quarta-feira, 30 de maio de 2012

Dilma Rousseff veta 12 itens do Código Florestal Brasileiro

Governo vai editar uma medida provisória para regulamentar os pontos que sofreram intervenção da presidente
A presidenta Dilma Rousseff decidiu vetar 12 itens do Código Florestal e fazer 32 modificações no texto aprovado pela Câmara dos Deputados no fim de abril. O governo vai editar uma medida provisória (MP) para regulamentar os pontos que sofreram intervenção da presidenta. Os vetos e a MP serão publicados na edição de segunda-feira (28) do Diário Oficial da União.
“Foram 12 vetos e 32 modificações, das quais 14 recuperam o texto do Senado, cinco correspondem a dispositivos novos e 13 são ajustes ou adequações de conteúdo”, disse o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, ao anunciar as decisões.
Entre os pontos vetados está o artigo que trata da consolidação de atividades rurais e da recuperação de áreas de preservação permanente (APPs). O texto aprovado pelos deputados só exigia a recuperação da vegetação das áreas de preservação permanente (APPs) nas margens de rios de até 10 metros de largura. E não previa nenhuma obrigatoriedade de recuperação dessas APPs nas margens de rios mais largos.
Os vetos estão sendo apresentados pelos ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, da Agricultura, Mendes Ribeiro, do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e pelo advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, no Palácio do Planalto.
O texto, aprovado pela Câmara no fim de abril, deixou de fora pontos que haviam sido negociados pelo governo durante a tramitação no Senado. Os vetos presidenciais podem ser derrubados pelo Congresso Nacional, desde que tenham o apoio da maioria absoluta das duas casas – Senado e Câmara – em votação secreta.

FRASE DO DIA

Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.
Mahatma Gandhi (30/05/2012)

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Supernovas

Cientistas voltam a trabalhar em supervírus

Estudo polêmico, que havia sido interrompido a pedido dos EUA, será retomado este mês - e poderá criar uma grande ameaça à humanidade

Usando técnicas de manipulação genética, cientistas criam um supervírus capaz de eliminar grande parte da humanidade. Parece um roteiro de filme, mas está acontecendo de verdade. Dois grupos de pesquisadores, na Holanda e nos EUA, acabam de desenvolver esse vírus. "É um dos tipos mais perigosos que poderiam ser criados", admitiu publicamente o líder de uma das equipes, Ron Fouchier. Trata-se de uma versão mutante do H5N1, que causa a gripe aviária e gerou preocupação durante um surto em 2005. A doença é letal, mas o vírus não se propaga facilmente entre humanos. Só que os cientistas desenvolveram um H5N1 turbinado, que pode ser transmitido pelo ar - exatamente como o vírus da gripe comum, que contamina 700 milhões de pessoas no mundo todos os anos. Se escapasse do laboratório, o novo H5N1 poderia causar um número enorme de mortes. Também há o receio de que terroristas aprendam a recriar o supervírus. Por isso, a comunidade científica e os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA pediram que o estudo não fosse publicado e os responsáveis pela pesquisa interrompessem seus trabalhos durante 60 dias.
A ideia era ganhar tempo para montar estratégias de defesa. Mas agora, em março, o embargo termina - e a pesquisa será reiniciada. Os cientistas se defendem dizendo que o estudo é necessário e seria mais perigoso não retomá-lo: pois, conhecendo o vírus mutante, é possível trabalhar desde já para desenvolver vacinas contra ele.

