terça-feira, 19 de junho de 2012

1A, 1C,1D e 1E- MEIO AMBIENTE-RIO +20

1-ASSISTA O VÍDEO  DA MENINA QUE CALOU O MUNDO....
2-FAÇA UM COMENTÁRIO SOBRE O VÍDEO
3-FAÇA UM COMENTÁRIO SOBRE O TEXTO RIO+20

segunda-feira, 18 de junho de 2012

amor

9C, 9D MARIA DIMPINA

SIGA AS ORIENTAÇÕES
1) PESQUISA FLORESTA AMAZÔNICA
2) COMENTÁRIO SOBRE O VÍDEO" A MENINA QUE CALOU O MUNDO EM 6 Min,
3) COMENTE OS FATOS 1,2,3,e 4
4) ESCREVA UMA FRASE SOBRE O MEIO AMBIENTE
5) COMENTE SOBRE O VÍDEO

quarta-feira, 13 de junho de 2012

RIO +20 O QUE SIGNIFICA?

ASSISTA O VÍDEO DA MENINA QUE CALOU O MUNDO EM 6 MIN.
Você já deve ter lido na internet ou visto na TV que, em 2012, o Brasil seria sede de uma importante conferência da ONU - Organização das Nações Unidas*: a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, apelidada de Rio+20*. Mas você faz ideia do que acontecerá durante esse evento? Do que ele representa para o nosso futuro?

Em junho, líderes dos 193 Estados que fazem parte da ONU, além de representantes de vários setores da Organização, se reunirão para discutir como podemos transformar o planeta em um lugar melhor para viver, inclusive para as futuras gerações. Uma grande responsabilidade, não é mesmo? A ideia da realização dessa Conferência no Brasil foi do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, em 2007, fez a proposta para a ONU. E você sabe por que o evento recebeu o nome de Rio+20? Porque a reunião acontecerá no Rio de Janeiro, exatamente 20 anos depois de outra conferência internacional que tinha objetivos muito semelhantes: a Eco92, também promovida pela ONU, na capital fluminense, para debater meios possíveis de desenvolvimento sem desrespeitar o meio ambiente.

O evento rendeu a criação de vários documentos importantes - como a Agenda 21, a Carta da Terra e as Convenções do Clima e da Diversidade Biológica -, além de ter consagrado uma menina de - acredite! -, apenas, 12 anos.

Trata-se da pequena canadense Severn Suzuki, fundadora do movimento Eco - Organização Ambiental das Crianças, que ficou marcada na história da Eco92 ao juntar dinheiro, junto com três amigos - Michelle Quigg, Vanessa Suttie e Morgan Geisler* - para viajar para o Brasil e falar para os mais importantes líderes do planeta, na época. Em um discurso pra lá de emocionante, a menina pediu aos adultos mais respeito pelo mundo que eles deixariam para ela e suas futuras gerações. (Assista ao vídeo da apresentação de Suzuki na Eco92, no final deste texto).

Vinte anos depois, a Rio+20 reunirá os líderes de todo o mundo para fazer um balanço do que foi feito nas últimas duas décadas e discutir novas maneiras de recuperar os estragos que já fizemos no planeta, sem deixar de progredir. Mas pensar em alternativas para diminuir o impacto da humanidade na Terra não é responsabilidade, apenas, dos governantes: é nossa também. Afinal, todas as atitudes que tomamos no dia a dia - do tempo que demoramos para escovar os dentes ao meio de transporte que escolhemos para ir à escola - afetam, de alguma maneira, o planeta e, por consequência, nossa vida.

Por isso, no mesmo período da reunião oficial da Rio+20, o Rio de Janeiro sediará, também, a Cúpula dos Povos: um evento que contará com debates, palestras e uma porção de outras atividades, sobre os mesmos temas da Conferência da ONU, mas que serão promovidos por grupos da sociedade civil - como ONGs e empresas.

A ideia é que todos os setores da sociedade discutam, ao mesmo tempo, maneiras de transformar o planeta em um lugar melhor para vivermos. Afinal, a união faz a força, certo? E até mesmo quem estiver de fora dessas duas reuniões pode ajudar, pensando em maneiras de diminuir seu impacto na Terra. Que tal tomar banhos mais curtos? Ou desligar a TV, enquanto usa o computador e vice-versa? Pense em atitudes que você pode adotar para melhorar o planeta em que vivemos e compartilhe com seus amigos, pais e professores - e, também, aqui, com a gente! Você pode incentivar muitas outras pessoas a fazer o mesmo..



