoladas e cultivadas em tubos de ensaio contendo soluçao nutritiva.ofere a vantagem de permitir uma produçao mais numerosa de mudas,possibilita o desenvolvimeno de mudaslivres de parasitas.

2 propagaçao vegetativa,consiste na formaçao de novos indivíduos a partir de partes destacados do corpo vegetal como pedaços de caule ou de folhas, descendenes saõ geneticamente iguais entre si desde que não ocorram mutações,deverão ser geneticamente idênticos as formas parentais,assim permitindo a preservação e a pepetuaçao das espécie.

3ciganinha (memora peregrina)arbusto do grupo das angiospermas dicotiledõneas, com 1,5 metro de altura. Pode ser sexuada ou vegetativa.A propagação vegetativa sexuada ocorre por meio de sementes praticamente o ano inteiro,essa propagação é rápida.A propagação vegetativa ocorre pelo caule ou destrocá-la com roçadeiras,os pedaços de caule que permanecem no solo rebrotam e originam uma espécie de coroa com ramificações ao nível do solo,originando novos caules aéreos e garantindo a sobrevivência e o desenvolvimento da planta.

4 meiose, nesse tipo de divisão celular uma célula origina-se 4 células haplóides que écomum a ocorrência de permutação.que permite a produção de celulas filhas com variabilidade genetica entre si. e a
fecundaçao, mecanismo que permite reconstituir o número normal de cromossomo da espécie .

Unknown disse...

Aluna:Laiandra serie:3°A

1.Uma tecnica ustilizada para a manipulação genética de novas plantas é a cultura de tecidos,onde as plantas tem uma maior resistencia a parasitas e a seca,oferecendo uma produção mais rapida e numerosa de novas mudas,onde na propagação vegetativa as plantas são mais frageis e homogêneas,contribuindo assim para o melhoramento das plantas.

2.É a Propagação vegetativa,onde permite uma reprodução mais rápida e mais numerosa de novas plantas,permitindo produzir decendentes iguais a planta mãe desde que não haja mutação.

3.Ciganinha é um arbusto nativa da flora do cerrado tem se alastrado nas aréas desmatadas para formação de pastos,reproduz de duas formas a sexuada e a propagação vegetativa.A sexuada ocorre po sementes que são arrastadas pelo vento e assim florecendo,frutificando e fornece semente quase o ano inteiro ,essa propagção é rapida,e a propagação vegetativa ocorre pelo caule onde os pedaços que ficam no solo dão origem a uma nova planta.

4.São Meiose:É a divisão celular onde origina quatro celulas haplóides ,permitindo que hajarecombinação de genes e a produção de celulas-filha.
Fecundação:É um mecanismo que envolve a fusão de dois gametas masculino e feminino,permitindo reconstituir o numero normal de cromossomos da espécie.

REDAÇÃO SOBRE A ÁGUA.

O Mundo com sede.
A natureza pode ser ironica mas está nos devolvendo tudo o que estamos fazendo a ela.um exemplo disso é a água,o líquido mais importante do mundo.uma grande parcela da população não tem acesso a uma quantidade miníma de água.A escassez de água não ameaça apenas com sede.Mas traz a morte em forma de doenças.por que naõ envertermos esse contexto basta começarmos em casa fazendo a nossa parte cuidando para que dentro de nossa casa haja menos desperdicio.A áqua é um bem raro por natureza,cabe a nós sabermos preservar o que nós resta.por que a escassez de água se deve ,principalmente,ao mau uso que fazemos dela.

Unknown disse...

ÉRIKA CRISTINA
REDAÇAO: ÁGUA, IMPOSSIVEL VIVER SEM ELA


Água liquido precioso, e o principio da vida sem ela não existiria forma de vida, ela é fundamental, é vida .
Mas está se acabando, como viver sem ela ? impossivel .Vivemos no País com as maiores reserva de água docê do planeta, apesar disso não nos livramos da escassez da água, ela nos atingiu e pode virar uma crise mundial.
Antes as cataratas do Iguaçu era Abundantes,Hoje enfrenta o problema da seca e triste mas e a realidade.
É o principal fator e as mudanças climáticas, ou seja samos nós seres humanos ,se nos mesmo não paramos para refletir e vemos que o nosso bem maior está acabando,é que não temos como seguir em frente, É nem como pensar no futuro, pois inivitavelmente só agravarão a situação.
Ainda a tempo de mudar, basta temos Respeito,Compaixão ,Amor ao proxímo, e a si mesmo, e colocar a mão na consciencia, que ela e necessaria e impotannte, que cada gota e preciosa,por isso cada um tem que fazer sua parte,pois ela pode acabar.