Porte de drogas para consumo pode deixar de ser crime

Também de acordo com a proposta apresentada pela Comissão de Juristas do Senado, a venda de qualquer quantidade de substância entorpecente ilícita seria considerado tráfico de drogas

Segundo a comissão, a quantidade estipulada para consumo próprio será aquela em que a pessoa se valeria para uso durante cinco dias Segundo a comissão, a quantidade estipulada para consumo próprio será aquela em que a pessoa se valeria para uso durante cinco dias (Doug Menuez/Thinkstock)
A Comissão de Juristas do Senado, que discute mudanças no Código Penal, aprovou nesta segunda-feira proposta para descriminalizar o porte de drogas para consumo próprio. Pelo texto, não haveria mais crime se um cidadão fosse flagrado usando entorpecentes. Atualmente, a conduta ainda é considerada crime, mas sujeita à aplicação de penas alternativas.
Os juristas, porém, sugeriram uma ressalva para a hipótese do uso de drogas. A pessoa poderá responder a processo caso consuma "ostensivamente substância entorpecente em locais públicos, nas imediações de escola ou outros locais de concentração de crianças ou adolescentes ou na presença destes". Nessa hipótese, o usuário ficará sujeito a cumprir uma pena alternativa. A pena envolveria uma advertência sobre os efeitos do consumo de drogas, prestação de serviços à comunidade ou medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.
O relator da comissão e procurador regional da República, Luiz Carlos Gonçalves, disse que o colegiado deu um passo para propor o fim da dúvida sobre se o porte de drogas para uso próprio é um ato criminoso ou não. Ele disse que a legislação atual, a Lei 11.343/2006, não é clara o suficiente nesse aspecto. A comissão sugeriu que a quantidade estipulada para consumo próprio será aquela em que a pessoa se valeria para uso durante cinco dias.
Tráfico - Os juristas decidiram que, pela proposta, o simples fato de ser realizada a venda de uma substância entorpecente seria considerado tráfico de drogas. "Se a pessoa é surpreendida vendendo, não importa a quantidade, é tráfico", disse o relator. A comissão vai discutir nesta tarde se cria a figura de tráfico de drogas com maior ou menor potencial lesivo, com penas diferentes para variados tipos de substâncias.
O conselho tem até o fim de junho para apresentar uma proposta de reforma do Código Penal ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Caberá à Casa decidir se transforma as sugestões dos juristas em um único projeto ou as incorpora em propostas que já tramitam no Congresso.

3A e 3B - PIT BULL,VAMOS CONHECE-LO!

ESSE É O MEU "MAJOR",DÓCIL, DENGOSO,MAS ASSIM MESMO TOMO MEUS CUIDADOS.
COMENTE SUA OPINIÃO, PESQUISE A ORIGEM DA AGRESSIVIDADE E VAMOS DEFENDER ESSA RAÇA E ACUSAR OS VERDADEIROS ASSASSSINOS QUE SÃO OS DONOS
AGRSSIVOS!!!

quarta-feira, 23 de maio de 2012

CONHECIMENTO É BOM DEMAIS...








OLHA AÍ O 7º ANO PRODUZINDO O "DIARIO DE CIÊNCIAS"








INTERDISCIPLINARIEDADE

Revista do Projeto Pedagógico


II - Trabalhando com Alunos: Subsídios e Sugestões

6. A interdisciplinaridade

Em grandes grupos, em dupla ou até mesmo sozinho é possível integrar diferentes matérias e levar os alunos a compreender plenamente os conteúdos curriculares. Não precisa se envergonhar por não saber muito sobre o tema. Mostre à classe como é interessante buscar o conhecimento. "A formação continuada do professor não se resume a realizar um curso atrás do outro, mas também ler diariamente sobre assuntos gerais", complementa Berger. Dessa maneira, ele aprende a aproveitar motes que surgem em sala e que tendem a ser produtivos se abordados de forma ampla.

A realidade é um banco de idéias
O caminho mais seguro para fazer a relação entre as disciplinas é se basear em uma situação real

.No livro Globalização e Interdisciplinaridade, o educador espanhol Jurjo Torres Santomé, da Universidade de La Coruña, afirma que a interdisciplinaridade dá significado ao conteúdo escolar. Ela rompe a divisão hermética das disciplinas. Se sua escola não trabalha dessa maneira, experimente lançar a discussão em reuniões. Outra opção é deixar seu planejamento à disposição para que os colegas saibam que matéria você dará e em que momento. Assim os interessados podem se organizar para agir em conjunto. A coordenação tem um papel mediador, sugerindo parcerias e provocando o diálogo. Esse tipo de trabalho pode até ser feito por apenas um professor. Mas, nesse caso, a equipe estaria perdendo uma ótima oportunidade de obter resultados mais significativos.