*Você sabia que hoje, quase vinte anos depois da Eco92, três dos quatro fundadores do movimento Eco, que juntaram dinheiro para Suzuki discursar na Conferência, continuam engajados em questões sociais e ambientais? Suzuki é ativista da fundação David Suzuki, criada pelo seu pai, e dá palestras no mundo inteiro sobre sustentabilidade. Morgan Geisler é integrante do Greenpeace e Michelle Quigg é advogada e trabalha na área de imigração, refúgio e justiça social. Legal, né?


OBSERVAÇÃO:1A,1C,1D,1E 2A  e 2B,  3A, 3B e 3D -FAÇA UM COMENTÁRIO(mínimo 5 linhas)-13/06/2102-



segunda-feira, 4 de junho de 2012

VOCÊ É O MILAGRE DA GENÉTICA PROGRAMADO POR DEUS! OUÇA E LOUVE A SUA EXISTÊNCIA!!!

2A,2B,3A,3B e 3D-J.B.C-SIGA AS ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES SOBRE O MEIO AMBIENTE-LEIAM!!!

Atenção, siga as orientações abaixo e façam bem feito, pesquisem e postem:
1- Você vai clicar nas imagens( fato1,2,3 e 4) e depois emitIR sua opinião  sobre cada fato
2- Assista o vídeo sobre o novo código florestal e coloque sua opinião
3- Crie uma frase sobre o meio ambiente
4- O tema para pesquisa é 'A importância das florestas" , faça um trabalho no máximo 20 linhas e faça a postagem( este item 4-trabalho- pode ser feito em grupo de 3 pessoas)

domingo, 3 de junho de 2012

NÃO ESQUEÇAM! DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE..

 Ateção alunos do ensino médio o dia mundial do meio ambiente! Crie(de sua mente) uma frase e posta
aqui no blog. Um grde abraço.

sábado, 2 de junho de 2012

3A,3B.2A e 2B,FATOS DO NOVO COD.FLORESTAL, CLIQUE NAS IMAGENS

Fato 3

Entenda os riscos das mudanças no Código Florestal. Fato 3. / ©: WWF-Brasil/Nelson Cordeiro
© WWF-Brasil/Nelson Cordeiro
Aumento do desmatamento
O texto sugerido na Câmara dos Deputados propõe perdão de multas por desmatamento feito até 2008 e não exige a recuperação de áreas desmatadas ilegalmente. Veja na imagem ao lado as consequências disso.

Fato 3

Fatos sobre as mudanças no Código Florestal. O jacaré mostra o fato 3. / ©: WWF-Brasil/Jorge Verlindo

Fato 4

 / ©: WWF-Brasil
© WWF-Brasil
Mudanças Climáticas
Com o desmatamento, há um risco potencial de quase 7 bilhões de toneladas de carbono acumuladas em diversos tipos de vegetação nativa serem lançadas na atmosfera. Veja na imagem ao lado as consequências disso.

Fato 4

 / ©: WWF-Brasil

Fato 2

Entenda os riscos das mudanças no Código Florestal. Fato 2. / ©: WWF-Brasil/Nelson Cordeiro
© WWF-Brasil/Nelson Cordeiro
Risco de extinção de espécies
As mudanças no Código Florestal reduzem áreas de reserva legal, que protegem a biodiversidade de nosso país. Veja na imagem ao lado como as mudanças ameaçam as espécies brasileiras.

Fato 2

Fatos sobre as mudanças no Código Florestal. O tamanduá mostra o fato 2. / ©: WWF-Brasil/Jorge Verlindo

FATOS DO CÓDIGO

Fatos sobre o Código Florestal

Fato 1

Entenda os riscos das mudanças no Código Florestal. Fato 1. / ©: WWF-Brasil/Nelson Cordeiro
© WWF-Brasil/Nelson Cordeiro
Risco de tragédias
Você sabia que as florestas contribuem para diminuir o impacto de catástrofes naturais? As mudanças propostas no Código Florestal põem em risco essa proteção. Clique na imagem ao lado e veja o por quê.

Fato 1

Fatos sobre as mudanças no Código Florestal. A preguiça Pri mostra o Fato 1. / ©: WWF-Brasil/Jorge Verlindo

Código Florestal - VAMOS CONHECER E DEFENDER!

3A e 3B/ 2A e 2B "O NOVO CÓDIGO FLORESTAL"

Novo código florestal brasileiro: PDF

Clique no botão abaixo para baixar em arquivo de Word o texto do relator Paulo Piau na íntegra:
Novo código florestal brasileiro doc

FRASE DO DIA

Um objeto, mesmo que não tenha sido adquirido por meio de roubo, deve ser no entanto considerado furtado se o possuímos sem dele precisarmos.
Mahatma Ghandi(02/06/2012)

sexta-feira, 1 de junho de 2012

FRASE DO DIA

“O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.” (Albert Einstein)