WEB QUEST DE CIÊNCIAS
TEMA: HIGIENE E SAÙDE
Séries: 6º Ano e 7º Ano
Escolas: 1- Estadual João Briene de Camargo
2- Municipal Maria Dimpina Lobo Duarte
Prof: Gonçalina Arruda
INTRODUÇÃO
As mudanças dos hábitos de higiene ao longo dos anos são um dos fatores mais significativos para que o homem de hoje viva mais. Com essas mudanças, ele adquiriu aprendizagem com relação aos padrões nutritivos de sua alimentação e a cuidar melhor da higiene de seu próprio corpo.
Por isso, várias doenças causadas pela ingestão de alimentos contaminados e a falta de higiene pessoal diminuíram sensivelmente, levando-o a melhorar a sua qualidade de vida.A influência que as condições de saneamento básico tem sobre a saúde da população é notória. Em relação às crianças, essas condições estão diretamente ligadas aos índices de mortalidade infantil. E como a questão de saneamento está associada à renda da população, o Brasil é um dos campeões mundiais de parasitoses e verminoses, e as maiores vítimas são as crianças.A higiene dos filhos é uma tarefa dos pais, e só aos 6 anos é que a criança está madura para cuidar de sua própria higiene pessoal, e os pais não devem passar a responsabilidade antes que elas estejam preparadas. Para que a criança seja bem educada em higienização e desenvolva bons hábitos é necessário que ela receba informações e exemplos.
TAREFA
Pesquisar sobre:
- Higiene das unhas (grupo 1)
- higiene dos cabelos (grupo 2)
- Higiene dos pés(grupo 3)
- Asseio Pessoal (grupo 4)
- Higiene da pele(grupo5)
- Higiene dos dentes( grupo 6)
PROCESSO
Cada grupo deverá:
- 1º Passo: Pesquisar o seu assunto;
- 2º Passo: Confeccionar cartazes;
- 3º Passo: Apresentar um seminário
-4º Passo: Criar o "CADERNO DA HIGIENE" colando as atividades entregues pela professora Gonçalina e desenvolvendo-as.
FONTE DE PESQUISA
Procure nos sites abaixo e pesquise o seu assunto.
SITES:
Site 1 www.portaldomeioambiente.com.br
Site 2www.netds.com.br
Site 3 www.canalkids.com.br
Site 4www.higienepessoal.com.br
Obs: Procure em diversos sites.
AVALIAÇÃO
Você será avaliado com os seguintes critérios:
Relatório da visita à Estação de Tratamento
0 a 10
Cartazes expostos sobre o assunto
0 a 10/
Seminário
0 a 10/ CONCLUSÃO
Com o crescimento das cidades, aumentam os problemas da rede de esgoto, distribuição de água potável e coleta de lixo.
Todos nós devemos colaborar para que este problema não seja uma realidade nas nossas cidades e nos nossos lares.
O bom asseio pessoal é fundamental para nossa higiene. Recomenda-se:
- Deixar a casa sempre limpinha.
- Tomar banho diariamente.
- Escovar os dentes após cada refeição.
- Lavar as mãos antes das refeições.
- Unhas sempre limpas e aparadas.
- Evitar o contato dos pés com o solo contaminado
sábado, 28 de março de 2009
terça-feira, 24 de março de 2009
Olá 3ºA , RESOLVAM AS ATIVIDADES!!!
1- Escreva sobre o melhoramento genético das plantas ( ver livro)
2- Qual o mecanismo de reprodução utilizado para se obter canas capazes de produzir e armazenar um alto teor de sacarose. Descreva sobre ele.
3- Faça uma síntese sobre "O caso da ciganinha" ( ver texto no livro)
4- Comente sobre os dois fenômenos que permitem a ocorrência de uma notável variabilidade
genética.
2- Qual o mecanismo de reprodução utilizado para se obter canas capazes de produzir e armazenar um alto teor de sacarose. Descreva sobre ele.
3- Faça uma síntese sobre "O caso da ciganinha" ( ver texto no livro)
4- Comente sobre os dois fenômenos que permitem a ocorrência de uma notável variabilidade
genética.
quarta-feira, 18 de março de 2009
ATIVIDADES PARA OS 9º ANO A, B, C-2009-JBC-MATUTINO
As atividade a seguir é para o 9º Ano A , B, C.
1- Qual é a substância chamada de " solvente universal"?
2- Quais as características da água?
3- Qual é a fórmula química da água?
4- Como se comportam as moléculas no estado gasoso?
5- Qual é a porcentagem de água no corpo humano
6- Cite o nome de uma fruta rica em água
7- Escreva um pequeno texto sobre o desperdício da água.
8- Crie uma frase defendendo o "planeta água".
1- Qual é a substância chamada de " solvente universal"?
2- Quais as características da água?
3- Qual é a fórmula química da água?
4- Como se comportam as moléculas no estado gasoso?
5- Qual é a porcentagem de água no corpo humano
6- Cite o nome de uma fruta rica em água
7- Escreva um pequeno texto sobre o desperdício da água.
8- Crie uma frase defendendo o "planeta água".
Assinar:
Postagens (Atom)