 
Sem tempo, dupla se reúne na hora do café
Um dos conteúdos de Ciências é o sistema respiratório. Nas sétimas séries do Colégio Juvenal José Pedroso, em Goiânia, os esquemas mostrando o pulmão, a faringe, e o nariz não estavam sendo suficientes para chamar atenção dos alunos da professora Cleusa Silva Ribeiro. Uma parceria sugerida pela professora de Língua Portuguesa, Paula Rodrigues Garcia Ramos, deu um novo enfoque ao tema e às aulas.

Na escola onde as duas lecionam, a interdisciplinaridade não é prática, até por falta de tempo. Cleusa e Paula dão aulas em mais de um período. "O jeito foi nos encontrarmos nos intervalos, nos corredores, na hora do café ou dar uma fugidinha de vez em quando até a sala da outra", conta Cleusa. A dupla sugeriu aos adolescentes que fizessem histórias em quadrinhos sobre o que estavam estudando nas aulas de Ciências. O pulmão e a laringe ganharam, pernas, olhos e bocas e tornaram-se personagens. "Trabalhamos as figuras de linguagem e estudamos estruturas de diálogos. Para elaborar o texto, eles tinham que dominar bem o conteúdo de Ciências. Deu certo", avalia Paula.

O Projeto tomou mais consistência quando os estudantes sugeriram abordar nos quadrinhos temas como os malefícios do cigarro ou da poluição. Para dar conta do recado, as professoras começaram a estudar com as turmas. Paula admite que pouco sabia sobre o assunto e acabou adquirindo conhecimentos importantes para ajudar nas tarefas. Para Cleusa, a experiência foi ainda mais positiva. "Alertei meu aluno sobre um erro de ortografia. Ele argumentou que a aula não era de Língua Portuguesa. Respondi que para um bom trabalho, de qualquer área, é preciso escrever corretamente". Com esse projeto a turma aprendeu como a língua está relacionada a Ciências. "Trabalhar assim é compreender um século de avanço na educação", defende Menezes.
Como ensinar relacionando disciplinas
  • Parta de um problema de interesse geral e utilize as disciplinas como ferramentas para compreender detalhes.
  • Como um professor especialistas, você tem a função de um consultor da turma, tirando dúvidas relativas à sua disciplina.
  • Inclua no planejamento idéias e sugestões dos alunos.
  • Se você é especialista, não se intimide por entrar em área alheia. Pesquise com os estudantes.
  • Faça um planejamento que leve em consideração quais conceitos podem ser explorados por outras disciplinas.
  • Levante a discussão nas reuniões pedagógicas e apresente seu planejamento anual para quem quiser fazer parcerias.
  • Recorra ao coordenador. Ele é peça-chave e percebe possibilidades de trabalho.
  • Lembre-se de que a interdisciplinaridade não ocorre apenas em grande projetos. É possível praticá-la entre dois professores ou até mesmo sozinho.

AULA SOBRE FUNGOS

Dados da Aula


OBJETIVO:  O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as características gerais dos fungos. Exemplificar doenças causadas por fungos. Compreender a importância dos fungos para o ambiente. Conhecer os usos que o ser humano faz dos fungos. Diferenciar liquens de fungos.

Duração das atividades
1O dias de observação dos alimentos em casa
2 aulas para apresentação dos trabalhos 

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de taxonomia.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
1º MOMENTO: Orientação teórica sobre o processo de separação de alimentos e a maneira de coloca-los em saco plásticos úmidos .
2ºMOMENTO: Os alunos observarão os alimentos, anotando o processo de proliferação de fungos
3º MOMENTO: Apresentação em sala da observação e do tema "fungos"
4º MOMENTO: Aprofundar os conhecimentos na sala de informática
 

ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA
.O Reino Fungi é um assunto bastante interessante para trabalhar com nossos aluno para aprofundar o assunto,  acessar o endereço abaixo:
http://www.planetabio.com/monera.html Este endereço apresenta as características do Reino Fungi, as partes do corpo.
.Cartazes


O áudio da Escola Brasil, “Fungos”, traz uma história do “Matuto” que resolveu estudar estes organismos.