Unknown disse...

Aluno : Guilherme Roberto 3ºA

1º- O melhoramento genético das plantas ocorre graças a técnicas de propagação assexuada de plantas denominada Cultura de Tecidos.
Essa técnica consiste na produção de novas mudas a partir de células meristemáticas. A cultura de tecidos oferece as vantagens de permitir uma produção mais numerosa de mudas e possibilitar o desenvolvimento de mudas livres de parasitas.


2º- Propagação vegetativa é um mecanismo assexuado de reprodução, com vantagens de uma produção rápida e mais numerosa de novos indivíduos. Os descendentes são geneticamente iguais, desde que não ocorram mutações, geneticamente idênticos as formas parentais. Culturas assim formadas permitem a preservação e a perpentuação das qualidades desejadas pelo agricultor em plantios sucessivos. Assim o agricultor cultivará canas capazes de produzir e armazenar um alto teor de sacarose.


3º O caso da ciganinha de se reproduzir por propagação vegetativa pode resultar em problemas para os interesses humanos. Arbusto com cerca de 1,5 metros de altura tem se alastrando nas áreas desmatadas para formação de pastos e nas pastagens degradadas com as ciganinhas chegando a até 5000 indivíduos por hectare.
A propagação da ciganinha pode ser sexuada que ocorre por meio de sementes aladas. E vegetativa que ocorre pelo caule.
No Centro-Oeste a ciganinha comprometeu áreas de pastagens com altos níveis de infestação e altos custos para erradicá-las. As medidas preventivas incluem visitas periódicas nas pastagens da fazenda e eliminação das plantas jovens.


4º-São: Meiose e Fecundação.
Meiose permite a recombinação genética, de tal forma que cada célula diplóide é capaz de formar quatro células haplóides geneticamente diferentes entre si.
A Fecundação é um mecanismo que permite reconstituir o numero normal de cromossomos da espécie.

Unknown disse...

Aluno: Guilherme Roberto 3ºA

A Agua no corpo humano


Todas as formas conhecidas de vida precisam de água.
No nosso corpo a água é o principal constituinte entre 70% a 75% e sua quantidade depende de vários fatores estabelecidos durante a vida do indivíduo.
É componente essencial para o bom funcionamento geral do organismo, ajudando em algumas funções vitais, tais como o controle de temperatura do corpo, por exemplo.
A água é o constituinte mais característico da Terra, essencial para a existência da vida, e é um recurso natural de valor inestimável.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Tema: ÁGUA

" Água um bem precioso"

A Água é uma fonte de vida muito importante em nossas vidas. Sem ela não conseguimos fazer absolutamnete nada dependemos dela pra tudo para beber, para fazer comida, para lavar roupas etc.Mas infelizmente tem muitas pessoas que não sabe que a água potável está acabando em nosso planeta e essas pessoas inconciêntes desperdiçam cada vez mais água ...
E se não economizar-mos o planeta vai ficar cada dia pior, porque as pessoas continuam desmatando árvores, fazendo queimadas,poluindo o ambiente e isso fa mal tanto pra nos quando para nosssos seres vivos da terra os animais também sofrem muito.E com isso o aquecimento global vai aumentando cada vez mais e com esse calor e sem água todos nos vamos morrer.
Acho que as pessoas deveriam se conciêntizar e não desperdiçar água, usar somente o necessário,para que possamos ter melhor qualidade de vida, eu faço a minha parte acho que todo mundo deveria fazer a sua...O planeta agradece ...Ele pede socorro e precisa de ajuda.