Neste áudio fala-se das doenças causadas pelos fungos, mas dá ênfase aos usos destes seres vivos pela medicina. Conta da descoberta da penicilina e de Alexander Flemming.
De que maneira os fungos podem afetar o meio ambiente e a nossa saúde? Ressalte aspectos positivos e negativos. Instrua seus alunos a fazerem uma pesquisa rápida, para responderem esta questão. Peça que registrem a pesquisa, pois ela poderá ser útil nas próximas atividades desta aula.
Interdisciplinaridade
Havendo interesse do professor e do colega da disciplina de Inglês, sugerimos acessar a página “The Fungi Kingdom”, no seguinte endereço:
http://www.wisc-online.com/objects/index_tj.asp?objID=BIO304 que traz uma animação sucinta sobre os fungos e sua importância para o ambiente. Está em inglês.o de um deuteromiceto, e a importância dos fungos
Geografia- quais os benefícios para o solo a presença de fungos? Qual é o tipo de solo que favorece o seu aparecimento?
Português- Produção de texto  com o seguinte tema:  A importância dos fungos para a natureza
Artes: produção de cartazes baseado na observação de variados fungos
-Paráfrase de músicas com a letra voltada para o conteúdo sobre fungos

terça-feira, 22 de maio de 2012

ALÔ..ALUNOS DA 6º ANO C e D , OLHA AÍ A AULA SOBRE FUNGOS

LEIAM, O CONTEÚDO É MUITO GOSTOSO...VOCÊS SERÃO AVALIADOS E TODOS QUE DEMONSTRAREM CONHECIMENTO TERÃO UMA SURPRESA!!! BJOS...
CLIQUE NO LINK....ABAIXO...
Fungos e Bactérias
OLÁ 6º C  e D  VEJA A AULA  SOBRE FUNGOS...
OLHA O ALUNO APLICADO CUIDOU DO SEU PÃOZINHO E CULTIVOU OS "LIXEIRUNHOS DA NATUREZA!! PARABÉNS DANIEL...


NOSSA!!! JÉSSICA ARRASOU CULTIVOU FUNGOS MARAVILHOSOOOS...


ALUNOS BRILHANTES...AULA FASCINANTE.....

 LEIAM COM ATENÇAO O CONTEÚDO SOBRE FUNGOS, SERÃO AVALIADOS E OS QUE DEMONSTRAREM CONHECIMENTO TERÃO UMA DELICIOSA SURPRESA!!BJOS....

sexta-feira, 18 de maio de 2012

                 

                                                TEM MAIS....MARCELO, NÁGELA, RENATA, ALOI, LEO..

OLHA A TURMINHA DA 7º SÉRIE(2008) QUE ESTÁ AGORA NO 3º ANO!
  "SAUDADES"...O TEMPO PASSA...MAS AS LEMBRANÇAS FICAM!!!

2A e 2B- PLANTAS EXÓTICAS

PESQUISEM UMA PLANTA EXÓTICA, EVIDENCIANDO ALGO CURIOSO SOBRE A MESMA.
ABRÇOS!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

AMEI...2A- JBC-APRESENTAÇÃO SOBRE DECOMPOSITORES

 PARABÉNS, À TODOS OS ALUNOS QUE DEMONSTRARAM ESFORÇO NA APRESENTAÇÃO DOS DECOMPOSITORES. VOCÊS FAZEM A DIFERENÇA E AUMENTA O MEU ÂNIMO PARA CONTINUAR ENSINANDO E APRENDENDO COM VOCÊS! Um bjinho de borboleta(olhinhos piscando) em cada um. Prof. Gonçalina de Arruda

3A e 3B- EVOLUÇÃO- PESQUISAAA...

A PESQUISA É SOBRE A VIDA DE CHARLES DARWIN E LAMARCK. FAÇA UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS DUAS TEORIAS E DEIXE A SUA CONCLUSÃO. (Coloque o(s) site(s) pesquisado. Um abração! Prof. Gonçalina de Arruda

2A e 2B - JBC ATIVIDADES- DIA DO SOL

A PESQUISA SOBRE O DIA MUNDIAL DO SOL E A RELAÇÃO DESS ESTRELA MAIOR COM A VIDA NA TERRA ATRAVÉS DA FOTOSSÍNTESE.( Coloque o site pesquisado).Um abração.
Prof. Gonçalina Arruda- 16/05/2012

quinta-feira, 10 de maio de 2012

MÃE MARIA X MÃE MARTA

 SER UMA MÃE MARIA NÃO É FÁCIL, VIVER AOS PÉS DE JESUS É VIVER DE RENÚNCIA,
É VIVER SORRINDO EM MEIO AS LÁGRIMAS, É VIVER CANTANDO QUANDO AS NOTAS MÚSICAIS JÁ NÃO SÃO OUVIDAS, É VER O BELO EM  MEIO AO  CAOS, É  DAR  FORÇAS
QUANDO JÁ NÃO AS TEM, É BUSCAR A DEUS INCESSANTEMENTE ACHANDO A BONANÇA EM MEIO A TEMPESTADE.
 SER UMA MÃE MARTA É FÁCIL, É CUIDAR DOS PRÓPRIOS INTERESSES, É COLOCAR OS FILHOS AOS CUIDADOS ALHEIOS, É SAIR CEDO E VOLTAR QUALQUER HORA, É TER UM
ESPOSO COMO SE NÃO TIVESSE, É DEIXAR DEUS PARA O SEGUNDO PLANO ENCONTRANDO A TEMPESTADE EM MEIO À BONANÇA!

VALE A PENA SERVIR A DEUS!

 





ELE É FIEL, MESMO QUANDO SOMOS INFIEL
ELE É BENIGNO,EM MEIO A NOSSA MALDADE
ELE É SINCERO, QUANDO REINA A FALSIDADE
ELE É ÚNICO, QUANDO INVENTAM VÁRIOS DEUSES
ELE É PROTETOR, QUANDO TUDO É INSEGURO
ELE É EQUILIBRIO, EM MEIO A TANTO EXTREMISMO
ELE É PACIENTE EM MEIO A PRECIPITAÇÃO
ELE É ABSOLUTO, QUANDO PREGAM O RELATIVISMO
ELE É AMOR,NUM MUNDO QUE ALIMENTA O ÓDIO
ELE É A VERDADE, QUANDO HÁ TANTA MENTIRA
ELE É O CAMINHO, QUANDO SUGEREM ATALHOS
ELE É BONANÇA, NUM TEMPO DE TEMPESTADES
ELE É A PAZ, QUANDO INCITAM A VIOLÊNCIA
ELE É VIDA QUANDO EXALTAM A MORTE
ELE É TUDO...TUDO QUE ME SATISFAZ!
(Gonçalina de Arruda) 

quarta-feira, 9 de maio de 2012

QUEM SOU EU?

SOU A BRISA QUE PASSOU
SOU A ESTRELA QUE BRILHOU
SOU O AMOR QUE EXISTIU
SOU O CÂNTICO QUE CESSOU
 SOU A ROSA QUE MURCHOU
 SOU A LEMBRANÇA QUE SE FOI
 SOU A LÁGRIMA QUE CAIU
 SOU O SORRISO QUE ENCANTOU.
( Gonçalina Arruda).

ALÔ, GALERA DO 1ºA, C, D , E- JBC O ASSUNTO PARA PESQUISA É "CÉLULAS TRONCO"

Até 25 de maio de 2012, o grupo de 4 pessoas irá pesquisar para apresentar,Valendo nota,então vamos lá, façam bem feito!