Aluna:Flávia Camila Série: 3 ANO A

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

1)a)A nova técnica de propagação assexuada de plantas,oferece a vantagem de permitir uma produção mais numerosa de mudas, essa técnica é chamada de cultura de tecidos.Ela permite o desenvolvimento de mudas livres de parasitas,e sua vantagem permite uma produção mais numerosa de mudas.Sendo assim, essa tecnica contribui para o melhoramento genético das plantas,manipuladas genéticamente podem gerar indivíduos adultos com suas caracteisticas alteradas.

2)O mecãnismo utilizado para se obter canas capazes de produzir e amarzenar um alto teor de sacarose,é a propagação vegetativa.Os caules e ramos cauliniares contem gemas portadoras de tecídos meristemáticos, cujas células dotadas de elevada capacidade proliferetiva, são capazes de originar uma nova planta, em condições adequadas.

3)A ciganinha é um tipo de planta, que reproduz por propagação vegatativa ou sexuada,que é um grande problema para o ser humano. Ela é um arbusto do grupo das angiospermas dicotiledõneas, com até 1,5 metros de altura, nativa da flora do cerrado, onde se distribui de forma esparsa, essa planta se alastra principalmente nas áreas desmatadas, e nas pastagens degradadas. Ela pode chega até 5.000 individuos por hectares.

4)Os dois fenõmenos são a meiose e a fecundação.A meiose permite a recombinação genética, que é capaz de formar haplóides genéticamente diferentes entre si.A fecundação é um mecãnismo que permite reconstituir o número normal de cromossomos das espécie



Vivemos graças a Água

O nosso corpo tem 70% de de água, isso mostra o quanto ela é importante para o ser humano, e para todo o ser viventi.Sem água nunca poderiamos viver,bebe, comer, plantar,e colher para a nossa sobrevivÊncia.Se não cuidarmos do nosso planeta água,esse belo planeta acabara, e tudo o que tem de belo nela tambem, não existirá mais rios,mares,lagos etc.
Todos nóis, temos que cuidar muito bem desse fenõmeno grandioso que se chama água.

Unknown disse...

Aluna:Fernanda Pontes 3ºano A
Redação tema:Água

"A água é fundamental para a nossa sobrevivencia"

A água algo que representa a vida , todos nós seres vivos, necessitamos da água para viver e todos nós também sabemos que ela vai se tornar rara em nosso planeta devido as nossas atitudes sem pensar , a água é um liquido maravilhoso não passamos horas de nossas vidas sem ela,quando não estamos bebendo ,estamos tomando banho ,lavando algo enfim usando-a ai nos perguntamos quem de nós passa um dia sem água? É através desses tipo de perguntas que chegaremos onde é preciso através dessas perguntas vamos nos concentizar e perceber que sem ela não viveremos , assim que tivermos essa conciência procuraríamos a economizar a água ,além de ser uma coisa espetacular na vida de todos os seres vivos ela infelizmente acaba ,é muita água mais não é inacabável ,existe muitas pessoas que dizem assim “ A ÁGUA TEM MUITO EM NOSSO PLANETA”...Temos sim muita água mais tudo que é muito também acaba .
Existe vários rios,lagoas,nascentes e o oceano inteiro de água e da mesma forma que temos muita água ,temos muitas pessoas pra fazer com que acabe a água do nosso universo, se todas as pessoas que vive nesse mundo onde ninguém se preocupa com nada preocupassem em economizar talvez as novas gerações possam viver todos os momentos inesquecíveis que nos já vivemos nessa vida .Queria tanto ver os netos dos meus bis netos que é filho dos meus tataranetos viver e poder presenciar as belezas que a natureza nos oferece , mais infelizmente com a realidade de hoje isso será humanamente impossível..nós seres humanos podemos economizar para que não ficarmos sem ela daqui uns tempos ,mais e os animais como é que eles pode fazer pra ajudar o planeta água ,conceteza depende das nossas atitudes para salva-los e nos salvar também como os mesmo ficarias nessa história ver aquilo que mais precisamos se acabando e não poder fazer nada e aqueles que podem fazer tudo e não fizeram nada.
Já passou da hora de acordar e parar de poluir os rios e parar de usar água desperdiçando ,usa mais com moderação porque mais pra frente ela vai fazer muita falta . Vamos ver ela se acabar de braços cruzados? Concerteza não!